banner

CONGRATULAÇÕES A PAULO ABRANTES



CLEMILDO BRUNET*

Quem já nasce com ideal na vida, nasce feito. Quem sabe faz a hora não espera acontecer, como diz a letra da canção do paraibano Geraldo Vandré. Pois bem, Paulo Abrantes de Oliveira, nascido em Pombal sertão da Paraíba no dia 01 de setembro de 1949, filho de Augusto Gervásio de Oliveira e Doralice Abrantes de Oliveira, casado com a Advogada Ana Rosa Neiva Monteiro Abrantes, foi morar em João Pessoa em 1967, onde concluiu seus estudos, tendo-se formado em Engenharia Civil e Licenciatura em Ciências, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ex professor das disciplinas: Física, desenho e matemática do Liceu Paraibano e Colégio Estadual Santa Júlia. Venceu por duas vezes o Concurso de Oratória das turmas concluintes de 1980 e 1988. Em três gestões, ocupou o cargo de Diretor da Residência Rodoviária do DER – Sapé- PB, exercendo também nesta cidade o cargo de Secretário de Obras e Serviços Urbanos do Município. Ex-Gerente do Projeto Renascer II, onde fez diversas construções de casas populares em regime de mutirão, nas cidades de Cabedelo e Bayeux na Paraíba.

Paulo Abrantes é membro efetivo da API e AAI – Associações de Imprensa da Paraíba e Alagoas. Membro da Academia Maceioense de Letras, Acadêmico Honorário da Real Academia de Letras, Premio Literário Jucá Santos – 2011, e Título de Cavaleiro Grã Cruz da Real Academia de Letras de Porto Alegre – RS. Em 2012 recebeu o Título de Acadêmico e Cônsul Honorífico da Real Academia de Letras – Ordem da Confraria dos poetas de Porto Alegre –RS. Em 28 de março de 2012 a Câmara Municipal de Sapé Casa do Poeta Augusto dos Anjos – lhe conferiu o Título de Cidadão Sapeense, propositura do Vereador Juciê Guaribara, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Seus artigos e crônicas refletem a força do pensamento sertanejo e brejeiro, impregnado de espírito nordestino na defesa do problema social tipicamente nosso, a agonia dos engenhos, o domínio crescente das usinas, em suma, a desumanização da economia pela mecanização da lavoura de cana-de-açúcar e dispersão de um povo.

Paulo Abrantes tem demonstrado sua desenvoltura na arte literária, pois já editou quatro livros: Fazenda Gado Bravo em prosa e verso, A Dama da Rua Estreita, Riacho de Prata e DER- Há 67 Anos Fazendo História.

O primeiro traz a tona os tempos de criança vivida por ele mesmo trazendo à baila, recordações de suas raízes. 

O segundo um relato de ficção, sobre Maria Sofia, uma mulher encantadora descendente de italianos, criada em Pombal, uma pequena cidade do interior. São as estórias de lobisomem e assombrações que o autor ouvia falar na infância e adolescência. Um misto de ficção e realidade. 

O Terceiro Riacho de Prata crônicas e contos, “São verdadeiras pérolas que emergem das profundezas dos oceanos dessa vida; por conseguinte, extraídas de uma mente admirável e prodigiosa corroborado com a mão de um destro escritor, que sabe transmitir para os outros tudo que sente e o que lhe passa na alma”, diz Clemildo Brunet na apresentação do livro. 

Esta obra rendeu a Paulo Abrantes o título de Acadêmico Honorário e de XI Premio de Cultura Nacional, comenda máxima da Real Academia de Letras de Porto Alegre- RS. A esse respeito assim concluiu o Presidente da entidade, Dr. Mário Scherer: “O livro “Riacho de Prata” – Crônicas e contos, contém textos que reúne todas esses requisitos para receber esta honraria – beleza, poesia, calor humano e exaltação a natureza”.

E o quarto lançado em 2013 - DER – HÁ 67 ANOS FAZENDO HISTÓRIA. Sobre este último o autor declarou. “Trata-se de um documentário que seria impossível ficar sem um registro histórico da maior obra de pavimentação já experimentada pelo Estado nos últimos 67 anos de existência do DER”.
Em São Paulo, o Engenheiro e Escritor Paulo Abrantes foi agraciado pela Academia de Letras de Maceió com a Distinção Literária II Premio Jucá Santos,  destinado ao autor como destaque Literário Brasileiro pelo alto nível de criatividade demonstrado em seus trabalhos clássicos, engrandecendo, assim a literatura nacional.

Ao meu amigo de infância só me resta enviar as minhas congratulações pelo transcurso de mais um natalício em sua vida, desejando-lhe - saúde, amor e paz ao lado de sua fiel companheira Ana Rosa por muitos e muitos anos.

PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO!

Pombal, 01 de setembro de 2014


Clemildo Brunet de Sá
*Radialista e Escritor

brunetco@hotmail.com
CONGRATULAÇÕES A PAULO ABRANTES CONGRATULAÇÕES A PAULO ABRANTES Reviewed by Clemildo Brunet on 9/01/2014 04:40:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion