banner

“Boa noite Malásia”

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

            Oito de março, dia dedicado à mulher. O voo MH 370 saiu do aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia com destino a Pequim, na China, com 239 pessoas a bordo. Menos de uma hora de voo, por volta de uma hora e dezenove minutos, horário da Malásia, o comandante da aeronave dirigiu-se à torre de controle, dizendo: "Boa noite, Malaysia três sete zero".
            Uma frase normal do cotidiano de um piloto. Mas, a partir dali começaria um mistério que até o momento intriga o mundo. Fora o derradeiro contado do 370. Inexplicavelmente, o avião desapareceu. Como compreender esse sumiço? Vivemos no século XXI, tempo da alta tecnologia, com satélites e radares que são capazes de buscar a localização exata de veículos, navios e
aviões em qualquer lugar desse planeta. Como pode um avião sumir das telas dos radares e ninguém saber para onde ele foi? Passado todo esse tempo, com investigações da vida dos pilotos, passageiros, hipóteses de sequestro, terrorismo, ato suicida, buscas envolvendo uma área de 221 mil quilômetros quadrados com ajuda de vários países do mundo, com a utilização de aviões, navios, submarinos e satélites e até agora nada de concreto para responder sobre o 370.
            Não há como entender por que o transpônder fora desligado. Aliás, não seria lógico que houvesse uma trava para não permitir o desligamento desse equipamento, principalmente tratando-se de uma aeronave comercial. Se foi desligado de dentro da cabine, então, se indaga: por qual motivo? Sendo um avião comercial não haveria justificativa para ele ficar oculto aos radares e sistemas de localização por satélite. Mesmo assim as autoridades informam que fora desligado. Após dias e dias de buscas, nenhum sinal. Se ele mudou radicalmente de rota e, seguiu em direção ao oceano índico, em voo de baixa altitude, haveriam de tê-lo visto passando em algum lugar.
            Mais um dia amanhece, com ele outros dias e a dúvida no ar. Teorias, buscas e aflições dos familiares das vítimas do 370. Objetos são vistos ao mar, mas não pertencem ao voo da Malásia.
O que aconteceu? Terá sido um sequestro? Não, pelo tempo passado já teria havido comunicação. Terá sido uma ação de extraterrestres? Uma hipótese polêmica e difícil de se abordar. Mas como acreditamos em fenômenos dessa natureza, não descartamos essa vertente. Não podemos esquecer que no dia 5/12/1945 seis aviões da Marinha Americana desapareceram na região do triângulo das Bermudas sem deixar vestígios e nunca mais foram encontrados. Somos vulneráveis. Conhecemos pouco sobre as profundezas dos oceanos e sobre o infinito universo. Vidas se foram. Restam choro, saudade e lembranças eternas daqueles que partiram.
            Esperamos que com o auxílio de Deus, encontremos explicações para esse evento tão trágico.
*Escritor e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa
onaldoqueiroga@oi.com.br
“Boa noite Malásia” “Boa noite Malásia” Reviewed by Clemildo Brunet on 4/04/2014 05:07:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion