banner

Penedo

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga* 

Penedo, um distrito e parque ecológico do Município de Itatiaia, RJ. Região de serras, de clima frio, de névoas escondendo as paisagens e sossegadas pousadas. Uma terra que fora idealizada e criada por uma colônia finlandesa, que teve como precursor Toivo Uuskallio.
Em seu livro “Na Viagem em Direção à Magia do Trópico”, Toivo esclarece que em 1927 recebeu um chamado divino para ir à busca da terra mágica. Com sua esposa Lisa e
mais três amigos deixaram a Finlândia. Chegaram ao Brasil e se situaram na região de Volta Redonda. Retornou em 1928 para sua pátria. Lançou o livro supracitado e começou a campanha de recrutamento de pessoas para se estabelecerem no Brasil. Em janeiro de 1929, acompanhado de 296 finlandeses voltou ao Brasil. Comprou Fazenda Penedo, onde resolveu estabelecer a colônia finlandesas.
Esse lugar, vizinho a cidade de Resende, onde se situa a Academia das Agulhas Negras. Meu Albanir Rocha, formado nessa academia, sempre me descria as belezas naturais de Penedo. Reformado, o Coronel Albanir reside num sítio no alto da serra de Penedo. A curiosidade era enorme, mas eu nunca conseguia chegar ao recanto das magias. No usufruto, recente, de cinco dias de férias, de São Paulo, capital, resolvi ir até Penedo. O primo foi nos buscar lá na Paulicéia. Chegamos em Penedo a noite. Subimos a serra e lá no topo chegamos na cancela do sítio. Um frio danado de bom. O primo abriu um vinho e em meio ao encanto da serração colocamos os assuntos em dia até que fomos dormir. Quando o dia amanheceu, o frio persistiu, mas nada que um café quente não equilibrasse a temperatura. Sob a luz do dia, o lugar se vestiu ainda com mais beleza. Enormes serras, um verde sublime, pássaros a cantarolar, um rio cortando a mata e suas águas escorrendo pelas pedras a produzirem um som quase divino. A tranquilidade daquele mundo nos transmitiu uma paz indescritível. Após a ceia matinal, descemos a serra. Lá embaixo, Penedo pareceu uma pequena Gramado.
A Penedo de hoje não tem mais aquele mesmo número de finlandeses de outrora. Mas há uma preocupação grande em se preservar essa característica finlandesa. Os traços arquitetônicos, o museu finlandês da dona Eva e a própria cultura daquele país é marcante. Com seus cinquenta e dois hotéis e mais de trinta e nove restaurantes, lanchonetes e bares, Penedo constitui um local turístico voltado para o sossego, para os passeios românticos, para os apreciadores dos bons vinhos e queijos. Com música ao vivo, uma boa cozinha e a magia da natureza, além da preciosa acolhida, Penedo nos encantou. Não te digo adeus, mas até logo!
*Escritor e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa – PB.

onaldoqueiroga@oi.com.br
Penedo Penedo Reviewed by Clemildo Brunet on 9/05/2014 06:00:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion