banner

BRUTALIDADE

Severino Coelho Viana
Por Severino Coelho Viana*

Há um ditado muito conhecido, principalmente no Nordeste brasileiro: “fulano é bruto que só jumento” pelas palavras ditas e pelo modo habitual ou eventual de agir.
Consideramos um tema muito intrigante esta questão de comportamento das pessoas, se educadas e civilizadas; ou brutas e ignorantes. Ouvimos dizer constantemente que o homem é produto do meio, mas nós percebemos que esta assertiva não é absolutamente verdadeira no aspecto de disciplinamento humano.
Cada pessoa nasce de um tronco familiar, recebe os primeiros ensinamentos no lar e
vive no seio da classe social que lhe é adequado, salvo aquelas crianças que são adotadas, a chamada família substituta, ou aquelas que são abandonadas quando a maioria acata o primeiro sinal no mundo da criminalidade. Ás vezes, isto é um fato raro, mas pode acontecer tudo inverso: nasce em berço de ouro, com civilidade zero; e nasce na choupana do pé de serra, com urbanidade nota mil. É a virtude que já nasce com a sua natureza humana. No entanto, nós queremos falar sobre aquele ser que tem nascimento, berço e criação dentro do padrão de normalidade. Por que uns são civilizados e outros brutos ou ignorantes de nascença?
      A ignorância, segundo o dicionário, pode ser uma falta de conhecimento, sabedoria e instrução sobre determinado tema, ou mesmo crença em falsidades. Em situação em contrapartida o ignorante estabelece critérios que desclassifiquem o conselho alheio, em prol da sua falta de conhecimento, busca estabelecer ideias falsas sobre si mesmo e o mundo que o cerca de forma errônea, que desagrade aqueles que o cercam.
Na linguagem popular a ignorância caracteriza-se pelo uso da agressividade, portanto, é o ‘estúpido’, ‘burro’, ‘asno’, ‘idiota’, ‘imbecil’, ‘retardado’, ‘grosso’.
Conhecemos família que a ignorância parece uma herança atávica. A árvore genealógica mostra os ramos ásperos e suas folhas queimam-se aos primeiros raios solares. Logo cedinho, no café matinal, já começam como fosse uma briga de foice. Um grita daqui, outro berra dali. O terceiros se mete na confusão. É uma algazarra caseira.
E o pior de tudo, há famílias que todos são formados, mas a partir do momento que o menor sentimento seja contrariado rasga o diploma e os pedaços de papel são jogados no balde de lixo. Esqueceu todo o aprendizado que teve nos bancos escolares e foram aprimorados na cátedra universitária. E mantém a ignorância viva de uma fera bravia. Este mau costume acontece dentro e fora de casa, isto é, o costume ruim de casa leva ao meio da rua.
Muitas vezes o ignorante se considera o dono do pedaço e age de acordo com a sua natureza na presença de muitas pessoas. Todos caem na gargalhada, o ignorante sai com seu ego inflado pensando que os risos foram dados como elogiado à sua atitude. Justamente, o contrário, pelo menos, a maioria estava gozando da cara dele.
Doutos intelectuais já se manifestaram sobre a concretude da ignorância, em todos os tempos, dentre eles, destaca-se o nosso maior jurisconsulto, Rui Barbosa, que a respeito dela afirmou: “A chave misteriosa das desgraças que nos afligem é esta; e somente esta: a Ignorância! Ela é a mãe da servilidade e da miséria”. Alguns outros conceitos a respeito da Ignorância, dito pelos homens mais influentes do conhecimento humano vale a pena relembrá-los aqui.
-“Não há nada mais terrível que a Ignorância” (Goethe,1749-1832);
-“Se me perguntar o que é a morte! Respondo-te: a verdadeira morte é a Ignorância. Quantos mortos entre os vivos!” (Pitágoras, 582-497, AC);
-“A ignorância é a noite (escuridão) da Mente!” (Confúcio,551-478,AC);
-“A diferença entre um homem sábio e um homem ignorante é a mesma entre um homem vivo e um cadáver.” (Aristóteles, 384-322, AC);
-“Dar conselhos a um homem culto é supérfluo; aconselhar um ignorante é inútil.” (Sêneca, 65-2, DC);
-“A sabedoria e a razão, falam; a ignorância ladra.” (Arturo Graf, 1848-1913);
-“Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância.”(Luther King,1968);
-“Todo aquele que não sabe, seja quem for, pode e deve entrar no rol do vulgar.” (Miguel Cervantes, 1547-1616);
-“O tolo, quando erra, queixa-se dos outros; o sábio queixa-se de si mesmo.” (Sócrates, 469-399, AC).
 A Ignorância tem sido causa de guerras, revoluções, levantes, atentados, terrorismo, fome, miséria, doenças, crimes; enfim; causadora de todos os infortúnios que nos fazem padecer e morrer!
Apesar de tanta evolução ainda cultiva sentimentos tão primitivos, que não servem para nada a não ser para atrapalhar a vida de todos. Como por exemplo, a burrice e a ignorância; sentimentos, que passam despercebidos, mas que são altamente prejudiciais e afetam profundamente todos os aspectos da vida humana; saúde, família, profissão, amizade, casamento, finanças, enfim, sentimentos que poderiam ser eliminados se usassem o intelecto de nossa capacidade de forma correta.
Transcrevemos para seu conhecimento a lenda do Monge sobre a má índole: “Mestre e discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O Mestre correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o escorpião na mão. Quando o trazia para fora, o escorpião o picou e, devido à dor, o Mestre deixou-o cair novamente no rio. O Mestre voltou à margem, pegou um galho de árvore, correu, entrou no rio e salvou o escorpião. Quando o Mestre, sentindo muita dor, reuniu-se novamente com os discípulos, que haviam assistido à cena, estes disseram perplexos e penalizados:
- Mestre, deve estar doendo muito! Por que foi ajudar esse bicho ruim e venenoso? Ele que se afogasse! Seria um a menos! Pois, retribuiu à sua ajuda picando a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão nem mesmo sua generosidade.
O Mestre carinhosamente respondeu:
- O escorpião agiu de acordo sua natureza, e eu de acordo com a minha. Melhor COMPREENDER e ACEITAR os seres com quem nos relacionamos. Não podemos e nem temos o direito de mudar o outro, mas podemos MUDAR A NÓS próprios, mudar nossas intenções e reações, aceitando que, cada um dá o que tem, o que pode ou o que quer. Devemos agir conforme nossa natureza, e não conforme a do outro. QUAL É A SUA NATUREZA? QUAL A SUA ÍNDOLE? QUEM É VOCÊ? O MESTRE OU O ESCORPIÃO”?
 Acreditamos na força da civilidade, da gentileza, da elegância, da suavidade e do bom tratamento, os contras que me perdoem!
João Pessoa PB, 15 de maio de 2015.

*Escritor pombalense e Promotor de Justiça em João Pessoa PB 
coelho@globo.com
BRUTALIDADE BRUTALIDADE Reviewed by Clemildo Brunet on 6/15/2015 08:57:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion