banner

CEZÁRIO DE ALMEIDA: O PEQUENO GIGANTE INTELECTUAL

 
Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

15 de abril aniversário do nosso estimado amigo, Doutor e Professor JOSÉ CEZÁRIO DE ALMEIDA pessoa ilustre do nosso torrão natal, que tendo se esmerado na escola do saber e do conhecimento, destaca-se hoje nas colunas sociais, na sociedade e no meio universitário sendo benquisto de todos. A relevância está no fato de ser um dos mais expressivos expoentes de inteligência e sapiência.

CEZÁRIO DE ALMEIDA atuou na imprensa paraibana por 10 anos. Foi membro da equipe do Lord Amplificador – Pombal (1979-1980), sob minha direção e Genival Severo. Foi Radialista nas emissoras: Rádio Integração do Brejo – Bananeiras – PB (1982-1984), Rádio Maringá de Pombal (1984-1989). Em 2007 presidiu a Comissão organizadora da Festa dos Radialistas de Pombal, havendo recebido o Troféu Imprensa 2007 Radialista Clemildo Brunet.

A partir de 1990 aos dias atuais tem se dedicado ao magistério, exercendo atividades na UFCG, Campus de Cajazeiras. Em 2010 a Câmara Municipal daquela cidade concedeu-lhe o Título de Cidadania pelos relevantes serviços prestados a terra do Padre Rolim.
Casou-se com Francisca Feitosa Soares de Almeida, “Nenem”. Desta união nasceram cinco filhos: Thiago Cesar, Thalita Sevia, Thales Hieron, Thalia Denise e Thayane Dayse, suas maiores heranças, diz ele.

Curriculum Vitae

Concluiu o Curso Técnico em Agropecuária na Escola Agrícola de Bananeiras - PB (1983). Biólogo, Curso de Ciências Hab. em Biologia pela Universidade Federal da Paraíba, Campus de Cajazeiras (1999). Especialista em Pesquisa (2001); Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2002), com aprovação em caráter de distinção e louvor e Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), área de concentração Microbiologia, tese aprovada com altivez. Pós-Doc pela USP/SP (2013).

Professor de Técnicas Agrícolas da Escola de Ensino Fundamental e Médio “Mons. Vicente Freitas” de Pombal (1984). Professor do Ensino Médio da Escola estadual “Arruda Câmara” de Pombal (1985-1990). Professor, Vice-Diretor e Diretor do Colégio Josué Bezerra de Pombal (1991-1990). Professor e Chefe de Departamento da Faculdade de Agronomia de Pombal (2002-2004). Com experiência acadêmica na área de Microbiologia, em Micologia e Bacteriologia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle biológico, genética de microrganismos, biologia molecular, biotecnologia, morfologia e fisiologia de microrganismos.

Coordenador e orientador de projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino, Coordenador do Programa de Monitoria da UACV/UFCG (2009), Coordenador de Pesquisa e Extensão da UACENe da UACV / CFP / UFCG, Presidente de várias comissões de concursos públicos para a carreira do magistério superior, presidente da comissão de elaboração, criação e instalação do Curso de Medicina do Campus de Cajazeiras (2005-06), membro efetivo da Comissão do Vestibular COMPROV/UFCG (2006-2009).

A imprensa da cidade de Cajazeiras concedeu-lhe o título de melhor professor de 2007 e 2009 do CFP/UFCG. Membro efetivo do Colegiado do Curso de Enfermagem CFP/UFCG, Membro da equipe de Projeto CT-INFRA com projeto aprovado (2007-08), Líder do Grupo de Pesquisa Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - GPA; membro da equipe de pesquisadores em Biotecnologia (RENORBIO) coordenado pelo Prof. Dr. Thales Barbosa Granjeiro (UFC), com Projeto aprovado junto ao CNPq (2007-2009), visando o potencial de genes de Chromobacterium violaceum em Biotecnologia, Presidente do Congresso III Encontro de Biologia e do I Simpósio Paraibano de Meio Ambiente (2009). Diretor do Centro de Formação de Professores - Campus de Cajazeiras/UFCG (2010-2013).

A despeito de toda essa bagagem intelectual, Cezário é acima de tudo uma pessoa humana no modo cordial em lidar com as pessoas, mostrando sua origem humilde, legado que herdou dos ensinamentos de seus pais.

Parabéns amigo Professor – Pequeno gigante intelectual de nossa terra!
Pombal, 09 de abril de 2014
*Radialista, Blogueiro, Colunista

CEZÁRIO DE ALMEIDA: O PEQUENO GIGANTE INTELECTUAL CEZÁRIO DE ALMEIDA: O PEQUENO GIGANTE INTELECTUAL Reviewed by Clemildo Brunet on 4/14/2014 05:46:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion