banner

Sombras, nada mais!

Ricardo Ramalho
Ricardo Ramalho*

“Sombras, nada mais, a torturar os meus dias...” cantava Nilton Cesar nos alto-falantes da Difusora Rádio Maringá, sob a batuta de Clemildo Brunet, espalhando canção nas ruas e casas de Pombal.
Adolescente e apaixonado por música me enlevava ao som das “difusoras”, penduradas na Coluna da Hora, no telhado do Mercado e
 outros pontos estratégicos da cidade.
Trabalhava com minha família, como vaqueiro, outro Nilton. Mais que um vaqueiro, era um quase irmão, também jovem que, inclusive, convivia em nossa casa como se fora da família. Encantado por uma namorada que ora lhe queria ora lhe ignorava, pediu-me, já que era analfabeto, que escrevesse uma carta a um programa de rádio da Difusora a fim de dedicar uma “página musical” à moça pela qual nutria uma irreversível paixão. 
Sem uma preocupação com o sentido da música e sua relação com a situação em si dos namorados, escrevi a carta e fomos juntos, de bicicleta, entregar nos “studios” da Maringá. Recebida a carta, aguardamos, ansiosos, a difusão da mensagem nos ares de Pombal, uma vez que isso nem sempre ocorria no mesmo dia. 
Finalmente, perto das nove horas da noite, a voz de Clemildo ecoava e, romanticamente, anunciava: atenção, atenção Maria das Neves, ouça essa canção que lhe dedica, com amor, Nilton; a seguir “Sombras” com Nilton César. Os acordes da música e a voz do cantor encheram corações e mentes dos enamorados, com uma mensagem triste e até desesperadora, linha melódica e poética que dominava na época. Por não haver atentado essa contradição de objetivos escolhera uma canção que não condizia com o desejo de Nilton, o vaqueiro. Mas, quem se importava com isso? O que valia mesmo era ter os nomes e sentimentos revelados aos ouvintes da Difusora e os inevitáveis comentários que repercutiriam com o fato. E os alto-falantes a bradar: “... sombras, nada mais, a torturar os meus dias, sombras, nada mais, nunca mais tive alegrias...”.
*Engenheiro agrônomo, pombalense.
Sombras, nada mais! Sombras, nada mais! Reviewed by Clemildo Brunet on 6/04/2014 04:40:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion