banner

O eu

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

         O eu é um universo sem fronteiras, de infinitos segredos, mistérios, muros, angustias, aflições, egoísmos, invejas, sonhos, amizade e amor.
          Através do eu se viaja em pensamentos insondáveis, que às vezes se revelam em atos e

em outras ocasiões em omissões. Quando o medo habita o eu, o fracasso torna-se iminente, afastando a coragem. Quando os muros habitam o eu, o perdão é relegado, o coração fica frágil, sem espaço para a solidariedade. Quando a tentação se faz presente, o eu se enche de pecados, que se multiplicam, com traições e corrupções que se tornam visíveis. Quando a inveja se faz presente, os fardos se elevam de peso. Quantos pântanos e desertos, encontros e desencontros, esquinas da escuridão e da fé, habitam o eu? Nele residem também os mistérios dos sonhos, das visões e das sombras. Já maldade impõe o sofrimento. No eu ainda encontramos o pavilhão do egoísmo, além de muitos submundos e recantos da marginalidade.
      O eu às vezes, infelizmente, exterioriza-se com o olhar gordo de latrocidas, corruptos e déspotas. Quando assume esse instinto, sem dó e pena, trucida, violenta e rouba outras existências. Revela-se monstro, que enjaulado ou deitado numa tumba, castiga o corpo e penitencia o espírito. O universo do eu possui a também uma avenida intitulada de receio, onde se caminha com um passo para frente e dois para trás. É a desconfiança que multiplica a insegurança e afasta a tranquilidade. É o temor que aprisiona o bem e deixa livre os fora da lei.
      Mas na terra do eu também existe um rio chamado perseverança, que rompe desfiladeiros e nos braços da correnteza vence léguas e mais léguas, para no final abraçar o mar do amor. No eu os segredos são tesouros guardados a sete chaves, alguns provocam a barragem das lágrimas, umas tristes e outras filhas da alegria. No reino do eu, o amor é o rei. Com suas regras administra o existir, ora em consonância com a razão, ora atropelando a normalidade. O amor é quem comanda. Quando ausente, o eu fica sem norte. Quando presente, correspondido ou não, ele se ocupa, luta e sonha. Mas todo reinado tem sua rainha. No do eu, ela se chama solidariedade, dama que equilibra o âmago e promove a beleza divina no existir, aproximando o eu de Deus, no efetivo espontâneo exercício das palavras e das ações em favor dos nossos semelhantes.
      O eu é poético, em soneto externa sua visão diferenciada sobre o existir. O material pouco importa, pois poeta é um viajante da nave ilusão, de voos pelos sonhos inimagináveis. Filho da lua e do violão. O eu tem enigmas, tantos quantos guardam as profundezas oceânicas. O que seria do homem sem o eu?
*Escritor e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa - PB onaldoqueiroga@oi.com.br 
O eu O eu Reviewed by Clemildo Brunet on 8/23/2014 06:44:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion