banner

Pombal realiza 1ª Conferência da Sustentabilidade Ambiental

Ontem dia 30 de outubro por volta das 08;00 da manhã, no auditório do Campus da UFCG Pombal, foi realizada a 1ª Conferência Municipal da Sustentabilidade Ambiental – ECO CONSCIENTE. Uma realização de voluntários de nossa cidade em parceria com CCTA, SEBRAE, PREFEITURA DE POMBAL, GERMINAR E EMATER-PB. 
Nas palestras desenvolvidas no encontro um dos objetivos é estimular o plantio de árvores em áreas urbanas e ao mesmo tempo conscientizar a população para se engajar no projeto e nas soluções simples, orientando o cidadão a fomentar a sustentabilidade e
a conservação do meio ambiente.
Segundo estudos, preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento é o objetivo de todas as ações que garantem a sustentabilidade ambiental. Consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, buscando a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas. A ideia é conseguir o desenvolvimento em todos os campos, sem que, para isso, seja necessário agredir o meio ambiente.
E como fazer isso? Através do uso inteligente dos recursos naturais, garantindo que eles tenham longevidade, ou seja, se mantenham para o futuro. Nessa linha, a Sustentabilidade Ambiental é a capacidade de manter o ambiente natural viável à manutenção das condições de vida para as pessoas e para as outras espécies. Isso garante, ainda, a qualidade de vida para o homem, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e sua fonte de renovação. A adoção das medidas que produzem sustentação ambiental garante, em médio e longo prazo, um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana, garantindo a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) necessários para a qualidade de vida das próximas gerações.
Em paralelo as ações governamentais, todos os cidadãos devem ser constantemente instruídos e chamados à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente a sua volta, e para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações. Neste contexto, destinar corretamente os resíduos domésticos; a proteção dos mananciais que se encontrem em áreas urbanas e a prática de medidas simples que estabeleçam a cultura da sustentabilidade em cada família.
 Assim, estimular o plantio de árvores, a reciclagem de lixo, a coleta seletiva, o aproveitamento de partes normalmente descartadas dos alimentos como cascas, folhas e talos e com o desenvolvimento de cursos, palestras e estudos que informem e orientem todos os cidadãos para a importância da participação e do engajamento nesses projetos e nessas soluções simples para fomentar a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente.
O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará; gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem à sustentabilidade dessas práticas, estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações futuras.

Google e Portal Clemildo, Comunicação & Rádio
Pombal realiza 1ª Conferência da Sustentabilidade Ambiental Pombal realiza 1ª Conferência da Sustentabilidade Ambiental Reviewed by Clemildo Brunet on 10/31/2014 07:39:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion