banner

ORÁCIO BANDEIRA: O REPÓRTER POLICIAL INVESTIGANTE E POLÊMICO!

“Não estou tão bem quanto pensas, nem mal quanto me desejas. Porque enquanto força tiver e o mundo puder rodar, aqui estarei para melhor lhe informar”
Quem não lembra ainda dessas palavras que eram ditas pelo seu titular, como jargão, logo na abertura do Programa “Orácio Bandeira” ao meio dia, na Rádio Liberdade 96 FM em conexão com a Rádio Bonsucesso AM, que ecoavam nos quatro cantos do nosso e de outros Municípios circunvizinhos?

A minha homenagem hoje vai para o nosso Orácio Bandeira, que está aniversariando neste dia 26 de junho. Logo cedo se sentiu vocacionado para a arte da comunicação e levado pelo prazer de falar em público, iniciou suas atividades fazendo locução em um parque de diversões que era armado no largo da Estação Ferroviária, por ocasiões dos eventos festivos que se davam no bairro dos Pereiros, onde ele morava bem próximo na casa de seus pais Pergentino Mecenas de Torres Bandeira (saudosa memória), Tereza Bernadina Bandeira e suas duas irmãs Maria Sandra Bandeira e Maria Cleide Bandeira, estas últimas residem atualmente em Rondônia.

Casou-se com Mariza de Sousa Bandeira em julho de 1982 de cuja união nasceram três filhas: Mariela de Sousa Bandeira, Macela Monique de Sousa Bandeira e Moama de Sousa Bandeira.

Em sua juventude, pouco a pouco, Orácio Bandeira foi se interessando pela arte que abraçara e como aprendiz começou a mostrar seu talento auxiliando Genival Severo nas coberturas das Festas de São Pedro no bairro dos Pereiros, vindo depois a participar em 1976 do Serviço de Alto Falantes LORD AMPLIFICADOR de minha propriedade. Em 1982, Orácio Bandeira é convidado para integrar juntamente comigo o quadro de funcionários da primeira estação de rádio convencional em nossa cidade, A Rádio Maringá de Pombal AM.

Habilidoso e demonstrando excelente desempenho em suas tarefas radiofônicas, Orácio começou a despertar para o cotidiano das pessoas e de repente ficou fascinado pela informação do boletim policial, área em que veio desempenhar o seu trabalho jornalístico com muita propriedade e competência, casando-se tão bem com sua voz firme e segura ao fazer a narração dos fatos das ocorrências policiais.

Eu diria que um pouco à frente de seu tempo, Orácio Bandeira, como repórter policial, optou não somente por dar a notícia fornecida pelo BO da Policia, ele foi muito mais do que isso. Naquele tempo o noticiário policial resumia-se apenas a fornecer a prisão do elemento sem maiores detalhes. Mas Orácio, com seu jeito especulativo queria muito mais, envolveu-se de tal modo nessa aventura, que acompanhava de perto toda ação da policia, averiguando por fora os acontecimentos, terminava por fazer uma reportagem investigativa para levar com autenticidade para seus ouvintes a informação.

A despeito de muitos não gostarem da maneira como Orácio fazia suas reportagens no âmbito policial, ele tinha também um estilo que lhe era peculiar. Dava suas informações livremente indo direto ao assunto sem medir as consequências e, por conseguinte insurgia o contraditório levando em conta que Orácio gostava de polemizar. Muitas vezes o assunto que avultava grande repercussão na sociedade e que era badalado pela opinião pública, ficava sendo reprisado a cada nova versão bombástica da marcha dos acontecimentos.

Por outro lado, aqueles que não eram atingidos nem de leve com as reportagens transmitidas pelo repórter policial investigante e polêmico aplaudiam as matérias na forma como elas eram abordadas por Orácio e exaltavam a coragem e o destemor do radialista.

Se para muitos que exercem a profissão de radialista a vida é boa, aperreada, para Orácio, acredito que foi mais além, sofreu muitas ameaças, até mesmo agressões físicas que não convém relatar. Basta o que lhe fizeram quando da necessidade de sua aposentadoria por invalidez, diante de um quadro irreversível de seu estado de saúde, cortaram-lhe o benefício a que tinha direito, vindo a passar privações com sua família. Para reverter tal situação teve de recorrer à Justiça Federal que lhe concedeu a volta dos proventos depois de considerável tempo, cujo atraso está sendo ressarcido paulatinamente.

O amor e desvelo de Orácio, como comunicador e em tudo que ele fez no exercício de sua profissão, foi uma entrega de corpo e alma, usando como instrumento a sua voz no combate à prática do crime em suas diversas modalidades. Denunciando com fundamento e facultando o direito que as pessoas têm de se defender; tanto é que as duas partes eram ouvidas. Pode-se dizer assim: Um trabalho feito com honestidade no cumprimento fiel de seu ofício.

Por muitos anos a voz de Orácio se fez ouvir através da Rádio Progresso de Sousa, pois apesar de não ter sido funcionário da citada emissora, semanalmente comandava “O Que o Povo Precisa Saber”, programa de linha partidária do PMDB, que tinha como comandante maior e personagem principal entre os entrevistados o saudoso Deputado Levi Olímpio. Esse Programa, mais tarde, veio a ser levado ao “AR” também pelas Rádios Bonsucesso AM e Liberdade 96 FM de Pombal a partir de 1993, quando da aquisição dessas duas emissoras pelos deputados: José Luiz Clerot (Federal) e Levi Olímpio (Estadual).

O livro Parabéns, Pombal! História viva da comunicação, de autoria da Professora, poetisa e madrinha dos radialistas de nossa terra, Mª Bom Sucesso de Lacerda Fernandes, registra o evento - Destaque 98 na Comunicação realizado na Rádio Bonsucesso de Pombal no dia 19 de dezembro de 1998, promovido pelas Associações Comunitárias dos bairros Jardim Petrópolis e Nova Vida, oportunidade em que foram homenageados com comendas, os comunicadores e outras personalidades de Pombal. Orácio Bandeira estava entre os homenageados, no exato momento de receber o Troféu “Honra ao Mérito”, o insigne radialista ouviu as seguintes palavras proferidas por Cessa Lacerda:

“Entregar essa comenda é uma honra para mim, pois conheço sua idoneidade, o seu talento e sua coragem ao executá-la com tanta responsabilidade. Você é um comunicador útil a nossa região e que eu muito o admiro. Este Certificado significa muito não só pra você, como pra todos os ouvintes que o admiram, e o Troféu foi um apoio coincidentemente da Rádio Maringá, onde fez a sua prestação de serviço, parabéns”.

A categoria dos radialistas de Pombal por sua vez prestou as suas honrarias ao nosso confrade Orácio Bandeira, por ocasião da Festa dos Radialistas, promovida no dia 14 de novembro de 2007 em solenidade realizada na AABB de Pombal, entregando-lhe o Certificado e Troféu Imprensa 2007 – Radialista Clemildo Brunet. Ele também foi alvo de homenagens em 2001 no transcurso do Primeiro Aniversário do Programa “Saudade Não Tem Idade” da Rádio Liberdade 96 FM, na festa dançante animada por Ogírio Cavalcante e banda no Recreio Maçônico “Vale das Acácias”.

Orácio Bandeira foi considerado um dos radialistas mais privilegiados de Pombal, a desenvoltura e aptidão de seu trabalho o levaram para diversas emissoras aqui no sertão. A começar da Rádio Maringá, seguindo-se depois, Difusora Rádio Cajazeiras, onde foi destaque no Programa mais ouvido da Região “Boca Quente”. Rádio Educadora de Conceição onde fazia o Jornal do Vale. Rádio Oeste da Paraíba em Cajazeiras com a crônica policial e Rádio Jornal de Sousa com o Programa “Tribuna Livre”. Durante alguns anos Orácio foi correspondente do Jornal Correio da Paraíba e depois de haver transitado por essas emissoras, ainda na Rádio Maringá AM, fez “Um Caso de Polícia”, programa de linha independente, obtendo alto índice de audiência no horário do meio dia.

Em 1993 com a instalação da Rádio Liberdade 96 FM, a convite do deputado estadual Levi Olímpio, Orácio veio trabalhar nesta emissora, criando um programa que recebeu seu próprio nome. Programa: “Orácio Bandeira”. Em 2001 sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em pleno gozo do exercício de sua principal função no programa, provocando em definitivo o seu afastamento do rádio.

Orácio, seus ouvintes jamais poderão esquecer a relevância de seu serviço e os que fazem a comunicação. Esses sim haverão de reconhecer o contributo dado por você; não somente às rádios de Pombal, mas também a toda região sertaneja.

PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO!


Extraído do livro “Histórias do Rádio em Pombal” Pág. 183/187
ORÁCIO BANDEIRA: O REPÓRTER POLICIAL INVESTIGANTE E POLÊMICO! ORÁCIO BANDEIRA: O REPÓRTER POLICIAL INVESTIGANTE E POLÊMICO! Reviewed by Clemildo Brunet on 6/26/2014 06:14:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion