banner

Colapso silencioso

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

         Não precisa ser expert para notar a mudança que vem se verificando no fluxo das marés. O homem mexe aqui, mexe acolá, e acredita que sua interferência em nada altera o curso das coisas. Ledo engano.
         Temos constatado que em nosso litoral é visível o avanço da maré. Com isso, os danos materiais estão aumentando a cada novo dia, e causando transtornos incalculáveis. Bares, restaurantes e imóveis residenciais são os que mais sofrem o impacto da intensa progressão do mar. Mas, é aquela história: quando se altera a realidade, obviamente a natureza tratará de buscar meios de acomodar sua existência. É inegável que as obras do Porto de SUAPE e
o aterro promovido nas praias da região metropolitana de Recife estão fazendo com que o mar procure se reacomodar em outros locais. Assim, parece-nos que o avanço das águas marítimas nas praias do Seixas, Cabo Branco e, principalmente, no Poço, deve ter alguma coisa relacionada com esses aspectos registrados no vizinho Estado de Pernambuco. É evidente que a poluição, aliada ao desmatamento, vem ocasionando uma crescente afetação das geleiras, que dia a dia perdem a vitalidade, ocasionando o descongelamento minuto a minuto, fenômeno leva mais água para os oceanos.
        É bem verdade que a poluição vem impactando não só espaços terrestres de nosso planeta, mas também o próprio mundo aquático, que experimenta impiedosamente os efeitos nefastos da ação do homem. Recentemente, Ivan Macfadyem, acostumado a percorrer milhas e milhas náuticas, inclusive sendo um assíduo navegador do oceano Pacífico, relatou uma assustadora constatação. Ao chegar da sua última travessia pelo citado oceano, o aludido navegador, perplexo, comentou: - “Estava acostumado a ver tartarugas, golfinhos, tubarões e muitas aves migratórias. Desta vez, porém, por três milhas náuticas, não havia nada vivo à vista”. Na verdade, ele presenciou uma enorme extensão do mar, antes vibrante, contudo, agora coberta de lixo. É o fenômeno denominado de colapso silencioso. Todos os dias somos responsáveis por ações inúmeras de aniquilamento da natureza. Estamos num processo contínuo de assassinato da mãe natureza. E, com isso, ocorrem mudanças climáticas, sobre pesca, acidificação e poluição, que provocam a morte de incontáveis espécies de seres vivos, seja na terra, ou sob a água.
      A insanidade humana está, sem piedade, devastando milênios de esplendorosas belezas que o Criador nos colocou à disposição, sem nos cobrar um centavo sequer. Patente a falta de interesse político daqueles que governam o mundo para solucionar essa situação. O grande capital atropela tudo e todos. O que importa é a fartura da vil luxuria. Acordemos e nos mobilizemos, antes que seja tarde!

*Escritor pombalense e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa-PB
Colapso silencioso Colapso silencioso Reviewed by Clemildo Brunet on 4/03/2015 06:59:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion