banner

Wilson Seixas: Um ano só para o centenário de seu nascimento

Clemildo Brunet
Por Clemildo Brunet*

Nestes 15 de julho se vivo estivesse Wilson Nóbrega Seixas estaria completando 99 anos de idade. Há 13 anos deixou o nosso convívio. Faleceu na capital do Estado da Paraíba em 11 de março de 2002, tendo sido sepultado na cidade de Pombal sua terra natal. Descendente do tronco “Seixas, Aseixas, e Azeixas em Portugal, Brasil, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos”, cristãos novos fazendo história desde o século XVI.
Nasceu em Pombal na Paraíba a 15 de julho de 1916, filho primogênito de Newton Pordeus Rodrigues Seixas e Natália Nóbrega Seixas e irmão de Hedy Nóbrega de Araújo casada que foi com o coronel da PM Sebastião Calixto de Araújo, Newton e José Hely, que faleceram crianças, Maria das Graças esposa de Severino Vieira de Queiroga; e Maria de Lourdes.
Wilson Seixas casou-se com Zélia Carneiro Arnaud de família tradicional de Pombal e
de grande projeção no Estado da Paraíba, filha de Dr. Chateaubriand de Sousa e Dalva Carneiro Arnaud, esta irmã do Senador Ruy Carneiro e do Deputado Federal Janduhy Carneiro. Eram cunhados de Wilson Seixas, dentre outros, o ex-Deputado Federal e ex-prefeito da capital Antonio Carneiro Arnaud, e o desembargador Raphael Carneiro Arnaud. Da união de Wilson e Zélia nasceram os seguintes filhos: Antonio Chateaubriand (Odontólogo), José Wilson “in memoriam” (Arquiteto) e Ligia Maria (Psicóloga).
Wilson da Nóbrega Seixas, o desbravador da nossa história, teve como o seu primeiro professor o seu pai Newton Seixas, autor da letra do Hino de Pombal. Ambos demonstraram amor a nossa terra e a nossa gente, desbravando a cultura e conhecimento para o nosso povo.
Faltando apenas um ano para se celebrar o centenário de seu nascimento, não poderia deixar de fazer mais um registro sobre sua vida e obra literária por tratar-se de suma importância para a nossa história, como legado que ele deixou nas pesquisas que fez culminando com as descobertas das três datas históricas da qual a nossa cidade é possuidora.
Em 1948, ao se formar em Odontologia pela Faculdade de Recife, Wilson Seixas veio para Pombal, instalou sua clínica Odontológica e fundou a Sociedade de Proteção e Amparo as Mães e Crianças carentes, entidade que tinha por objetivo educar as pessoas sobre a necessidade da higiene bucal. Construiu um Edifício no centro da cidade, o qual deu o nome de Edifício “Maringá” que serviu de sede a instituição. Foi nessa época que deu início a atividade de pesquisador, tendo sido grande colaborador com os seus escritos no Programa “A Voz dos Municípios” apresentados pela Rádio Borborema de Campina Grande.
Reescreveu sobre Pombal em outro livro com o mesmo título do primeiro, corrigindo erros do passado de nossa história cometidos por outros historiadores, tendo como resultado desse novo trabalho a saúde abalada no manuseio de documentos antigos. Infelizmente, o autor do Velho Arraial de Piranhas não pode está presente ao lançamento da obra reeditada, pois já havia falecido.

TRÊS DATAS IMPORTANTES DESCOBERTAS POR WILSON SEIXAS

Hoje a população de Pombal é ciente de que, agora em julho, dia 21, não se trata da data de emancipação Política, e sim a data em que a vila de Pombal é elevada a Categoria de Cidade.
04 de maio de 1772 a elevação do Arraial à categoria de Vila, com a denominação de Vila de Pombal, na mesma data também ocorreu sua emancipação política.
27 de Julho de 1698- No sertão das Piranhas, lugar conhecido como Povoação do Piancó, Teodósio de Oliveira Lêdo fundou o Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó (Pombal).
21 de Julho de 1862. A Vila de Pombal é elevada à categoria de cidade.
Como consequência dessa nova realidade da nossa história, a Câmara Municipal de Pombal alterou a Lei Orgânica do Município, restabelecendo as datas comemorativas desde a fundação, emancipação política e elevação à categoria de cidade. Pode-se dizer que este foi um dos maiores contributos que Wilson Seixas deixou para conhecimento das gerações vindouras.
Difícil dimensionar o valor do desbravador da nossa história, pois em sua obra de historiador e escritor deixou os seguintes títulos: O Municipalismo e Seus Problemas, Os Pordeus no Rio do Peixe, Viagem Através da Província da Paraíba, o Velho Arraial de Piranhas (Pombal) e Odontologia na Paraíba. Este último define bem a sua especialidade na vida secular, pois era cirurgião dentista formado pela Faculdade de Odontologia do Recife.
Não somente os historiadores paraibanos, mas também os mais destacados a nível nacional, mencionaram as obras literárias de Wilson Seixas como fonte autêntica. É isso que lhe dá ares de imortalidade e ser chamado o desbravador da nossa história.

POMBAL
317 ANOS DE FUNDAÇÃO, 243 ANOS DE EMANCIPAÇÃO, 153 DE CIDADE.

Por que Pombal não reserva uma dessas datas, para homenagear WILSON SEIXAS? Seria ótima oportunidade para as nossas escolas desenvolverem com os alunos, temas da nossa história.
Esperamos que no próximo ano, nas celebrações do Centenário de nascimento desse ilustre cidadão pombalense, a cidade de Pombal através de seus representantes faça-lhe justas homenagens que lhe são devidas, pois, até o presente, nenhum monumento, logradouro público e nem mesmo uma placa sequer, lembra o nome de Wilson Nóbrega Seixas, em nossa cidade, como o timoneiro da nossa história.
Parabéns Pombal pelos 153 anos de cidade!
Pombal, 14 de julho de 2015

*Radialista e Escritor
Wilson Seixas: Um ano só para o centenário de seu nascimento Wilson Seixas: Um ano só para o centenário de seu nascimento Reviewed by Clemildo Brunet on 7/14/2015 08:36:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion