banner

Nova personagem aprofunda os desmandos

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

                 Eu acreditava que os depoimentos até então feitos na Polícia e Justiça Federal, da Operação Lava Jato, tinha chegado ao seu fim e começaria a etapa das investigações para fechamento e denuncia por parte do MPF (Ministério Público Federal), ledo engano, o festival de boataria, informações, apresentações documentais, desabafos e contraditórios ainda não nos permite supor um final próximo dessa fase. 
             Surge uma personagem bem próxima ao palco onde se desenrola o embate técnico e
político do caso Petrobras. Venina da Fonseca, ex-gerente da Petrobrás, num gesto ainda não determinado, supomos apenas seu efeito devastador à atual diretoria da empresa; o envio de e-mails com farto detalhes de informações sobre o andamento na condução de determinados projetos, ratificam com oficialidade as declarações do depoente Paulo Roberto Costa. Coloca em dúvida a determinação, em negar participação ativa, do outro diretor, Renato Duque, que nega peremptoriamente, sua atuação direta ou indiretamente, arrolando ainda outro denunciado, José Carlos Cosenza, atual diretor de abastecimento, além de comprometer definitivamente o ex-presidente José Gabrielli e atual presidente Graça Foster,
                 Essa última daria uma enorme contribuição à administração pública se colocasse seu cargo a disposição da administração do conselho da Petrobras, demonstrando sinal de humildade na certeza que seria reconduzida  ao seu posto, se nada, efetivamente viesse desabonar seu trabalho junto ao maior cargo daquela que foi a maior empresa brasileira e já ostentou a posição de quarto lugar na economia mundial.
               Infelizmente, essa que foi o empreendimento de maior e grande orgulho do Brasil, hoje, passando por uma das maiores humilhações e colocando os brasileiros de joelhos ante o mundo pelas falcatruas e desmandos, praticados numa gestão que ficará na história como uma das mais temerárias que administração publica já viveu em toda nossa história.
           Enquanto estamos falando apenas nos atos indecorosos e perniciosos de elementos nocivos ao mundo produtivo, que sem ética e sem respeito aos outros, procurando o enriquecimento ilícito, joga para baixo, depreciando, uma empresa que tinha um valor de mercado de R$ 737 bilhões, em maio de 2008, hoje a Petrobras, combalida e saqueada, tem seu patrimônio desvalorizado, valendo apenas R$ 127 bilhões, para tristeza dos brasileiros que se orgulham de aqui ter nascido e honram sua pátria.
               Com tristeza, ouvimos e lemos pessoas negarem tal malfeitos, debitando na conta da direita rancorosa e na imprensa despeitada os erros e desvios de conduta dos cambalacheiros pervertidos, não assumindo a irresponsabilidade no exercício dos cargos, enchendo de luto e desonra uma noção de um povo que pede apenas para ser feliz, mas com lisura, lealdade e honestidade.
             É profundamente lamentável que o nosso governo ainda tenta levar uma imagem de boa conduta e bons princípios, falando das suas atitudes, mandando aparar os ilícitos pela Policia Federal, como se dependesse do executivo para que providências fossem tomadas, e se esse órgão competente na sua conduta, não fosse totalmente independente, para a gloria e justiça em nosso país, ainda bem e que assim seja e se conserve.
            Estou cada vez mais convencido que é hora do povo e oposição se unirem, temos que por um fim as malversações sejam estancadas, por enquanto estamos falando e escrevendo sobre uma única empresa, mas, a possibilidade da Petrobras ser apenas mais uma é muito grande, temos que apoiar o MPF e a PF, para que eles dentro das suas competências façam seus trabalhos investigativos com todo rigor, e denunciem os delinquentes para que paguem pelos mal feitos.
        Na Itália ocorreu a operação mãos limpas (mani pulite), na década de 1990, esclareceu casos de corrupção, eliminando a Primeira República italiana e desarticulando vários partidos políticos corruptos, levando ao suicídio políticos e industriais que se envolveram nas falcatruas. Os números foram fantásticos: 2993 mandados de prisão expedidos, dos quais 872 empresários, 1978 administradores e 438 parlamentares, desses últimos, 4 tinham sido primeiros-ministros, num universo de 6059 pessoas investigadas.
          No Brasil precisa-se desencadear não uma operação mãos limpas, não vai valer a pena, mas, uma operação de bolsos, meias e cuecas limpas, quem sabe, dessa forma tenhamos um resultado eficiente e eficaz, no combate ao mais perverso dos crimes contra o patrimônio público, a corrupção. Isso é um fato.
*Escritor e Poeta

Nova personagem aprofunda os desmandos Nova personagem aprofunda os desmandos Reviewed by Clemildo Brunet on 12/16/2014 05:54:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion