banner

O homem e seus mundos

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*
Cada cabeça, um mundo. Imaginem quantos mundos existem neste planeta? Muitos de nossos irmãos insistem em residir no fantástico e ilusório templo do materialismo, onde, viver bem pressupõe o vale tudo, onde o céu, ou mesmo o inferno, é o limite.
Pelo ter, atropelam sentimentos, amizade, gratidão, honestidade, sinceridade e dignidade. Há uma sistemática propaganda relacionando a felicidade aos bens de consumo. Viver bem, pelo conceito publicitário criado por uma grande parte da humanidade, é andar de carro importado, é viajar pelo mundo afora, é exibir joias, enfim ostentar um bom padrão de vida, independentemente do preço a ser pago. Sob a égide desse conceito banalizado, o homem vem caminhando por uma estrada movediça, até parece que ele resolveu rasgar do seu dicionário a página que consta o significado do vocábulo “ser”, e

lá só há o conceito de ter. Com tantos desvarios, o homem esquece-se de viver o “ser”, que é cultivar Deus no seu íntimo. Existem alguns poucos que ainda vislumbram o ser e enxergam o ter não como uma condicionante exclusiva para se alcançar a felicidade. Essa é uma equação baseada em sentimentos e conceitos profundamente fincados na paz e no amor.
O pior é que no seio de tantos mundos estão os desamparados, vivendo as dores da miséria material e muitas vezes espiritual, escravos de uma estrutura social brutalmente desumana. Daí a sensação de que o homem parece que enveredou por não querer mesmo seguir a natureza das coisas. Deveria viver sob o alimento do amor, mas nem sempre é assim. É preciso renovar a esperança por um tempo de maior consciência, no sentido de que só mudando o próprio homem teremos uma equação viver bem equânime. Que as incertezas de um mundo tão inseguro, abram espaço para um tempo com menos guerras e fome. Busquemos construir um tempo mais fraterno, onde, ao invés de carabinas e olhares abutres, passemos a conduzir em nossas mãos e na retina de cada olho, o branco das flores que vencem a insanidade do reino dos ímpios.
*Escritor e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa - PB

O homem e seus mundos O homem e seus mundos Reviewed by Clemildo Brunet on 2/25/2014 06:43:00 PM Rating: 5

Um comentário

Novo disse...

Caro conterrâneo,
Num mundo em que a mídia prega o consumismo, o "ter" realmente tem preponderância sobre o "ser". Agora, em pleno carnaval podemos observar isso. Vejo jovens em Railux som barreiras de som tocando músicas de gosto duvidoso, ou nenhum gosto, cheio de garotas lindas, fazendo com que se associe que o "ter" é o fundamental nessa vida. Todos lutam para "ter". O "ser" torna-se secundário. Mudar esse estado de coisas é muito difícil em face de uma mídia viciada que mostra aos nossos jovens apenas a valoração material da vida. Infelizmente somos impotentes diante dessa mídia e o que podemos fazer é tentar mostrar aos nossos descendentes o valor do "ser", mesmo em franca desvantagem.
Grande abraço.
Antonio D. Maniçoba

Recent Posts

Fashion