banner

FESTA DO ROSÁRIO DE POMBAL: O HORÁRIO DA PROCISSÃO DO ROSÁRIO PRECISA SER REPENSADO PELOS ORGANIZADORES.

TAMBÉM É PRECISO MAIS TEMPO PARA AS APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS FOLCLÓRICOS

Jerdivan Nóbrega de Araújo
Jerdivan Nóbrega Araújo*

Não existe Festa do Rosário de Pombal sem a Procissão do Rosário e as apresentações dos grupos folclóricos: Congos, Negros dos Pontões e Reisados. Os Negros dos Pontões saem ás ruas durante todos os nove dias que antecedem o domingo do Rosário. Já os Congos e Reisados só se apresentam no domingo, após a missa campal, depois de acompanhar a Procissão do Rosário. (Para registro histórico, os Congos, assim como os Pontões, costumavam se apresentar nas residências, até o final da década de 1970)
É lamentável que a Igreja não entenda a importância desses grupos para os festejos, e
  para a cidade. Muitos filhos da terra, principalmente os que retornam depois de muito tempo fora, querem assistir ás apresentações dos grupos folclóricos; os turistas e estudiosos desse fenômeno que só acontece com tamanha intensidade na cidade de Pombal, querem registrar em vídeos as apresentações, já que é difícil reunir os grupos fora dos eventos.
Testemunhei a justa revolta de “nego Caru”, (Reisado) que já estava ao ponto de subir no palco para tomar o microfone das mãos de um diácono que, terminados os atos litúrgicos, continuava a entoar hinos, seja da cidade, do Flamengo e até do Palmeiras, enquanto o povo esperava o Reisado se apesentar, o que só veio acontecer quando o bendito religioso teve a “gentileza” de se desapegar do microfone.
Outro membro do Reisado, em tom de revolta, falou-me:
Ele só vai parar de cantar quando não tiver mais ninguém para assistir a nossa apresentação. Não sabe que a gente passa um ano esperando essa hora...
Agrava-se ao fato a igreja não deixar espaço para às apresentações. É como se fosse obrigação dos grupos terem que brigar com o público por esse espaço, quando sabemos que a obrigação é da organização do evento. Acho até que, não apenas por respeito, mas, muito mais pela valorização, a Prefeitura Municipal, digo isso como uma oportunidade de melhoria, tem a obrigação e o dever de erguer um tablado acima do nível da rua, para que os Congos, Negros dos Pontões e Reisados, façam as suas coreografias: o nome disso é respeito, mas também pode ser chamado de valorização.
Outra oportunidade de melhoria é no horário da procissão: a igreja precisa estipular um horário mínimo de saída da Procissão da Casa do Rosário, até o final da missa. É uma questão de saúde pública. Os devotos que seguem a Procissão são pessoas já de idade avançada, que se sufocam ao sol de 40 graus, das seis às dez horas da manhã. A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o câncer da pele.
A procissão deve sair da Casa do Rosário, no máximo, ás cinco horas da manhã, com encerramento da missa ás oito horas, ficando o horário das oito ás nove e trinta disponível para os três grupos folclóricos se apresentarem para o deleito do povo.
-É a minha contribuição para a o melhoramento para o evento.

*Escritor e Pesquisador da História de Pombal
FESTA DO ROSÁRIO DE POMBAL: O HORÁRIO DA PROCISSÃO DO ROSÁRIO PRECISA SER REPENSADO PELOS ORGANIZADORES. FESTA DO ROSÁRIO DE POMBAL: O HORÁRIO DA PROCISSÃO DO ROSÁRIO PRECISA SER REPENSADO PELOS ORGANIZADORES. Reviewed by Clemildo Brunet on 10/20/2014 07:48:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion