banner

AS "RAINHAS DO ROSÁRIO" DE POMBAL *

Jerdivan Nóbrega Araújo
Jerdivan Nóbrega de Araújo*

     Em 126 anos de eleições de Rainhas do Rosário, foram registradas as presenças apenas de dez, a partir de Maria Joaquina da Vassoura, que provavelmente reinou até 1952, e é primeira que se tem noticias  até chegar a  Maria do Socorro Lacerda.
     Em 1957 foi eleita Roselina da Silva em seguida Joana Virtuosa, depois veio Maria de Fátima e as irmãs Jacinta Thomaz e Lucila Thomaz (que eram filhas do Rei Antônio Thomaz), Raimunda de Sousa Batista(eleita em 1968), Jacinta da Paz Santana, Rosilda Batista e
 a atual, Maria do Socorro Lacerda.
       Fiz o questionamento ao atual Rei Edmilson Nery, o motivo de tão poucas rainhas em tanto tempo, e ele atribuiu ao fato de uma rainha reinar por bastante tempo: “quando elas perdiam o trono, ficavam dois anos fora e voltavam a disputar o cargo na eleição seguinte”. Disse-me.
     De fato, o reinado de uma rainha era de dois anos com direito a sucessivas reeleições. A ascensão se dava através da disputa de arrecadação financeira em favor da Confraria. No dia 26 de setembro de 1975 competiram pelo cargo Jacinta da Paz Santana e Rosilda Batista. Jacinta da Paz Santana arrecadou C$ 2.680,00 e Rosilda Batista C$1.770,00.
Rosilda Batista é eleita de outra feita, renunciado cargo em 1986, voltando em outras oportunidades.
     A rainha Maria do Socorro Lacerda é uma “Felismina”. Ela é neta de João Felismino e sobrinha de Antônio Felismino, rei que antecedeu João Coremas, e sobrinha de Francisco Felismino de Sousa, que foi “irmão de opa” na década de 1940. Seu pai é José Felismino de Sousa(de alcunha, “Doutor”), também é um “irmão de opa”. Ele declarou  em depoimento cedido ao documentário “Caldeirão Folclórico”,(Edmilson Nery,1991) que a sua entrada na confraria foi “em atendimento ao desejo do seu pai, que  pediu para que ele não deixasse a Confraria dos Negros do Rosário de Pombal se acabar”.
Notas.
     Estas informações forma obtidas através de fontes orais e documentais e tem como fim obter novos subsídios para restaurar a história da confraria. Infelizmente não tive acesso as rainhas perpétuas Roselina e Rosilda Batista(Rosa mora na casa do Rosário), apesar das tentativas.
     Na próxima vamos tratar dos “reis”

* De “A IRMANDADE DOS NEGROS DO ROSÁRIO DE POMBAL” Livro de Jerdivan Nóbrega de Araújo.
AS "RAINHAS DO ROSÁRIO" DE POMBAL * AS "RAINHAS DO ROSÁRIO" DE POMBAL * Reviewed by Clemildo Brunet on 6/05/2014 11:42:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion