banner

HOMENAGEM A JOSÉ GERALDO UM DOS PRECURSORES DA NOSSA RADIOFONIA

José Geraldo

Por Clemildo Brunet*

Foi numa sexta feira 07 de novembro de 2014, Dia do Radialista, que faleceu em Natal no Rio Grande do Norte, o amigo e conterrâneo José Geraldo, um dos precursores da radiofonia pombalense. A fatídica notícia de sua morte chegou ao meu conhecimento no crepúsculo do dia quando sol ia se pondo. Logo tratei de transmitir com tristeza nas redes sociais a informação de seu óbito. José Geraldo residia em Mossoró e a última vez que nos encontramos foi na Festa do Rosário de 2010, por ocasião das homenagens dos Filhos e amigos de Pombal ao Lord amplificador. Nos bastidores ele me disse de sua vontade de vir terminar seus dias em Pombal, gostava muito da terra que o viu nascer, infelizmente seu desejo não pode ser realizado.

José Geraldo foi funcionário do Banco do Brasil em Pombal, depois transferido para Caruaru Pernambuco, onde lá também fez rádio e foi locutor esportivo. Logo depois Como bancário prestou serviços ao Banco do Brasil em Catolé do Rocha PB e Mossoró RN, vindo a se aposentar e onde residia com sua família.

Na década de 60 o rapaz José Geraldo, filho natural de Pombal a quem uns chamavam de Zé de Anália ou popularmente anáia (sua mãe biológica), tinha também o apelido Zé de Serapião, por este o haver criado e dado sua formação educacional.

Pois bem, José Geraldo antes de ser funcionário da agencia do Banco do Brasil em Pombal, ainda no final dos anos 50, mostrou forte tendência para a arte da comunicação e incentivado pelo locutor Jurandy Urtiga foi levado para a Difusora Tabajara de Afonso Mouta, que pouco tempo depois mudou o nome para Difusora Rádio Lux por causa do Cine Lux. Havendo mostrado sua habilidade e desenvoltura ao lidar com o microfone José Geraldo passou a participar de outras atividades na cidade.

Já funcionário do Banco Brasil em Pombal, foi preparador físico de alunos do antigo Ginásio Diocesano de nossa cidade, com o fim de formar equipes para nosso futebol, o rapaz que não seguisse a risca os seus ensinamentos era dispensado dos exercícios preparatórios ficando impedido de tornar-se atleta.

FUNDADOR DO PANATY FUTEBOL CLUBE


“José Geraldo (Zé de Anália) era presidente e treinador. Foi ele que introduziu a preparação física aos jovens atletas pombalenses, em horários rigidamente predeterminados, melhorando a técnica e condicionamento físico dos jogadores. Ele era disciplinado, determinado e quem não se enquadrasse ao seu comando técnico, estava fora do time. A preparação física ocorria às 5:00 horas da manhã, seguido de um treino tático. A juventude futebolística pombalense daquela época aprendeu muito com ele. A verdade é que muitos jogadores do Panaty logo passaram a jogar no São Cristovão”. (do livro: Datas, Fatos e Fotos do Futebol Pombalense de Verneck Abrantes p. 45).

JOSÉ GERALDO E A VOZ DA CIDADE

Em 1966 José Geraldo veio fazer parte da Voz da cidade emissora que instalei em Pombal. Ele foi o criador do Programa “A Pombal Bom Noite” cuja pauta relatava o descaso da administração do município. Todas as tardes ao sair do trabalho do banco, José Geraldo tinha o cuidado de fazer um périplo por todo perímetro urbano a fim de denunciar os problemas das ruas, bairros e praças da cidade em seu programa.

Um fato curioso era os eletricistas de então ouvirem o programa já municiado com escadas e luminárias transportadas em bicicletas, para saber a rua que o locutor José Geraldo apontaria para reposição de lâmpadas. As críticas feitas pelo programa “A Pombal Boa Noite” pela Voz da Cidade, ensejou a administração municipal a consertar a ponte de madeira por traz do Açougue Público, que de tão deteriorada os carros já não transitavam por ela.

Nas tardes esportivas do domingo, o exímio narrador de partidas futebolísticas José Geraldo levava o gravador Phillips, (não havia link), a fim de gravar a narração do jogo em meio aos avelós do Estádio Municipal Vicente de Paula Leite.  A narração do jogo era reproduzida para os ouvintes da Voz da Cidade na segunda feira ao meio dia.

Pombal, 11 de novembro de 2014


*Radialista e Escritor

COMENTÁRIOS
Quão grande e desagradável foi a surpresa do falecimento de Zé Geraldo.
O pranteado amigo e conterrâneo foi por demais, justa e merecidamente homenageado em seu artigo. Com conhecimento de causa por haver convivido com o mesmo, você descreve muito bem sua trajetória de vida. Ele, homem de origem humilde, foi um exemplo de perseverança e dignidade que nos honra e se constitui exemplo a ser seguido.
Que Deus dê ao falecido o Reino de sua Glória como recompensa de suas obras na terra. A você Clemildo por tão oportuna homenagem. Parabéns.
Abraços: Vieira.
Venho através desta, me solidarizar com toda a família Sousa, pelo falecimento do meu tio José Geraldo de Sousa, ex- radialista e funcionário público aposentado do BB, homem justo e de uma conduta ilibada que deixa um grande legado para todos nós seus familiares e amigos. Receba tia Lindalva o meu abraço e o meu carinho, as filhas, Sandra, Beatriz, socorro e Paula , força e fé no criador.
Licurgo Jorge
HOMENAGEM A JOSÉ GERALDO UM DOS PRECURSORES DA NOSSA RADIOFONIA HOMENAGEM A JOSÉ GERALDO UM DOS PRECURSORES DA NOSSA RADIOFONIA Reviewed by Clemildo Brunet on 11/11/2014 07:19:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion