banner

Rosil Cavalcanti e Campina Grande

Marcela Ferreira Lopes
Marcela Ferreira Lopes*

Embora nascido em Macaparana (Estado de Pernambuco), em 20 de dezembro de 1915, foi Campina Grande (Estado da Paraíba) que Rosil Cavalcanti escolheu para viver e fazer carreira, tendo desembarcado naquelas plagas em 1943, transferido como servidor público.
Entusiasta das coisas do sertão despontou como apresentador de rádio e TV na rainha da Borborema, tendo adotado o codinome de Zé Lagoa, tendo atuado nas rádios Borborema, Caturité e TV Borborema.
O programa que Rosil comandava na rádio Borborema, o famoso forró de Zé Lagoa, transformou-se em campeão de audiência, colocando Campina Grande na rota da cultura regional, pois artistas diversos ali se apresentaram.
Das cerca de 300 músicas e
cordéis que produziu, há destaque para o hino extra-oficial de Campina Grande, por título Tropeiros da Borborema, gravado em 1980 por Luiz Gonzaga. Composto em parceria com Raimundo Yasbek Asfora, faz homenagem aos importantes agentes econômicos que contribuíram bastante para que a cidade se tornasse conhecida como a Liverpool Brasileira.
 Tropeiros da Borborema invoca a recordação de um tempo no qual o principal meio de transporte de mercadorias era as tropas de burros que demandavam o sertão com fardos de pele e algodão, intuindo vencer os desafios do Planalto da Borborema e chegar a Campina Grande.
Outra música bastante conhecida de Rosil Cavalcanti em sua relação afetiva com a rainha da Borborema é Saudade de Campina Grande, gravada em 1958 por Marinês e sua gente. Essa composição exprime toda ternura do seu autor com a cidade encravada no Planalto da Borborema.
 Campina Grande era espécie de relicário sagrado para Rosil Cavalcanti, no qual desempenhava suas tarefas profissionais e artísticas com esmero e afinco, identificando-se magistralmente com todas as manifestações de cultura popular, com a terra e com sua gente.
Incorporando o perfil matuto, Rosil Cavalcanti despontava com seu forró do Zé Lagoa para deleite da sua imensa plateia, fãs ardorosos que o acompanhavam com entusiasmo em razão que seu personagem falava alto das coisas do sertão.
 A amizade firmada com Jackson do Pandeiro assinalou um dos mais importantes capítulos da luta em prol da preservação dos costumes e das tradições sertanejas, pois a dupla Café com Leite fez sucesso incrível nos anos 40 do século passado, apresentando-se na rádio Tabajara, capital paraibana. Jackson do Pandeiro, além de gravar dezenas de músicas de autoria de Rosil Cavalcanti, bem como ainda ser parceiro em inúmeras, era presença obrigatória em programas de rádio e televisão comandados pelo amigo inseparável. Natural de Alagoa Grande, descendente de negros do quilombo Caiana, Jackson do Pandeiro (José Gomes Sobrinho) mudou-se para Campina Grande a fim de conseguir se firmar na vida.
 No dia 10 de julho de 1968, Rosil Cavalcanti sentiu-se mal. Estava em seus descansos preferidos, na região do cariri. Conduzido a Campina Grande, faleceu de infarto agudo do miocárdio, comovendo a cidade que amou profundamente.

*Marcela Ferreira Lopes. Graduada em Geografia-UFCG/CFP. Especialista em Educação de Jovens e Adultos com ênfase em Economia Solidária-UFCG/CCJS. Graduanda em Pedagogia-UFCG/CFP. Membro do grupo de pesquisa (FORPECS) na mesma instituição.
Rosil Cavalcanti e Campina Grande Rosil Cavalcanti e Campina Grande Reviewed by Clemildo Brunet on 8/18/2015 04:43:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion