banner

Lições de uma campanha macabra

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

Com a retirada dos militares do poder (1985), eleição e morte de Tancredo Neves, assume a presidência da República do Brasil, o vice-presidente José de Ribamar Ferreira de Araújo Costa, José Sarney (1985/1990). Com as dificuldades encontradas para tornar seu mandato efetivamente viável, pela sua origem no partido de apoio ao regime militar, ARENA, agora atuando pela frente representada pela oposição ao regime anterior, José Sarney convoca uma constituinte que é proclamada como a Constituinte cidadã (1988).
As coisas não aconteceram nessa velocidade e
simplicidade que apresento. Foi indicado para presidência da Constituinte o presidente do Congresso e da Câmara Federal, deputado Ulysses Silveira Guimarães (PMDB/SP), como o país não tinha um vice-presidente da República oficial, ele era o primeiro na hierarquia a assumir o posto em casa de ausência do seu titular, portanto, um homem de poderes numa república que procurava solidificar sua democracia depois de vinte e um anos de autoritarismo sistemático.
Por se tratar de uma nova constituição a ser redigida dentro de um novo modelo democrático e por várias forças que começa a buscar oportunidades nas fileiras dos novos líderes, e com abertura dada para que fossem inseridos no texto constitucional propostas de classes representativas da sociedade, vários foram os movimentos que se agruparam em Brasília, ocupando os espaços das galerias do Congresso Nacional, buscando a prevalência de seus ideais e o avanço dos grupos ali representados. Muitos foram os sindicatos, movimentos populares, representantes indígenas, da infância e a juventude, surgindo daí o estatuto da criança e do adolescente, dentre tantos outros movimentos populares.
Não tenho dúvidas que a Constituição em vigência, com apenas vinte e seis anos, foi a mais humana e democrática já escrita em nosso país, quando os direitos humanos prevaleceram sobre todos os outros direitos constitucionais. Não há dúvidas também que se trata de um longo texto, não havia outra forma na sua elaboração, muitos foram os pedidos que tiveram de ser atendidos pela relevância dos temas, nem todos ainda foram regularizados, faltando projeto de lei complementar, temos muito ainda a fazer por essa carta magna.
O tempo tem avançado, passamos por muitos problemas, incluindo-se um impeachment, o caso do presidente Fernando Collor de Mello (1990/1992), primeiro presidente eleito pelo voto direto depois do regime militar, sem interferências externas ou internas, coisa rara para um país Sul Americano, graças a uma Constituição verdadeiramente soberana, quando o respeito por ela tem que haver por toda sociedade brasileira, como realmente tem havido.
Com a saída do presidente Collor assume seu vice-presidente Itamar Augusto Cautiero Franco (1992/1995), e é no seu governo que se inicia o grande projeto de inclusão social, o Plano Real, tendo como coordenador seu Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso. Com o sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso é eleito presidente da República, por dois mandatos seguidos (1985/2003)
Veio ascensão do Partido dos Trabalhadores (PT) e o comando do país por 12 anos seguidos, presidentes, Luiz Inácio Lula da Silva (2003/2011) e Dilma Vana Rousseff (2011/Atual), com ações monoteístas, e clara tendência fascista, com projeto político de poder sem limites para execução e prática, a jovem Constituição passou a ser velha e superada para os sonháticos. Se avançarem por mais quatro anos, certamente vão tentar não uma revisão, mas, uma nova constituição que favoreça seus objetivos políticos, anulando e dizimando todo e qualquer adversário que por ventura cruze o caminho dos seus sonhos megalomaníacos.
Passada as eleições, se confirmado mais um mandato para o PT, o primeiro setor da sociedade, que será perseguido, indubitavelmente, será o jornalismo, comunicação e o midiático, esse é o setor que mais incomoda o partido situacionista, e que não lhe agrada nada. Na sequência virão os controles com a implantação de conselhos populares, localizados e de auxílio ao poder central, anulando de certa forma, e todas as formas, o poder concentrado do Legislativo, já sob seu controle, com mensalões disfarçados.
Essa é a forma dos países bolivarianos administrarem, caso específico da Bolívia e Venezuela, apenas dois exemplos, na nossa América, cujos modelos estão copiando e procurando imitá-los de uma forma dantesca e maquiavélica, sem nenhuma preocupação com as adversidades, os descaminhos da economia do nosso país, o sucateamento da nossa indústria, pela maléfica política do setor, tornando o país como um todo, numa situação de penúria, na política externa, não oferecendo nenhum apoio para que tenhamos competitividade internacional, pelo contrário, estamos perdendo volumes de exportações por não sermos competitivos, principalmente pela falta de escoamento da nossa produção, com limitações de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, estrangulados na sua operacionalidade, por absoluta falta de investimentos pontuais. Esse é um retrato de um país escondido pelos governantes, que tentam mostrar outra nação para os menos avisados e inteirados da real situação brasileira, que definha a cada dia, comparado aos demais países emergentes caminhando para um futuro promissor, com políticas sociais tão boas ou melhores que as nossas.
O futuro só depende de nós, continuarmos com esse desgoverno que aí está ou procurarmos a alternativa que se apresenta, fazendo o contra ponto do descalabro e da corrupção sistêmica que assola a nossa gente, os benefícios sociais estão nos custando e nos custará muito caro se endossarmos esse regime nefasto por mais um período de quatro anos. Para nós, descontentes com o atual sistema só temos o caminho de apoio à oposição, tentando pelo menos que um novo modelo, com um novo dirigente, venha a administrar nosso país com determinação e a decência que o Brasil merece, por isso dia 26 próximo, será o dia D para a nossa história recente. Isso é um fato.
*Escritor e Poeta

Lições de uma campanha macabra Lições de uma campanha macabra Reviewed by Clemildo Brunet on 10/24/2014 06:41:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion