banner

Minha família – uma história de luta

Ignácio Tavares
Ignácio Tavares* 

Se minha Mãe fosse viva, no próximo dia 4 de outubro estaria a completar 113 anos, pois, nasceu no dia 4 de outubro de 1901. Mas, infelizmente nos deixou no dia 21 de abril de 1995, quando estava pra completar 94 anos. Em vida foi Mãe e Pai, pois conheceu a viuvez aos 47 anos quando o seu esposo José Tavares faleceu no dia 18 de abril de 1948, aos 56 anos.
            Foi um momento difícil, posto que o meu Pai, provedor das nossas necessidades havia encerrado suas atividades comerciais no ramo de varejo e
atacado, onde permaneceu por 22 anos, ao longo da sua curta vida. Estabelecido em edifício próprio tinha tudo pra prosperar mas, a maioria da sua clientela que era constituída por pequenos proprietários e trabalhadores rurais, que com certa frequência atrasavam a quitação de suas contas, principalmente nos anos de inverno irregular.
            Desse modo, sem o nosso Pai, sem a renda da atividade comercial, só restaram às terras herdadas dos nossos avós de onde havíamos de tirar o sustento de cada dia. Isso mesmo, com o falecimento do nosso Pai ficamos todos atordoados, mas, com firmeza e trabalho nos reerguemos e deixamos a crise pra trás. Assim sendo, nos foi possível pagar o que devíamos e ainda gerar renda a fim de assegurar o sustento familiar.
            Insisto em dizer nada foi fácil porque as finanças da família ficaram abaladas, posto que, tínhamos que pagar dívidas em farmácias, entre outras, para pouco dinheiro disponível. Os restos a receber dos clientes devedores, em regime de caderneta, não foram recebidos tal qual a gente esperava. A minha Mãe, habilidosa como sempre, encarou a situação com coragem e determinação com o propósito de pôr as coisas no seu devido lugar.
            Dessa forma, em pouco espaço cada um dos sete filhos estava a exercer uma atividade graças a orientação que a nossa Mãe nos deu. No seio familiar foi adotada a chamada divisão trabalho. Os dois irmãos mais velhos, Francisco e Filemon, aprenderam o “ofício de alfaiate”, por conseguinte foram trabalhar na alfaiataria do tio Lelé.  A labuta da casa ficou sob os cuidados da irmã Emerique e nossa Mãe. Outra irmã, Severina foi morar em Cajazeiras, na casa do nosso tio Acrizio.
            A outra, Maria de Lourdes, Lia, viajou pra João Pessoa, com a finalidade de fazer o curso de técnica em enfermagem. Dois anos ao retornar, foi nomeada para prestar serviços no Posto de Puericultura, da Rede, Legião Brasileira de Assistência à Criança (LBA).  Por fim, sobrou para mim e o meu irmão Felix o eito, seja a labuta da terra. Desse modo ficamos com a difícil tarefa de extrair da terra o sustento básico da família.
            A nossa casa sempre foi um ambiente de paz e tranquilidade.  Ninguém tinha o privilégio de ficar parado de braços cruzados, a ver o tempo a passar. Dentre todos meus irmãos, sempre tive uma atenção especial a Felix, porque fomos nós dois que recebemos a mais estafante e pesada tarefa familiar, como já disse, extrair da terra, através do trabalho, o sustento básico da família.
            A tarefa que recebemos nos uniu cada vez mais. A toda hora estávamos juntos compartilhar as mesmas dificuldades, mas estávamos sempre a sonhar com um futuro que nos parecia distante. Certa vez falei pra o meu irmão que iria estudar na Califórnia, nos Estados Unidos da America. Fui advertido por sonhar alto demais, pois muito mal podia estudar em Pombal, quanto mais no exterior.
            O tempo passa. Em 1973 recebi o convite para fazer doutorado na Universidade de Tukson, no Arizona, justo nos Estados Unidos da América. Ao passar esta informação pra o meu irmão, aflorou na sua lembrança a nossa conversa de tempos atrás. Com os olhos a brilhar falou-me: você errou o lugar, não foi? Realmente havia lhe dito que iria estudar na Califórnia, mas o convite foi para o Estado do Arizona. Infelizmente não pude aceitar o convite por razões outras, pois, ao concluir o mestrado em economia, casado de novo, tinha que trabalhar para poder organizar a minha vida, bem como a nova família que estava por vir.
            Sonhar fazia parte da nossa convivência. No nosso dia a dia caminhávamos em direção ao sítio pela mesma estrada, pelo mesmo caminho.  O meu irmão sempre caminhava à minha frente. Na lama, ficavam suas pegadas, que eu aproveitava para pôr os pés pra evitar espetadas de espinhos. Quem vinha atrás podia até dizer: por aqui passou uma pessoa, porquanto, éramos duas. Sim, passaram dois irmãos que, caminhavam juntos a fim de cumprir suas obrigações, como membros de uma família que trabalhava unida. 
            Foi tudo assim mesmo, sem cortes ou recortes. Com certeza, ao longo das nossas vidas, nossos pais nos ensinaram os caminhos da convivência em harmonia familiar, do saber, da honestidade, condições necessárias pra construirmos uma vida fundamentada na dignidade. Este é o nosso grande legado imaterial, que obstinadamente estamos a repassar para os nossos filhos e netos. .
            Enfim, somos frutos de um projeto idealizados por duas criaturas que se amaram e cujos laços de união e felicidade tangenciaram as raias da perfeição. Se não fora a morte prematura do meu Pai, com certeza teria sido melhor, mas infelizmente ninguém é capaz de deter as imprevisões da vida, não é? Obrigado Deus pelos Pais que nos destes!
João Pessoa, 01 de Outubro de 2014

*Economista e Escritor
Minha família – uma história de luta Minha família – uma história de luta Reviewed by Clemildo Brunet on 10/01/2014 03:22:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion