banner

SENSO CRÍTICO

Severino Coelho Viana
Por Severino Coelho Viana*

As conversas saudáveis ou o bom papo, usando a linguagem moderna, trazem verdadeiro entusiasmo no viver das pessoas que socialmente se aproximam no âmbito familiar, no setor de trabalho, no círculo de amizade, nas patotas de conhecidos e nos quadrantes das mesas de bar.
No meio produtivo da interação social, nós encontramos pessoas sábias e inteligentes; inteligentes e não sábias; graduadas com bom nível de conhecimento e graduadas que precisam de aperfeiçoamento; não graduadas e
inteligentes; inteligentes e de pouco nível de conhecimento, mas muito sensatas. Pessoas iletradas, mas altamente inteligentes, que nos surpreendem ocasionalmente. Outras, apenas imitam o inteligente, o astucioso, o sagaz, o perspicaz, o compreensível, enfim, o tudo, porém, na verdade, não passa do nada! Ainda, existem os inseguros, firmam-se no seu argumento até enquanto não aparece outro que contesta imediatamente, este é o que deixa a desejar!
O pior enquadramento de grupo é aquele que engana a si mesmo, pensando que sabe tudo, porém falta a prova do argumento razoável e cai no campo do subjetivismo, pensa que o argumento está provado no seu “achismo”. Isto é, falta-lhe realmente o chamado senso crítico.
Os analistas do achismo quando externam o seu juízo de valor sobre determinado livro, poesia ou poema, crônica, artigo, notícia, reportagem, quadro, pintura escultura etc., o seu sentimento está tão arraigado por falta de técnica da análise que eles estão fazendo e que eles criam na sua ilusão de ótica que todas as demais pessoas estão pensando igualzinho a si próprio. Este é um raciocínio de miragem. Peca por si e joga o veneno em nome dos outros. A realidade mostra que os críticos ferrenhos não têm capacidade criativa e não comprovam a sua capacidade criadora em nenhum ramo da arte. A obra de arte está decifrada na cartilagem de sua língua e nos traços nebulosos de sua mente.
O senso crítico é uma faculdade individualizada de apreciar e julgar com ponderação e inteligência. Depois de uma investigação do fato e da causa geradora emite uma conclusão analítica. O senso crítico exige pesquisa, reflexão, análise.
No caminho de nossa dissertação consideramos relevante fazer uma plausível distinção entre senso crítico e espírito de crítica.
Senso Crítico é a busca da verdade pelo questionamento do assunto em pauta sem muita divagação. Espírito crítico é a atitude amadurecida do homem que busca com seriedade a verdade, que já carrega como uma suprema virtude do raciocínio, da lógica, do pensamento e da mente. O espírito crítico pondera razões, confronta motivos, busca o desvelamento da verdade, que tranquiliza as exigências da razão, dissipa as trevas da ignorância e promove o progresso da mente humana.
Espírito de crítica é o espírito de contradição. Para este tipo, tudo está errado. O espírito de crítica é o indício de uma desorganização mental, de uma superficialidade irresponsável que conduz ao ceticismo, à inanição; nasce do nada e não conduz a coisa alguma, ou nasce da inquietação pessoal e conduz à inquietação de muitos. __ “É o eu acho e pronto”!  É a arrogância da individualidade!
Diariamente, ficamos diante de informações imprecisas, da quais não questionamos o porquê da resposta que damos. Em alguns casos não há essa necessidade de uma resposta mais detalhada, mas há de se criar o hábito da criação de um pensamento mais crítico sobre as situações. As argumentações que fizemos no dia-a-dia passam a ter validade a partir do momento que também apresentamos conclusões, e essas conclusões são tiradas a partir da análise das premissas utilizadas. Assim como a argumentação das palavras, há a necessidade de interpretar o que ouvimos. O sentido literal das frases nem sempre expressa realmente o que aparenta. Podem haver significados sociais, ironia, dentro do contexto que a frase foi colocado, tudo isso influi no real valor da frase apresentada. Também estão inclusos os interesses da pessoa que transmite a informação. É preciso muito cuidado e perceber até onde vai o interesse partidário!
Temos de criar o hábito de um pensar mais crítico sobre as situações. Culturalmente, a essência do senso crítico é muito mais benéfica porque o utilizando, pensamos, refletimos e aprimoramos o lado intelectual. Uma pessoa sem senso crítico tende a aceitar todo tipo de imposição sem reação. Temos de refletir, saber diferenciar as coisas e analisar tudo isso. Não devemos simplesmente "engolir a seco". É preciso parar, olhar e questionar se aquilo é verdade ou não.
Explicando melhor, significa que tudo o que vemos ou ouvimos nos meios de comunicação; dos políticos, de candidatos, não devemos simplesmente aceitar e dizer sim às coisas que nos tentam colocar goela abaixo e continuar de braços cruzados. E aceitar tudo que lhe passa à primeira vista!
Buscar informação, pesquisar, refletir e chegar a uma conclusão sobre tudo que envolve nosso mundo, tornando-nos mais informados e consequentemente, sabendo mais sobre as coisas, tornando-nos mais exigentes.
Isso demonstra claramente como devemos nos portar diante da enxurrada de "asneiras" que somos submetidos. Nesse momento, temos a oportunidade de mudar, de evoluir. Um verdadeiro espírito crítico deve pensar sobre tudo.
De modo geral, quem tem senso crítico, é uma pessoa que possui a capacidade de analisar e discutir problemas inteligente e racionalmente, sem aceitar, de forma automática, opiniões e principalmente, blá blá blá de outras pessoas.
Afinal, um dos significados de crítica vem da palavra grega "peirástica", que significa colocar ou descobrir limites. Assim, o senso crítico pode ser entendido como aquele que percebe os limites dos conceitos e explicações e vai sempre mais, muito mais além.
O senso crítico refere-se a habilidades que podem ser desenvolvidas através de leitura, da reflexão e da própria prática. Portanto, para não trocar gato por lebre na vida, use seu senso crítico.
João Pessoa, 09 de setembro de 2015.
*Escritor pombalense e Promotor de Justiça em João Pessoa PB

scoelho@globo.com
SENSO CRÍTICO SENSO CRÍTICO Reviewed by Clemildo Brunet on 9/09/2015 08:48:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion