banner

A Lei do desenvolvimento desigual e combinado e os contrastes regionais

J Romero Araújo Cardoso
José Romero Araújo Cardoso*

          Determinado alento econômico pode beneficiar certo espaço em detrimento de outro, o qual pode continuar atrasado e carente de perspectivas.
Quem constatou esse contraste e o esboçou em teoria foi León Trostky, revolucionário russo que defendeu a tese da revolução permanente.
Observando a sofisticação do processo de elaboração do espaço geográfico na região sudeste brasileira ou no norte italiano podemos notar contrastes gigantescos se comparamos, ambos, com o nordeste nacional e
o sul da península itálica.
Para que o sudeste brasileiro e o riquíssimo norte italiano desfrutem status socioeconômico privilegiado faz-se necessário que haja desenvolvimento desigual e combinado com áreas especificamente elencadas dentro do processo histórico que vem definindo diferenças na espacialização.
Após a segunda grande guerra, em razão do apoio que a Sicília prestou aos aliados, viabilizando a penetração de forças militares a fim de derrubar o regime fascista de Benito Mussollini, foi criada instância assistencial, conhecida como Cassa per Il Mezzogiorno, cujo objetivo era minimizar as diferenças inter-regionais existentes no território italiano.
No final da década de cinquenta do século passado, buscando em muita inspiração na experiência italiana, alicerçando-se na proposta Keynesiana nos EUA, houve empenho à formação de um Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste, comandado pelo paraibano Celso Furtado, que resultou na criação da SUDENE. O economista Gileno di carli foi enviado à Itália para observar in loco o desempenho da experiência que vinha sendo levada avante pelos italianos, ao quais conscientes da necessidade de serem minimizados os contrastes aviltantes entre o norte rico e o sul pobre e atrasado, buscavam corrigir as enormes distorções regionais.
Dentro do desenvolvimento desigual e combinado, áreas defasadas geralmente surgem como fornecedoras de matérias-primas e de recursos humanos, os quais fomentam a exponencialização das estatísticas positivas apresentadas pelos indicadores das áreas mais ricas e privilegiadas pelo sistema.
A geografia crítica utiliza a Lei do desenvolvimento desigual e combinado de Trotsky para expor conceitos referentes à região e à regionalização, conforme os parâmetros exigidos pela base filosófica que se alicerça no materialismo histórico e dialético.
A Lei do desenvolvimento desigual e combinado permite vislumbrar razões que explicam a pobreza e a riqueza de determinados espaços de acordo com o nível de atraso ou de avanço atingido pelas múltiplas e diversificadas porções antropizadas no planeta em seus contrastes refletidos na qualidade de vida de suas populações.

* José Romero Araújo Cardoso, geógrafo, professor-adjunto da UERN.
A Lei do desenvolvimento desigual e combinado e os contrastes regionais A Lei do desenvolvimento desigual e combinado e os contrastes regionais Reviewed by Clemildo Brunet on 2/19/2015 04:14:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion