banner

São Cristóvão - a alegria do nosso povo...

 
Ignácio Tavares
Ignácio Tavares*

  Tempos atrás, mais precisamente lá pelos idos dos anos trinta, havia em frente à casa de Cândido, um campinho de futebol, justo onde hoje é o hospital distrital, bastante frequentado pela rapaziada da época, principalmente nos finais de semana.  Zé Liberato, que apreciava muito o jogo de futebol, trazia os filhos Wilson e Joel pra bater uma bolinha com os meninos da rua.
 Sentado numa espreguiçadeira observava a meninada jogar com muita atenção. Terminado o jogo selava os cavalos e 
partia em direção ao Mufumbo. Isso significa dizer que em todos os tempos o futebol sempre despertou e ainda desperta interesses e paixões, independentemente da idade, bem como das classes sociais.
 Segundo Werneck a prática do futebol em Pombal vem de priscas eras, seja, desde quando rolou a primeira bola nos rudimentares campos de terra batida, já passaram mais de seis gerações que sucessivamente deram continuidade a essa prática esportiva aqui na terrinha.
 Muitos clubes esportivos surgiram a partir do início do século passado conforme registra o nosso historiador. Mas, o ponto culminante, bem digo, a era iluminada dessa nobre arte esportiva aconteceu, se não estou enganado, nos anos cinquenta e se estendeu aos anos sessenta. Foi neste intervalo de tempo em que despontou uma geração de habilidosos jovens no trato da bola, que em grande medida contribuíram para elevar o prestigio nosso futebol no sertão paraibano.
 Assistir aos jogos do são Cristóvão nos domingos ensolarados era o melhor passa tempo dos aficionados da arte do domínio da bola. Em meio a toda plateia que comparecia aos jogos, havia um cidadão que defendia as cores do seu time com arrojo e paixão. Refiro-me a Ernesto, alucinado por futebol, em particular pelo São Cristóvão.
 Nos dias de jogos Ernesto era a principal atração posto que de forma irrequieta percorria todo campo a incentivar os jogadores, principalmente quando o time visitante consignava o primeiro gol. Às vezes até parecia ser o técnico, posto que, aos gritos solicitava mais firmeza da defesa e mais agressividade por parte do ataque.
 Quando o são Cristóvão perdia em casa, Ernesto entrava em estado de depressão, mas somente por uma semana, pois nos jogos seguintes estava a realizar o seu périplo ao redor do campo a conclamar os presentes a incentivar os jogadores.
 Foram-se os bons tempos em que o futebol era a alegria do nosso povo. Quando havia jogos o povo da cidade, qual um formigueiro humano caminhava em direção ao Estádio Vicente de Paula Leite para assistir à mais um espetáculo futebolísticos patrocinados pelos craques do nosso teime.
 Era assim mesmo, o nosso público era vibrante e apaixonado, assim como acontece nos grandes centros urbanos. Infelizmente tudo terminou, até mesmo o nosso querido São Cristóvão. É verdade que a fase áurea do nosso futebol ficou restrita aos anos cinquenta e sessenta, fase esta que jamais se repetiu para tristeza das gerações atuais.
 Que bom ter vivido aqueles bons momentos do são Cristóvão de Pombal. Tivemos o prazer de ser contemporâneo de craques do nível de Zé de Dozinho, Zaqueu, Agnelo, Alfredo Bezerra, Chico Sales, Dilau, Natal Queiroga, Carlos Cesar, Ruy Aquino e tantos outros que aos domingos nos proporcionavam um futebol de técnica apurada a ponto de nos posicionar entre os melhores do sertão paraibano.
  Infelizmente craques como esses, aqui na terrinha já´ não existem mais. Da mesma forma o velho e saudoso São Cristóvão, que tanta alegria nos proporcionou nos domingos ensolarados, se ainda existe, com certeza não é sequer uma pálida sombra do que outrora fora. Acabou-se, para nossa tristeza acabou-se mesmo.
João Pessoa      21    de     Junho de 2014
* Economista e Escritor pombalense.


São Cristóvão - a alegria do nosso povo...  São Cristóvão - a alegria do nosso povo... Reviewed by Clemildo Brunet on 6/21/2014 05:07:00 AM Rating: 5

Um comentário

Novo disse...

Sempre emocionante o relato feito por esse nosso aclamado escritor.
Em minha infância tinha verdadeira adoração por esses craques da foto, particularmente "Mochesar" de Severino Pedro.Um verdadeiro craque, raríssimo de se ver em clubes de interior.Emfim, mais uma bela recordação sobre a história do futebol de Pombal, nossa terra querida. Abraço.

Recent Posts

Fashion