banner

A utilidade e o amor

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

Recentemente recebi um vídeo que me chamou muito atenção, principalmente pela verdade da situação ali posta pelo Padre Fábio de Melo, que com muita propriedade fala sobre a utilidade das relações humanas e o amor.
De forma proficiente, a citada reflexão procura demonstrar que na grande maioria das vezes, nas relações entre as pessoas, há o toque inquestionável da utilidade, ou seja, o homem apresenta-se prestativo, afável, solícito e amigo, pois sabe que algo de útil pode arrancar da outra pessoa. É aquela história, em muitas ocasiões emerge o pensamento de que a pessoa que se encontra ali próximo gosta de você, mas na verdade nem sempre isso é verdade, pois possa ser que aquela pessoa que lhe circunda esteja apenas interessada no que você pode fazer por ela.
Evidentemente que não são todos os circunda que agem sob a utilidade, mas não podemos desconhecer o fato de que existem realmente os seres que vivenciam essa utilidade.
Com sapiência, enfoca, ainda, que o período da velhice é o tempo onde com clareza o ser humano consegue enxergar e

sentir com precisão o impacto da utilidade. Depois de anos e anos de luta pela vida, sendo útil para filhos, parentes e amigos, o homem chega à maturidade, a velhice, momento em que aposentado, sem ter mais tanta importância no ato de servir, pelo contrário, agora surge o instante em que é chegada a hora de ser servido, vem, então, a cruel realidade, o da dura dependência, por exemplo, de ser levado para um banho de sol, de não ser ali esquecido; tempo em que se espera que alguma pessoa se disponha a perder alguns de seus minutos para conversar com você. 
Como diz Padre Fábio: “A velhice é esse tempo, passa a utilidade e fica só o seu significado como pessoa. Eu acho que é o momento que a gente purifica, de sabermos quem de verdade nos ama de verdade, porque, só nos ama, só vai ficar até o fim, aquele que depois da nossa utilidade descobriu o nosso significado...”.
Diante disso, devemos procurar sempre identificar, conviver e envelhecer ao lado de pessoas que nos vejam não só como úteis, pois quando somos inúteis e assim mesmo alcançamos a atenção de alguém, é justamente esse alguém que nos ama de verdade, e na velhice estenderá a mão para o auxilio, emprestando o seu tempo para uma bate papo, um passeio etc. Se você quiser saber se uma pessoa te ama, então, de vez em quando veja se ela é capaz de acolher ou não sua inutilidade.
Faça o teste. Sem dúvida, você encontrará poucos que apesar da sua inutilidade para com eles, realmente são aptos te aceitarem assim mesmo. Esses são os que te amam.
É da análise da utilidade e da inutilidade que permeiam as relações que se consegue extrair o amor. Esse sim, suscetível de demonstrar que o homem tem como olhar para seu semelhante e dizer: Você é inútil, não serve mais pra nada, mas não sei viver sem você.

*Escritor e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa - PB







A utilidade e o amor A utilidade e o amor Reviewed by Clemildo Brunet on 3/08/2014 09:08:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion