AS SECRETÁRIAS, NOSSAS HEROÍNAS!
CLEMILDO BRUNET*
30 de setembro celebra-se o
Dia da Secretária.
Curioso é o motivo pelo qual
essa data foi reconhecida. Veio em decorrência do invento da máquina de
escrever por Christopher Sholes e em razão de sua filha Lilian Sholes, que
nasceu em 30 de setembro de 1850, testar o invento, tornando-se a primeira
mulher a escrever numa máquina, em público. O Dia da Secretária teve sua origem
por ocasião do centenário do nascimento de Lilian Sholes, quando os fabricantes
de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concurso
para escolha da melhor datilógrafa.
Secretária é aquela pessoa
que se dedica de corpo e alma ao exercício da profissão com muito desvelo e
carinho no que faz. É ela quem cuida da agenda, das correspondências, anotações
e sabe mostrar sua habilidade no modo como trata as pessoas que a procuram em
busca de alguma informação ou que necessitem de seus préstimos. É um agente que
tem que investir no crescimento e na harmonia pessoal e das tarefas que a
profissão exige.
Atributos ou critérios
indispensáveis a secretária é que ela seja discreta. Simpática, dedicada,
paciente, objetiva. Que tenha conhecimento e sensibilidade, pois essas virtudes
fazem parte de um todo e a enquadra como uma profissional eficiente. A própria
origem da palavra contém um que de cumplicidade. Acredita-se que surgiu do
latim:
Secretarium: que significa
lugar retirado, conselho privado.
Secretum: cuja tradução é
retiro, solidão.
Secreta: particular,
segredo.
Provavelmente, o tempo se
encarregou de fixar a grafia e modificar o sentido original da palavra. Mas a
característica de particular, confidencial, a profissão mantém até hoje.
Sabe-se que a origem da
profissão não pode ser conhecida com precisão, tão pouco determinar uma data
exata. Os primeiros registros de secretária datam dos tempos dos Faraós, e era
exercido pelo sexo masculino, na figura dos escribas.
O escriba ou escrivão era a
pessoa na antiguidade que dominava a escrita e a usava para, a mando do
regente, redigir as normas do povo daquela região ou de uma determinada
religião. Ele fazia contas, classificava os arquivos e redigia as ordens, bem
como recebê-las por escrito e, por conseguinte, era naturalmente encarregado
por sua execução.
Tempos depois, com a
Revolução Industrial, volta a aparecer a função de secretário e, após as duas
guerras mundiais, por falta de mão-de-obra masculina, que fora direcionada para
os campos de batalha, houve o surgimento da figura feminina bastante atuante na
área, na Europa e nos Estados Unidos.
No Brasil, a mulher surge como secretária
na década de 50. Nessa mesma época, houve a implantação de cursos voltados para
a área como, por exemplo, técnico em secretariado.
BREVE
HISTÓRICO
Nos anos 50: com a chegada
das multinacionais, executando algumas técnicas como: datilografia,
taquigrafia, organização de arquivos, anotações de recados e atendimento
telefônico.
Anos 60: inicia-se o treinamento
gerencial, e ter uma secretária passa a ser status iniciando-se assim uma
valorização da secretária por parte dos empresários brasileiros. Em 1969, é
criada a Universidade Federal da Bahia o 1º curso de Secretariado Executivo do
Brasil.
Na década de 70 a secretária
passa a ser membro ativo na gerência.
Nos anos 80 a secretária é
assessora. Nesta época, a categoria conseguiu, por meio de muita luta, a
regulamentação da profissão, com a assinatura da lei nº 7.377, de 30/09/1985.
Com a regulamentação, a classe ganhou força, surgindo os sindicatos das
secretárias. Em 1988, foi criada a Fenassec – Federação Nacional de Secretárias
e Secretários em Curitiba, Paraná. Em 7 de julho de 1989 é publicado o Código
de Ética Profissional, criado pela União dos Sindicatos.
Na década de 90
presenciou-se um dos melhores momentos da profissão de secretária que se
caracteriza, como uma figura importante na empresa, pois, com o advento dos
recursos tecnológicos, mudou-se a forma de trabalhar no escritório, as
organizações passaram a buscar intensamente a qualidade total e a valorização
dos clientes. Segundo Ribeiro, “Tais transformações ocorreram principalmente
com a introdução da reengenharia que redefiniu o papel dos que secretariavam,
atribuindo a este, mais autonomia nas execuções das tarefas”.
No ano 2000, que o
secretário seja empreendedor, assessor, executante, polivalente e que tenha uma
visão holística.
O trabalho da secretária
mudou muito com o decorrer do tempo. Se antes precisava ser uma exímia
datilógrafa e fazer exatamente o que o chefe pedia, hoje ela assume uma posição
mais independente, tomando decisões e peneirando o que deve ou não chegar às
mãos da chefia. A datilografia e a taquigrafia foram deixadas para trás e
substituídas pelas novas tecnologias.
Outro aspecto que também
mudou foi à clássica divisão entre secretária júnior (iniciante), plena (meio
de carreira) e sênior (executiva). Algumas empresas podem até usar as
denominações, mas a verdade é que atualmente mesmo uma simples estagiária já
pega um volume de trabalho compatível com o de uma profissional.
A moderna secretária é
praticamente uma assessora da presidência ou diretoria para a qual trabalha.
Além de gerenciar a qualidade das atividades que desenvolve na empresa, também
administra a vida e a agenda particular dos executivos. Logo, trata-se de uma
tarefa de extrema confiança, que exige discrição absoluta.
» Bibliografia:
http://www.metodista.br/secretariado/curso/historia-e-origem-da-profissao-secretaria
http://www.dasecretariado.ufba.br/hist%C3%B3rico_da_profiss%C3%A3o.htmhttp://www.fenassec.com.br/artigos/art58.htm
http://www2.uel.br/cesa/dsec/hist.htm
Seria tão bom que as
empresas privadas ou públicas reconhecessem o valor da secretária e dessem a
devida atenção ao seu trabalho. Ela é responsável por diversas tarefas
administrativas necessárias ao correto funcionamento da empresa. Faz parte do
seu cotidiano em suas funções, atender, filtrar e passar telefonemas. Marcar e
preparar reuniões e entrevistas, fazer despachos das correspondências,
contactar clientes, organizar e manter os ficheiros e processamento de textos.
Parabenizo mais uma vez as
secretárias pelo seu dia, desejando todo sucesso do mundo na carreira que
abraçaram. São nossas heroínas!
Salve 30 de setembro, DIA DA
SECRETÁRIA!
Pombal, 30 de setembro de
2014.
Clemildo Brunet de Sá |
*Radialista e Escritor
brunetco@hotmail.com
AS SECRETÁRIAS, NOSSAS HEROÍNAS!
Reviewed by Clemildo Brunet
on
9/30/2014 10:04:00 AM
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