banner

“Notas Para A História do Nordeste”: mais novo trabalho do pesquisador JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO

Jerdivan Nóbrega de Araújo
Jerdivan Nóbrega de Araújo*


  • O Livro O "Notas Para a História do Nordeste" fala da economia, da vegetação, dos costumes, das pessoas e de tudo que compõe o bravo homem sertanejo.
  •       Recebi do pesquisador pombalense JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO, um exemplar do e-book “Notas Para A História do Nordeste”, seu mais recente trabalho de pesquisa .       Não sou muito afeito a ler e-book, muito embora eu seja uma aficionado por novas tecnologias: prefiro livros na sua forma “gutemberguiana, que possa está sempre a me esperar numa estante e, quando ele pensar que eu o esqueci, arrastá-lo da estante, soprar a poeira e relê-lo,para mais tarde devolvê-lo ao seu descanso.
  •     Infelizmente os pesquisadores independentes e autônomos não tem condições de publicar seus livros, face aos preços proibitivos e a falta de incentivos dos governos, e acabam por buscar a economicidade do e-book que, muito embora seja mais acessível ao público, não proporciona ao autor o prazer de uma noite de autógrafos, dando-lhes aquele indescritível prazer de ver um leitor sair do recinto com seu trabalho, resultado de incansáveis noites de pesquisas.
  •     Não sei se foi esse o motivo que levou o pesquisador José Romero de Araújo Cardoso a se aventurar nessa vereda com seu mais novo trabalho “Notas Para A História do Nordeste”. Como eu disse, eu preferia tê-lo em minha estante, junto com outros trabalho do pesquisador, a saber: “Nas Veredas da Terra do Sol” (1996), “Terra, Verde, Chapéu de Couros e Outros Ensaios” (1996), “Aos Pés de São Sebastião - Novela Sertaneja” (1998), “Fragmentos de Reflexões - Ensaios Selecionados” (1999), “A Descendência de Jerônimo Ribeiro Rosado e Francisca Freire de Andrade - A Família de Menandro José da Cruz” (2001), “A Importância da Caprinovinocultura em Assentamentos Rurais de Mossoró-RN” (2002), “Euclides da Cunha e as Secas” (2005). "Fazenda da Esperança Santa Rosa: reminiscências de um processo de retorno à vida" (2012).
  •     De todos os livros citados acima, eu destaco dois entre meus prediletos: “Aos Pés de São Sebastião - Novela Sertaneja (1998) e“Nas Veredas da Terra do Sol (1996)”. O segundo, que tem muita semelhança com o “Notas Para A História do Nordeste”, já carece de uma reedição.
     O “Notas Para A história do Nordeste” reúne em um único volume os textos e ensaios já publicados pelo autor em alguns blogs, mas, que agora juntos, hão de facilita o acesso dos que buscam conhecer a história da ocupação dos sertões nordestino: seu povo; suas lutas para sobreviver em meio a violência; o cangaço nas lentes Benjamim Abrahão; a fome na tinta de Josué de Castro; e, a cultura que, por sinal nasce onde menos se espera, na persistência de Vingt-un Rosado, que sempre acreditou em um sertão econômica e culturalmente viável.
    Como já relatado, o autor já é veterano no campo literário e da pesquisa histórica. Seus estudos enfatizam e desvendam a antropologia sertaneja na luta incessante do homem com o “meio”, que tem como subproduto tanto violência gerada pelo, coronelismo impactante no sertão do seculo XIX e XX, como a cultura representada pelos poetas cordelistas a pelo grande “Lua” Gonzaga.
   O Livro O “Notas Para a História do Nordeste” é fala da economia, da vegetação, dos costumes, das pessoas e de tudo que compõe o bravo homem sertanejo e, é por isso que o autor é sempre citado em Tese de Conclusão de Curso (TCC).
    Parabenizo ao autor por mais esse trabalho.
*Escritor e Pesquisador da História de Pombal.
“Notas Para A História do Nordeste”: mais novo trabalho do pesquisador JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO “Notas Para A História do Nordeste”: mais novo trabalho do pesquisador JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO Reviewed by Clemildo Brunet on 1/27/2015 04:17:00 PM Rating: 5

Um comentário

Unknown disse...

Caro amigo Jerdivan, veja se é possivel me enviar uma cópia do ebook de José Romero, pois estou necessitando de uma pesquisa sobre o cangaço nordestino para um TCC, mas infelizmente perdi essa cópia que me foi enviada por ele, da feita que me pediu para prefaciar em versos essa mesma...

Recent Posts

Fashion