banner

Manual de Redação Goebbels para dias atuais

João Costa
João Costa*

Para sua consideração - Manual de Redação, a partir de Joseph Goebbels.  Onze princípios, que devem ser memorizados por estagiários nas redações, leitura de cabeceira para editores e colunistas. O objetivo é simples e de duração eterna: destruir reputações, ignorar a inteligência de leitores, buscar sustentação na publicidade e outras fontes, que não sejam salários. Defesa dos puros e imaculados – a serem eleitos por nós mesmos. Aos neófitos, busquem a leitura dos “Protocolos dos Sábios de Sião”.
Princípio da simplificação e
do inimigo único. Simplifique não diversifique, escolha um inimigo por vez. Ignore o que os outros fazem concentre-se em um até acabar com ele.
Princípio do contágio. Divulgue a capacidade de contágio que este inimigo tem.  Colocar um antes perfeito e mostrar como o presente e o futuro estão sendo contaminados por este inimigo.
Princípio da Transposição. Transladar todos os males sociais a este inimigo.
Princípio da Exageração e desfiguração. Exagerar as más notícias até desfigurá-las transformando um delito em mil delitos criando assim um clima de profunda insegurança e temor. “O que nos acontecerá?”
Princípio da Vulgarização. Transforma tudo numa coisa torpe e de má índole. As ações do inimigo são vulgares, ordinárias, fáceis de descobrir.
Princípio da Orquestração. Fazer ressonar os boatos até se transformarem em notícias sendo estas replicadas pela “imprensa oficial”.
Princípio da Renovação. Sempre há que bombardear com novas notícias (sobre o inimigo escolhido) para que o receptor não tenha tempo de pensar, pois está sufocado por elas.
Princípio do Verossímil. Discutir a informação com diversas interpretações de especialistas, mas todas em contra do inimigo escolhido. O objetivo deste debate é que o receptor, não perceba que o assunto interpretado não é verdadeiro.
Princípio do Silêncio. Ocultar toda a informação que não seja conveniente.
Princípio da Transferência. Potencializar um fato presente com um fato passado. Sempre que se noticia um fato se acresce com um fato que tenha acontecido antes.
Princípio de Unanimidade. Busca convergência em assuntos de interesse geral apoderando-se do sentimento produzido por estes e colocá-los de em confronto com inimigo escolhido. Vide Bula.
Assim Caminha a Humanidade!

*João Costa é radialista, jornalista e diretor de teatro, além de estudioso de assuntos ligados à Geopolítica. Atualmente, é repórter de Política do Paraíba.com.br
Manual de Redação Goebbels para dias atuais Manual de Redação Goebbels para dias atuais Reviewed by Clemildo Brunet on 8/13/2015 03:50:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion