banner

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO MÉDICO NAPOLEÃO LAUREANO

Clemildo Brunet de Sá
Clemildo Brunet*

      Recebi honroso convite do Diretor Presidente da Fundação Napoleão Laureano Dr. Antônio Carneiro Arnaud meu amigo, a quem agradeço de coração, para participar da solenidade em comemoração ao centenário de nascimento do médico Napoleão Rodrigues Laureano, evento realizado na última sexta feira 22 de agosto às 20 horas, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo - Teatro Paulo Pontes na Capital do Estado da Paraíba.
         
Carlos e Luzimar
Não pude comparecer. Tive a feliz ideia de enviar o meu amigo Carlos Martins para juntamente com sua esposa Luzimar Duarte, fizesse a nossa vez na ocasião, representando a mim, e a minha esposa Nalba Sirlene e

ainda mais, cobrir o evento em nome do nosso Jornal “Alto Sertão”.
      Como se sabe, Napoleão Rodrigues Laureano foi o fundador do Hospital na capital paraibana, unidade que atualmente é reconhecida por ser um dos mais modernos centros oncológicos do Nordeste e referência nacional no tratamento de câncer. 
        Para comemorar a data, a fundação, que leva o nome do hospital, cujo Diretor Presidente é o médico Antônio Carneiro Arnaud organizou e realizou uma série de atividades comemorativas em evento sob o título '100 anos de vida – A história continua com você', título do filme que mostra a atuação do hospital durante os 49 anos de existência.
         Ás 8 horas da manhã do dia 22 – houve os lançamentos do selo comemorativo dos 100 anos de nascimento do homenageado e da revista comemorativa do centenário, relançamento da plaqueta editada pelo jornal "a união" intitulada - Napoleão Laureano - nomes do século e descerramento da galeria dos diretores do hospital Napoleão Laureano, na sede do hospital.
         
Alexandre Garcia
À noite, às 20h, no Teatro Paulo Pontes, a fundação fez a entrega da medalha 'Napoleão Laureano' a personalidades que contribuíram para o trabalho de combate ao câncer na Paraíba. Na ocasião, foi servido um coquetel tendo sido proferida uma palestra pelo jornalista Alexandre Garcia, da rede Globo, que discorreu sobre 'Filantropia e oncologia'. Por sinal muito aplaudido pelo seleto número de presentes.
        Além dessas homenagens aos 100 anos de nascimento de Napoleão Laureano, um dos objetivos desse momento foi o lançamento do Projeto de ampliação do Hospital Napoleão Laureano, o Hospital da vida. Foi o que destacou o diretor-geral do Laureano, o médico Péricles Vitório Serafim Filho, “Esse evento é importante não apenas pelo centenário, mas também é um momento de conquista pelo lançamento do projeto de ampliação do Hospital Laureano”, ressaltou.

TRAJETÓRIA DE NAPOLEÃO RODRIGUES LAUREANO

Em 22 de agosto de 1914, na cidade de Natuba, então distrito de Umbuzeiro, nasceu o médico Napoleão Laureano que viria a ser o idealizador da Fundação Napoleão Laureano de Combate ao Câncer, entidade fundadora do hospital que recebeu o mesmo nome, e que o mantém até os dias de hoje, sob a direção do médico Antônio Carneiro Arnaud.
Napoleão Laureano também foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de João Pessoa após o período de redemocratização. Já nos anos de 1949 a 1951 liderou a Casa, afastando-se logo depois em decorrência do câncer.

HOMENAGENS DA CÂMARA DE JOÃO PESSOA
Na quinta feira dia 21 às 16 horas, a Câmara Municipal de João Pessoa abriu a exposição 'Memória de uma vida a serviço do semelhante', em homenagem ao centenário de nascimento de Napoleão Laureano. Na oportunidade o Diretor Presidente da Fundação Laureano médico Antônio Carneiro Arnaud foi agraciado com o Diploma de médico Benemérito, pelos relevantes serviços prestados a Fundação Napoleão Laureano bem como no combate ao câncer em João Pessoa e na Paraíba.

“HOSPITAL NAPOLEÃO LAUREANO – SUA DOAÇÃO FAZ TODA DIFERENÇA NA VITÓRIA CONTRA O CÂNCER”.
“CEM ANOS DE VIDA A HISTÓRIA CONTINUA COM VOCÊ”.
PARABÉNS!
Pombal, 26 de agosto de 2014
*Jornalista e Escritor

brunetco@hotmail.com
CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO MÉDICO NAPOLEÃO LAUREANO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO MÉDICO NAPOLEÃO LAUREANO Reviewed by Clemildo Brunet on 8/26/2014 10:31:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion