banner

O velho Relógio

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

Céu azul, o Sol com sua luz entregava-me o seu calor. Lá de fora, o canto dos pássaros anunciava o florescer de mais um dia no sertão. No quarto, deitado numa rede, eu ouvia as badaladas de um relógio. Sons que vinham da sala de jantar e anunciavam sete horas da manhã. Era hora de me levantar, e, da sala de estar, via meu avô, Antonio Hortêncio Rocha, dando corda no relógio que ficava na parede, defronte à mesa de jantar.

De cor escura, com seus belos vitrais, ali eu ficava a observar o pêndulo orquestrando o compasso do tempo. Tempo de infância, de amizades descompromissadas, de banhos de rio, de colecionar álbuns de figurinhas, de sair pelas ruas e

calçadas pedalando instantes de felicidade. Era Pombal, casa 123, Rua João Pessoa. Ali, as badaladas do relógio, ouvidas a cada quinze minutos, faziam com que um tempo inocente corresse no girar de uma bola de futebol, que, no quintal da casa do meu avô, contagiava a molecada. Eram elas, as badaladas, que marcavam a hora do almoço, da chegada do patriarca à mesa para a ceia. Badaladas que, às 13 h, indicavam que o silêncio pedia licença para o cochilo diário do vô Hortêncio. Também às 13h30m, pontualmente anunciavam que era hora de ele ir para seu expediente da tarde, na velha torrefação do “Café Dácio”.

O relógio também anunciava, às 15 h, que avó Raimunda já havia colocado na mesa o café da tarde. Servia bolo, bolachas e um pão assado com manteiga da terra. A meninada comia numa algazarra festiva, e logo retornava feliz ao quintal, pronta para mais uma partida de futebol. O velho relógio comandava o meu tempo, pois às 18 horas indicava o jantar, ao tempo em que me advertia e lembrava que a sessão do Cine Lux começaria às 19 horas. Quando voltava, no final da noite, o relógio já soava 22 horas, anunciando o momento de receber a bênção dos avós e me recolher para dormir. Deitado, rezava um Pai Nosso, uma Ave-Maria e um Santo Anjo. Aguardando o sono chegar, eu ficava a ouvir o som das badaladas do companheiro relógio, que, a cada 15 minutos, quebrava o silêncio da noite, marcando o andar do tempo.

Tempo que hoje levou meus avós, mas não silenciou o velho relógio, que, da sala da minha casa, permite que eu olhe por seus vitrais o pêndulo balançar, como empurrando a vida para o amanhã. Eu e o relógio, olhando um para o outro, testemunhamos o caminhar da vida — de um tempo que, como diz Cazuza, não pára. Relógio, símbolo da correção de Antônio Hortêncio, que, no ontem, com cordas precisas, fazia-o marcar exemplos de honestidade, de fé e paz. Hoje, de mãos dadas com o relógio, escrevo um tempo veloz e feliz, pois a esperança de um mundo mais solidário ainda se faz presente nos instantes marcados pelo compasso do mesmo relógio.

*Escritor pombalense e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa PB.

O velho Relógio O velho Relógio Reviewed by Clemildo Brunet on 12/08/2013 06:17:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion