banner

O MENINO DA NOVA ACAUAN

Onaldo e Antonio Queiroga
Onaldo Queiroga*

HOJE É O ANIVERSÁRIO DELE. MEU PAI. SEGUE UM TEXTO QUE FIZ EM SUA HOMENAGEM. QUE DEUS PERMITA QUE ESTA DATA SE RENOVE AINDA MUITO TEMPO. TE AMO PAI.

Sertão de sol causticante. Sertão de muita seca e provação. Sertão também de homens fortes e valentes. Sertão de povo prestativo e acolhedor. Sertão de águas correntes e abençoadas. Sertão de noites encantadoras.
Nesse cenário, um dia, no Sertão Paraibano um menino acordou para o mundo. O caçula de Olívia e Vicente nasceu na cidade de Sousa, sob a proteção de Nossa Senhora dos Remédios, sua madrinha celestial. Foi batizado por Frei Damião e
criado até os 17 anos de idade na Fazenda Nova Acauan, no Município de São Domingos de Pombal.
 No mundo da Nova Acauan, o menino correu lépido pelas margens do Riacho do Mineiro, brincou com suas vaquinhas de ossos desenhando os currais das ilusões e bebeu garapa nas moagens do seu engenho, cujas moendas eram puxadas pelos bois Remanso e Correnteza.
Lá do alpendre de Mãe Olívia, deitado numa rede, ele sentia o frio da madrugada se despedir dando lugar ao calor do sol nascente. Na alvorada, uma sinfonia penetrava em sua alma. Eram galos de campina, curiós e sabiás que cantavam num arrebol festivo. Ouvia o gado mugindo no curral. No terreiro o resmungo de Chicotó. Vicente, seu pai, de posse de um tamborete na calçada o encostava na parede lateral da casa grande, sentado relampeja lorotas e fazia a festa com a criadagem. Da cozinha, outro som, uma voz altiva, era sua mãe Olívia que avisava: a mesa encontra-se posta.
Do batente do alpendre, o menino via o tempo passar. Via o sol, lá na beira do açude, de manhã cedinho surgindo com o vôo e o canto do Beija-Flor. Nas asas da inocente infância, montado no lombo dos carneiros Farrista e Borboleta, ele com seu irmão Dedé saia todos os dias, sob o sol matinal, rompendo veredas sertanejas em direção da sua primeira sala de aula. Ao pingo do meio dia, debruçado na janela, ele via o sol, que lá no meio do terreiro ressecava o pasto dos animais. Mas ele também, daquele mesmo lugar, mais tarde, vislumbrava o sol lá no pé da serra, no final da tarde sumir com o canto da Acauã, espelhando um crepúsculo nostálgico no céu sertanejo.
A noite chegava e uma Lua branca surgia no céu. Retratado do sossego e da paz das estrelas na noite clara da Nova Acauan.
Àqueles dias e noites se foram. Hoje só as sombras da saudade. Mas tu és, ainda, o mesmo Antônio, o menino de Olívia e Vicente. Aquele aluno do Padre Viera, que no Diocesano de Patos bebeu da sabedoria da vida. O mesmo estudante da Faculdade de Direito de Recife, o jovem aplicado e de ideias avançadas, que no tempo se fez advogado dos pobres e juiz vocacionado.
O branco já reluz em teus cabelos, mas símbolo da paz que resplandece de tua alma. O tempo a tempo que insiste em te vencer, mas teu espírito e convicções serão sempre atuais.
Esse menino é meu pai, luz que há muito ilumina meu caminho e, por intermédio dele, homenageio todos os pais neste agosto de 2015. 
FELIZ ANIVERSÁRIO, saúde e muita paz!!!  Salve 17 de agosto de 2015.

*Escritor e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa PB

AGRADECIMENTO!
Onaldo: É difícil, muito difícil mesmo, um velho pai ter palavras de agradecimento a um filho exemplar, como você o é, por uma mensagem tão linda como essa.
A cada dia que passa, você demonstra que é o filho que eu sempre sonhei: obediente, carinhoso, compreensivo, educado, batalhador, inteligente, humilde, prestativo, conselheiro, solidário e sincero.
Enfim, você tem um perfil que todos os pais sonham para os seus filhos, e eu só tenho que agradecer a Deus por tudo isso.
"Somente o amor vivido por um filho pode fazer dele um bom pai! É pelo exemplo que se educa, pela caminhada, lado a lado, na estrada da vida".
Obrigado, Onaldo, meu filho, por todos os momentos que me proporciona.
Obrigado por me ensinar tanta coisa.
Agradeço-Lhe, Senhor, porque ouviu o meu choro (Salmo 6:8)
Eu te amo muito, meu filho!
Antonio Elias de Queiroga
O MENINO DA NOVA ACAUAN O MENINO DA NOVA ACAUAN Reviewed by Clemildo Brunet on 8/19/2015 08:49:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion