banner

Quem venham Bruce Lee e o Kung Fu

João Costa
João Costa*

Para sua consideração - A China, aplica Confúcio em tudo que faz. Não impõe seus hábitos, até porque considera os seus superiores. A expansão chinesa na América Latina e Europa a partir da Ásia, não vem acompanhada de dominação cultural. Mas é fato que a China se descolou da Ásia. Causa estranheza a presença deles na Rua Duque de Caxias, onde controlam restaurantes e importados. Tem uma loja, do outro lado, próxima ao ponto de táxi, em que fachada é toda em Mandarim.  Isso aqui pertinho. Eles têm fome de recursos naturais, daí o foco na África e América Latina.
Agora mesmo, eles vão bancar a ferrovia que vai ligar o Atlântico ao Pacífico, entre o Brasil e
o Peru, uma ferrovia transcontinental. Imediatamente, a mídia nativa sentenciou: não vai sair do papel, e, rapidamente, convocou os especialistas que batem ponto no “Péssimo Dia, Brasil”. E haja especialistas botando “catinga”: tem a floresta, os pântanos, montanhas, terras indígenas; enfim, não vai sair do papel. É bem verdade que ambientalistas do tipo Cameron vão agitar os bagres  por aqui preocupados com o meio ambiente – os procuradores em busca de holofotes vão também dar uma mãozinha para atrapalhar - como fizeram com Belo Monte, que vai gerar energia no Norte para abastecer o Sudeste e já entra em funcionamento no final do ano.   Ferrovia idêntica, no século 19, ligou o Atlântico ao Pacífico nos Estados Unidos usando... Mão de obra barata dos chineses.
Os americanos fizeram o Canal do Panamá, os chineses, na Nicarágua vão repetir o mesmo feito. Na mídia, o papo é o mesmo: vai destruir o meio ambiente, não vai sair. Aqui, no Centro Oeste, os chineses estão na ferrovia Lucas do Rio Verde ( Mato Grosso) e Campinorte, em Goiás. A transcontinental vai ligar o Porto de Açu (Rio de Janeiro até Porto Velho) daí entra no Peru. O porto de Açu já é chinês.
Os Estados Unidos ainda encanta a mídia nativa, e esconde a decadência da América, que ainda é a maior potência mundial, mas não lidera, impõe suas políticas pelas armas com a colaboração de nativos, que por aqui ocupam vastos espaços na TV e nos impressos. Se a China vai investir pesadamente em infraestrutura no Brasil, será obrigada a se comprometer na defesa. O ensino de inglês aqui é obrigatório. Escolas de Mandarim também vão render uma grana. Ao redor do mundo 30 milhões de pessoas já falam mandarim, excluindo, claro, os bilhões de chineses. E se alguém quiser ouvir como se fala, peça um pastel na Duque de Caxias e preste atenção. 
Assim Caminha a Humanidade!

 *João Costa é radialista, jornalista e diretor de teatro, além de estudioso de assuntos ligados à Geopolítica. Atualmente, é repórter de Política do Paraíba.com.br
Quem venham Bruce Lee e o Kung Fu Quem venham Bruce Lee e o Kung Fu Reviewed by Clemildo Brunet on 5/28/2015 06:14:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion