banner

Terra, céu, deuses e Deus

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

      Há muito tempo a humanidade habita a Terra. O homem é considerado um ser racional e dotado de inteligência. Espalhado por todos os recantos do planeta, conta à história que ele tornou-se civilizado, organizando-se em sociedade.
    Tem a Terra como sua, sente-se soberano em relação aos demais seres e acredita ter o direito de aniquilar rios, mares, florestas e animais, entendendo, equivocadamente, que tudo pode e nada lhe atingirá.      Pobre homem! Das profundezas dos oceanos quase nada sabe. Olhando para o céu, mistérios e o infinito universo. É olhando para cima que o homem guarda em se seus medos, pois pouco conhece sobre a imensidão do azul firmamento. É também do céu que vem sua esperança e
sua fé. Em alguns momentos o céu mostra-se azul, em outros, escuro diante das nuvens densas ou mesmo por causa da noite, ante a ausência do sol. O céu fascina diante do seu tom enigmático.
Sob o comando de alguns homens, que se sentem deuses, o destino da humanidade caminha para um futuro de incógnitas. Inteligência o ser humano possui, contudo, carrega em seu íntimo a vaidade, o orgulho, a inveja e às vezes a tirania. E tudo isso, infelizmente, termina por se sobrepor em relação a inteligência. É nesses meandros que muitas vezes o homem que da terra tira seu sustento, que nela pisa, caminha, constrói e também destrói, termina por achar que é “deus”. E quando isso acontece, a sociedade fica a um passo do abismo. Quem dirige, quem comanda tem que ter equilíbrio, carregar consigo a sábia humildade e ser voltado para os ensinamentos do Grande Arquiteto do Universo.
Não é a toa que há um dito popular que diz: Se você quer conhecer uma pessoa, lhe entregue o poder. Realmente, a cadeira do poder não é para todos. Aliás, quase todos quando sentam nela, aí sim, mostram a verdadeira face. Aqui poderíamos citar inúmeros casos, mas se você olhar ao seu redor, logo encontrará alguém que era simples, cordial, gentil, com pele de amigo, mas ao assumir um cargo qualquer, passou imediatamente a agir com prepotência, ostentação, frivolidade, soberbia, imodéstia e deselegância, como se fosse o dono do mundo. Espere aí! Deus não é assim, pelo contrário, há tempo que nos ensina sobre a prática da bondade, da solidariedade, do perdão e do amor. Na verdade quem assim se conduz é um ignóbil passageiro desse mundo terra.
A vida é rápida. Todos têm suas dificuldades, porém, uns sabem vivenciá-las e transpô-las fazendo uso das regras divinas, outros, inversamente, buscam a facilidade malévola do equívoco.
Terra e céu. Homens “deuses”, contudo, Deus só existe um. Que Ele tenha compaixão de nós, que na sua misericórdia perdoe a insanidade do homem e permita um futuro de amor e paz!
*Escritor e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível em João Pessoa PB.

onaldoqueiroga@oi.com.br
Terra, céu, deuses e Deus Terra, céu, deuses e Deus Reviewed by Clemildo Brunet on 2/27/2015 03:38:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion