banner

JOSÉ PEREIRA MONTEIRO(Zé Monteiro)

Breves Traços Biográficos- Perfil Familiar
Paulo Abrantes de Oliveira
Por: Paulo Abrantes de Oliveira*

O Poeta José Pereira Monteiro (Zé Monteiro), nasceu a 18 de agosto de 1922 na pequenina e querida cidade de Santana do Ipanema, situada no alto sertão do Estado de Alagoas. Ainda moço veio morar com a família na Capital do Estado de Alagoas, em Maceió. Era filho de seu Joaquim Monteiro, fazendeiro respeitado na região de Santana do Ipanema e de Dona Ana Rosa Monteiro, de atividade doméstica e
nascida neste mesmo lugar.
     Ainda morando em Maceió, Zé Monteiro perdeu o seu filho Silvio Roberto e mais tarde o seu irmão, o escritor, Raul Pereira Monteiro, deixando forte marca em sua alma. Era Membro da Academia Maceioense de Letras, Membro da Academia Paraibana de Poesia e Membro da Associação Alagoana de Imprensa.
Na esfera familiar, Zé Monteiro não relaxava com a sua família. Em casa estabelecia um ambiente tranquilo junto a seus filhos, graças a ternura com que tratava a sua esposa Dona Laura com seus 7(Sete) filhos: Silvio Roberto(In Memoriam); Rui, Rômulo, Raul, Mércia, Regina e Rosângela; gemros, noras e netos; Irmãs Maria Luiza e Margarida (In Memoriam); Lourdes, Berdé e Maria Monteiro.
     Escreveu vários livros de poesias, no seu quarto livro “Poço do Juá” foi dedicado a toda a sua Família. Extraordinária era a sua disposição em escrever suas poesias, todas inspiradas com o seu rincão natal, a sua querida Santana do Ipanema.
     Já ultrapassando a casa de seus oitenta e oito anos de idade e continuava assim, firme, em suas publicações literárias sem lites. Chegar agora a impressionante sigla de oito livros publicados em 6 anos.. Diria uma olimpíada, para melhor classificar a pertinaz corrida que ele apostou contra o tempo. Corrida vitoriosa, porque inspiração não lhe tinha faltado. Não obstante oitentão, dizia que a vida era curta.
 “Viver, amar, é uma luta, mas se a vida é muito curta, vale a pena aproveitar”
Tem toda a razão o poeta.
Fez poesia com dois objetivos claros. O primeiro, o de dar vazão a sua vigorosa veia poética, evocando o passado de sua terra e homenageando amigos e entes queridos, muitos dos quais morando em outras dimensões. O segundo, o de encontrar na poesia o atalho certo para entornar a solidão, a ociosidade de aposentado do Fisco Estadual –AL.
    Diz o poeta Emanuel Fay: “Num mundo de transição violenta e tão cheio de novidades atordoantes, não temos a menor dúvida, ainda é a poesia um bálsamo. Um tranquilizante eficaz para nossas atribulações.”
    Assim, foi ele administrando o tempo, construindo versos em profusão até que a morte o levou. Faleceu no dia 20 de janeiro de 2013, em Maceió, aos 91 anos de idade. Quando em vida, o poeta Zé Monteiro, sempre dizia:” Ah, se o espinhaço da vida não entortasse, não envelhecesse, com o” peso dos anos “. Ninguém envelheceria ,ninguém morreria, e a vida continuaria sem fim.” Em verdade, para os escritores e os poetas, a vida continua, porque eles deixam em seus livros, em seus poemas, o registro de vida aqui vivida, imortalizada com memórias.
    O poeta, também não esqueceu, aquela figura muito conhecida do eleitor brasileiro:
                   “Vejo poesia na flor,
                    No sertão, no meu roçado
                    No cipó, na macambira,
                      Na promessa de mentira
                      De candidato safado”.
 Assim foi, o poeta Zé Monteiro, pessoa decente que deixou muita saudade na gente.
*Engenheiro Civil e Escritor
JOSÉ PEREIRA MONTEIRO(Zé Monteiro) JOSÉ PEREIRA MONTEIRO(Zé Monteiro) Reviewed by Clemildo Brunet on 8/10/2014 09:16:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion