banner

Sofreguidão do Povo

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

      É de conhecimento daqueles que conhecem a história universal, na Roma antiga, ou República romana, (509/31 A.C.), de conformidade com os relatos, havia um pretor chamado Lucius Antonius Rufus Appius, passando à história como juiz L.A.R.Ápio, não só pela forma como ele assinava suas sentenças, mas, pela decisão que ele tomava, favoravelmente ou não, cujo critério era sempre levado em consideração a maior ofertada de pagamento, por uma das partes.
Saindo das lendas e
entrando na realidade brasileira, não sei se um dia alguém, uma autoridade, do nosso país, quem sabe até muitos, entrarão na história ou no mundo da devassidão com alguma coisa parecida com o protagonismo do juiz L.A.R.Ápio. Sei apenas, da Espinescência das flores que fazem parte de um mundo moderno, chegando a plagiar o metaverso, sem cores e sem odores, apenas plataformas digitais a formar ambientes constituídos por pessoas que de tão obcecadas pelo fantástico mundo do irreal, o virtual espaço entre o ilusório e a esquizofrenia (psicose endógena, afetando 0,65% da população), agem de forma absolutamente distante e de um jeito ávido, fazendo parte dos mitomaníacos, se transformando num leviatã, fazendo parte dos nossos dias, um monstro citado tanto no velho como no novo testamento.
Essa é a sensação que temos ao procurarmos tomar ciência do que se passa em nossa volta. Nós cidadãos comuns, pobres mortais, somos sacudidos pelos espasmos formados no corpo, pela reação incontinente do comportamento dos nossos gestores. A impressão que fica é de consternação e sofreguidão ao nos depararmos com a capacidade de ação do ser humano. O respeito ao próximo foi relevado, quando não banalizado; a sociedade tem novos valores, a família não é nem de longe aquela que se constituía quando aqui cheguei; evoluímos de forma geométrica quando nos referimos ao avanço tecnológico, as cidades cresceram e se modernizaram; pelas facilidades na comunicação, as informações avançaram em locai longínquos, invadiram os campos, fronteiras foram invadidas; a possibilidade de acesso ao que o mundo moderno nos oferece transformou-se numa realidade, apenas a possibilidade, a realidade continua tão distante hoje, como foi ontem, minha tristeza é não ter certeza se o amanhã será    diferente.  Na mesma proporção, regredimos na moral e na ética, regras que medem e regem as qualidades humanas.
No plano político não há mais comprazimento, há sim, açulamento entre os mesmos que se espremem em filas para acertos de governabilidade com sustentabilidade pútrida, cuja conta é paga pelos comuns. O governo se sentindo ameaçado com a manifestação das ruas anunciadas para o dia 15 próximo fica a acicatar o MST (movimento dos sem terra), ignorando sua presença às ruas, e até estimulando de forma indireta, com os prejuízos causados ao patrimônio privado, como quem quer causar medo, desde antes, aos pretensos manifestantes convocados pelo mundo virtual. Seria jocoso se não fosse tétrico tamanha insensatez de um governo que trabalha para seus simpatizantes e seguidores, sabujos de quinta categoria, esquecendo que o país é um todo, composto de armígero devotados aos valores pátrios, ignorando que não se pode fatiar uma nação unida pela língua, única e absoluta, que é impossível desatrelar os nós que amarram os elos que atam o coração à corrente dos probos.
Deletério é o pensamento que trabalha na promiscuidade da plena incompletude e vive da prática do descalabro, e como comparsa de elementos medidos pela mesma régua da admonenda. Esse é o político que serve a base aliada governista e com ele pratica a dilapidação do erário público, atraídos pelo lucro fácil e vida de embófia. Essa prosápia embusteira da elite governista há de sucumbir no lamaçal da sua escória, para que o país volte à normalidade e às mãos dos bem aventurados e imaculados seres. Isso é um fato.
*Escritor e Poeta

dantasgenival@hotmail.com

Sofreguidão do Povo Sofreguidão do Povo Reviewed by Clemildo Brunet on 3/13/2015 08:25:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion