banner

É TEMPO DO SOL NASCENTE

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

É tempo do sol nascente. É tempo divino. O astro rei, no ritual diário trás consigo sua energia, sua luz e seu calor. Entrega aos seus súditos a clareza do dia. Diante do seu brilho intenso, a cada amanhecer se renova a esperança e
a possibilidade de se escrever o caminhar de nossas vidas.
Quando o sol nasce, com ele também nascemos mais uma vez para o mundo. É uma renovação diária. Com a luz da manhã vem o som da passarada, como se anunciando sinfonicamente que é hora de levantar. Se a noite é dos encantamentos das estrelas, do som dos violões, da candura dos casais de enamorados, da frieza dos ventos das madrugadas, o dia, por sua vez é do calor da luta, da labuta, dos sons das buzinas, do vai e vem dos carros, das motos e das pessoas, numa frenética movimentação.
O sol poente, antônimo do sol nascente, representa o crepúsculo, onde o horizonte do azul celestial se despede. O céu se avermelha e um misterioso cenário divide o dia da noite. É o instante da separação de dois mundos, um da claridade, outro de pouca luz, onde se inicia o reino do sono que nos leva aos pesadelos, mas também aos sonhos. O poente indica escuridão, que é prima do medo, das frestas sombrias e da insegurança. Porém, com já dito também poesia que se mistura estrelas, violão e lua.  
No contexto deste ciclo, no amanhã, o sol nascerá novamente. Quem sabe o amanhã em nada mudará nossas vidas. Talvez seja simplesmente um capítulo da mesmice e, assim, o amanhã será igual ao ontem, que foi igual ao hoje. É Bíblico, está no Eclesiastes 1:9: “... nada há de novo neste mundo”. Por isso, não devemos atropelar o tempo, pois como bem diz o poeta Accioly Neto: Se avexe não... / Amanhã pode acontecer tudo / Inclusive nada”.
Diante desses distintos mundos, vivem seres diversos, inclusive o homem que se intitula eterno, esquecendo que a vida pode ser desfeita num só segundo. E como diz o poeta Beto Brito, em sua canção nossa vida é um sopro: “... Um segundo, é só isso que vivemos / Seu dinheiro não compra esse bem / Pois daqui, não levamos nem sereno / Querer mais pode ser nosso veneno / Quanto mais se adquire, menos tem / Somos filhos da terra e do além / Conquistamos, mas nada temos / Só é nosso aquilo que vivemos / Nesta conta, bom mesmo é ser igual / Em medidas de tempo sideral / Um segundo é só isso que vivemos”.
Entre um e o outro, sou mais o tempo do sol nascente, pois adoro a luz apesar de amar a lua.
*Escritor e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa PB.
É TEMPO DO SOL NASCENTE É TEMPO DO SOL NASCENTE Reviewed by Clemildo Brunet on 7/10/2014 09:51:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion