banner

IPHAN-PB ESTUDA A POSSIBILIDADE DE TOMBAMENTO COMO O PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL, DOS GRUPOS:

“IRMANDADE DOS NEGROS DO ROSÁRIO”, “CONGOS”, “NEGROS DOS PONTÕES” E “REISADO” DE POMBAL.

Jerdivan Nóbrega de Araújo*
        O povo de Pombal não sabe, mas precisar saber, é que durante todos os dias da Festa do Rosário, estiveram em Pombal representantes do IPHAN-PB, que acompanharam pari passu , os eventos e
grupos que compõem a centenária Festa do Rosário de Pombal.
O motivo da visita foi buscar informações para o tombamento da IRMANDADE DOS NEGROS DO ROSÁRIO DE POMBAL, CONGOS, NEGROS DOS PONTÕES e REISADOS, como Patrimônio  Cultural Imaterial da Paraíba.
Com o tombamento, os quatros grupos, (e mais a Igreja do Rosário) passam a integrar o patrimônio cultural que deve ser preservados pelo Estado em parceria com a sociedade.
O Patrimônio Cultural Imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. É apropriado por indivíduos e grupos sociais como importantes elementos de sua identidade, portanto, para que o tombamento acontecer é necessário que o povo de Pombal reconheça a importância dos grupos citados, para a cidade e para a formação do seu povo.
*O Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), instituído pelo Decreto nº. 3.551, de 4/08/2000, viabiliza projetos de identificação, reconhecimento, salvaguarda e promoção da dimensão imaterial do patrimônio cultural. É um programa de apoio e fomento que busca estabelecer parcerias com instituições dos governos federal, estaduais e municipais, universidades, organizações não governamentais, agências de desenvolvimento e organizações privadas ligadas à cultura e à pesquisa. Com o reconhecimento a captação de recursos para a preservação dos grupos passa a acontecer com maior facilidade.
Além dos representes do IPHAN -PB, participaram da reunião, que aconteceu na Igreja do Rosário, um representante de cada grupo(“IRMANDADE DOS NEGROS DO ROSÁRIOS DE POMBAL”, “CONGOS”, “NEGROS DOS PONTÕES” E “REISADOS), Verneck Abrantes, Luizinho Barbosa, Expedito Ludgero, seu João Coremas Miguel dos Congos, Chico da buchada e eu, Jerdivan Nóbrega.
A iniciativa de abertura e processo de Tombamento foi da Prefeitura Municipal, através de oficio dirigido ao superintendente do IPHAN - PB, no entanto, para que o processo possa acontecer é necessário o envolvimento de toda a sociedade formadora de opinião, estudantes e professores de história da cidade.
A reunião e os vistos do IPHAN/PB é só o começo de um processo longo e, de certa forma, burocrático, mas que é possível fazer acontecer, com o apoio da sociedade.
Informação Programa Nacional do Patrimônio Cultural Imaterial pesquisada no site do IPHAN

*Jerdivan Nobrega de Araújo – Escritor e Pesquisador.
IPHAN-PB ESTUDA A POSSIBILIDADE DE TOMBAMENTO COMO O PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL, DOS GRUPOS: IPHAN-PB ESTUDA A POSSIBILIDADE DE TOMBAMENTO COMO O PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL, DOS GRUPOS: Reviewed by Clemildo Brunet on 10/18/2014 06:08:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion