banner

FÁTIMA JÓ: AMIGA DE SEMPRE!

Fátima Jó

A amizade é uma das melhores conquistas que se pode ter nesta vida, principalmente quando ela cresce de tal modo solidificado no respeito mútuo entre duas ou mais pessoas. “Como é bom a gente ser amigo/como é bom a gente ser querido”.
Esta frase está na letra de uma música que Nelson Cavaquinho deu para Nelson Gonçalves gravar, como selo de uma amizade entre ambos. 
A minha homenagem hoje é dedicada a uma amiga que neste domingo 03 de agosto de 2008 está aniversariando. Fátima Jó, radialista afastada do meio radiofônico em razão de sua aposentadoria por problemas de saúde.
Meu primeiro contato com ela se deu quando da instalação da Rádio Maringá de Pombal AM, pois veio fazer parte do corpo de funcionários como discotecário (a). Função esta que desempenhou com muita aptidão. Acompanhei de perto o seu trabalho na condição de diretor de programação da emissora e sou testemunha de seu desembaraço, seguindo à risca para cumprir sua missão com responsabilidade.
A satisfação em sua fisionomia datilografando toda programação musical, carregando pilhas e mais pilhas de discos long-plays em tempo hábil para os programas que eram levados ao “AR” pela Caboclinha do Sertão, como era chamada carinhosamente a Rádio Maringá AM de Pombal. Seu nome de batismo: Maria de Fátima Santos Jó, filha de Francisco Jó e de Maria dos Santos Jó, casada com Nilo Gomes da Silva, cabeleireiro nesta cidade.
Fátima nunca mediu esforços no trabalho, quando era chamada para qualquer serviço fora de sua área, atendia prontamente. O domingo que era sua folga, muitas vezes vinha para o labor em ocasiões especiais como: Dia dos Namorados, das mães, dos pais. Estava sempre nessas oportunidades presente ao Programa “A Tarde é Nossa”, auxiliando-nos tanto na arrumação dos pedidos de músicas, como na seleção musical, chegando até fazer dupla comigo na locução.
Certa vez eu lhe disse: “solta essa voz sem medo, você tem potencial”, ela perdeu a timidez e, oficialmente, veio a ser a primeira voz feminina no rádio pombalense.
Fátima Jó era polivalente, seu trabalho no rádio se estendeu a outras tarefas: Foi recepcionista, caixa, operadora de áudio e, na condição de locutora, emprestou sua voz gravando vários comerciais para clientes da Rádio Maringá, levados ao “ar” na programação da emissora.
Fez diversos programas radiofônicos como: “O Nosso Mundo Disco”, antes apresentado por Gregório Dantas (saudosa memória). Roberto Carlos e seus Convidados, As Canções do Rei e o Informativo 1.490 - Boletim de Notícias de 5 minutos que era dado de hora em hora no decorrer do dia.
O Programa Manhã Revista foi sua marca maior pelo elevado índice de audiência. Era temperado com música, horóscopo, temas de novelas, arte culinária e assuntos relacionados à mulher.
Depois de algum tempo fui trabalhar na Rádio Bonsucesso, e Fátima Jó continuou na Maringá. Mesmo distante do ambiente de trabalho, a amizade permaneceu, pois a despeito de ser uma pessoa do sexo oposto, nosso relacionamento de amigos, em todo tempo, era e é baseado no respeito e consideração mútua. Aqui cabe a citação bíblica “e há amigo mais chegado que um irmão”.
Por deferência de seu genitor e meu amigo Chico Jó (In Memórian) tive o privilégio de acompanhá-la e ser padrinho na sua formatura em Cajazeiras, pois segundo a própria Fátima, o seu pai me escolhera para substituí-lo; decisão prontamente aceita pela formada.
A empatia que tenho por ela vem de seu gesto no trato com as pessoas, pois me lembra muito bem idêntica atitude de minha irmã Claudete de saudosa memória.
Em 14 de fevereiro de 1994 passei pelo vale da sombra da morte, Fátima Jó sendo sabedora do meu estado de saúde, ao chegar em casa intercedeu a Deus a meu favor e mecanicamente abriu a bíblia, deparando-se no salmo 30 que diz: “Eu te exaltarei, ó Senhor, porque tu me livraste e não permitiste que os meus inimigos se regozijassem contra mim. Senhor, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste, Senhor, da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura”. Versículos de 1 a 3.
É neste salmo que encontramos conforto nas seguintes palavras: “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã". Eu sei que muitas pessoas amigas pediram por mim naquele dia e eu agradeço a todas, no entanto, este é um fato real e verdadeiro contado por ela dias depois na minha convalescença.
Fátima Jó, amiga de sempre! Receba esta singela homenagem no seu aniversário. Dia que Deus lhe concedeu – O milagre da vida. Medite agora nas palavras destes versos de autor desconhecido e que achei apropriados para este momento.
Amigo (a) Estamos distantes e ao mesmo tempo tão perto... A amizade que nos une pode vencer todas as distâncias. Ela sim é mais forte que o tempo. Ela sim poderia atravessar a imensidão do espaço e transcender os limites da vida. Sim... Como ela é forte, Pois essa amizade nada nem ninguém destruirá. Que perdure enquanto nossas almas existirem... Que nem a distância, nem o tempo e nem mesmo Os nossos erros terminem a nossa amizade. Nada é mais valioso do que ela.

*Extraído do livro “Histórias do Rádio em Pombal, Parte III – Homenagens página 179”.
FÁTIMA JÓ: AMIGA DE SEMPRE! FÁTIMA JÓ: AMIGA DE SEMPRE! Reviewed by Clemildo Brunet on 8/03/2014 04:03:00 AM Rating: 5

2 comentários

Clemildo Brunet disse...

Fátima Santos Jó
O dia 03 de agosto data do seu natalício jamais se apagará das nossas lembranças e do nosso coração. São tantas experiências vividas ao longo dos anos, que se tornou para nós uma verdadeira aprendizagem mesmo com as duras penas que temos passado eu e você. Agradeço minha amiga pelo laço de amizade fraternal que nos envolve desde os dias áureos da vida de seu pai meu grande amigo Chico Jó. Os tempos de tribulação que quer nos abater em diversas fases das nossas vidas são superados e sentimo-nos confortados pelo bálsamo do Altíssimo nas palavras do apóstolo Paulo que diz:
“É ele que nos conforta em toda nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus”. 2 Coríntios 1:4.
Deus a abençoe neste dia especial do seu nascimento como também nos muitos anos que ele, (o autor da vida), lhe dará, para alegria do nosso convívio e contentamento de seus amigos que são muitos.
“Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem”. Salmo 139: 13,14.
Fátima Santos Jó. Deus fez muitos dias: Parabéns - fez também o seu que celebramos nestes 03 de agosto de 2014 com muito regozijo e júbilo.
“Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele”. Salmo 118:24.
FELIZ ANIVERSÁRIO!
do amigo Clemildo Brunet de Sá

simplesmente fafa disse...

Obrigada meu amigo pelas belíssimas palavras de felicitação e amizade e que o Deus misericórdia restaure a sua saúde para a nossa alegria.

Recent Posts

Fashion