banner

NA MIRA DA COPA - Os passos estão sendo dados com extrema dramaticidade

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*


          Depois de um dia sem futebol nos gramados pelo país, quando a vida continuava seu rumo com pitadas de fatos relevantes e outros absolutamente normais na vida de uma nação em busca da sua identificação com uma realidade fora dos absurdos que andamos vivendo sem mais fragor, tudo parece natural. Um fato merece o olhar crítico do brasileiro refletivo. O político atuante, reconhecido pela sua longevidade sem intervalos nem mesmo para reflexões; o maranhense, José Sarney de Araújo Costa, nascido José de Ribamar Ferreira de Araújo Costa, reconhecido apenas por José Sarney, anuncia sua aposentadoria alegando avançada idade, 84 anos, 60 dos quais dedicados à política, com mandatos eletivos, incluindo-se as indicações indiretas.
           O que de fato ocorre é que o velho senador do MDB/AP, três mandatos consecutivos, sabe da sua dificuldade para uma nova reeleição, os tempos mudaram e
ele é tido como um situacionista em qualquer regime, indiferentemente de partido ou ideologia, esse é o seu comportamento desde 1954 quando foi iniciado na política.
     Tendo atuado sob a égide de quatro constituições, 1946/1967/1969/1988, essa última convocada e editada no seu governo, quando Presidente da República, cargo que chegou decorrente do falecimento de Tancredo de Almeida Neves, e ele era seu Vice-Presidente. Passou por quatro governos sob a Constituição de 1946; seis no governo militar; e seis, contando com o seu Próprio, sob a Constituição de 1988; fez parte de apoio ao regime militar e ratificando a falta de critério na política nacional, se constituiu no primeiro presidente civil após o militarismo, um paradoxo sem precedente.
         José Sarney mantém seu monopólio político no Estado do Maranhão, a mais antiga oligarquia do país, pressentindo a derrocada, com aposentaria do seu patriarca, a atual governadora do Maranhão anuncia seu afastamento político para cuidar da sua vida particular. Muito embora o velho caudilho se apresente como um grande benfeitor para a sua região de atuação, infelizmente esse pedaço do Brasil ficou parado, até mesmo atrofiado, enquanto permaneceu sob sua atuação e seguidores. Enquanto Presidente da República, o Brasil continuou no maior flagelo inflacionário que o país já teve, mesmo com seus planos econômicos, portanto, nada devemos em termos de memória positiva ao político que passa sem deixar saudades a um povo reconhecidamente saudosista.
       Essa foi, portanto, a notícia que realmente merece nossa celebração nesse intervalo no futebol, a saída de cena daquele que se vai tardiamente.
      Voltando ao futebol nosso de cada dia, essa é a paixão mais forte do brasileiro, justificando esse pensamento, o compromisso do Brasil contra o Chile, no Estádio do Mineirão, Belo-Horizonte/MG, foi realmente um dos mais tensos e preocupantes dos últimos tempos. O técnico do chileno, o argentino Jorge Sampaoli,  soube com inteligência e técnica parar nossa seleção anulando apenas um jogador nosso, o que qualquer um já previa, marcando com rigidez o Neymar o Brasil é um fiasco; o nosso atleta maior ficou apático e sem sentido em campo, não conseguia dinamizar o meio de campo nem fortalecer o ataque que ficou dependendo apenas da inspiração e força do Hulk, nosso camisa sete, por sinal, considerado pelos jornalistas especializados na matéria como o jogador da partida, até a cobrança dos pênaltis, quando o Júlio Cesar passou a ser nosso herói, pelos gols que pegou e a ineficiência dos nossos jogadores na hora de fazer as cobranças.
      Para quem é mais fanático diria que foi uma partida dramática, principalmente para quem tem problemas cardíacos. Particularmente não gosto de ver jogo em ambiente tumultuado, não sou Demófobo, entretanto, nessas horas evito lugares com muita gente para evitar o arrefecimento do corpo pelo aumento de pressão, normal para uma situação similar. Mesmo assim o sintoma veio automaticamente, de 13x8 fui para 17x11, na hora das penalidades.
      Passado o momento mais crucial, quando o Neymar cumpriu sua missão e Jara encheu de ar os pulmões de 200 mi de brasileiros aflitos no ápice da diagnose, depois de uma partida de 120 minutos de futebol sofrível do nosso selecionado, voltei na minha normalidade, com a cor refeita e aquele ar de ancião em plena saúde física e mental.
     O resultado da partida seguinte nos mostrou que não vai ser fácil nosso compromisso na Arena Castelão, Fortaleza/CE, qualquer que fosse o adversário teria um grau de dificuldade muito grande, mas, para quem quer ser campeão não temos escolha, é ganhar ou sair da competição.
       A Colômbia, seleção vencedora contra o Uruguai, fez por merecer o resultado, agora eles têm o artilheiro do campeonato, o camisa dez, James Rodríguez, um garoto de 22 anos, jogando igual um veterano bom de bola; uma defesa bem segura com jogadores versáteis no ataque, portanto, se nosso técnico, Luiz Felipe Scolari não fizer os ajustes necessários na nossa seleção é de se imaginar muito sofrimento novamente sexta-feira (4).
 *Escritor e Poeta

NA MIRA DA COPA - Os passos estão sendo dados com extrema dramaticidade NA MIRA DA COPA - Os passos estão sendo dados com extrema dramaticidade Reviewed by Clemildo Brunet on 6/30/2014 05:43:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion