banner

A Esquerdopata tem ressaibos de compadrio, Supercilioso e ignóbil

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

Seria bem mais fácil olhar os Lírios dos Campos, andar entre penhascos no Morro dos Ventos Uivantes, fazer uma reflexão sobre a Serra da boa esperança; palestrar sobre a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, dissertando sobre seus heróis regionais; discutir a Guerra dos Mascates em Pernambuco; conjecturar sobre a Inconfidência Mineira; discutir sobre a Conjuração Baiana ou Revolta dos alfaiates, da Bahia; invocar a Confederação do Equador, no Nordeste brasileiro, traçando um parâmetro sobre o absolutismo de Dom Pedro l e
o Governo Centralizador, aboletado no Brasil com ascensão do petismo e sua forma amorfa. Tudo isso seria fácil se difícil não fosse tentar interpretar a história no seu tempo e as narrativas que ficaram como legado dos nossos ancestrais e historiadores.
Toda história tem sua dicotomia, normalmente a cena é a mesma, personagens recriados de forma quase autêntica, o desenvolvimento do tema difere por questões ideológicas e filosóficas, por mais independentes que sejam seus autores, resquícios ou fragmentos pessoais ficam sempre por entre linhas dos textos e contextos.
Imaginemos uma biografia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, escrita independente, por dois biógrafos de correntes ideológicas antagônicas, sem nenhum compromisso com a verdade dos fatos e com a história escrita. Evidentemente que seria dois textos completamente dissonantes. O simpatizante a esquerdopatia daria ênfase nos feitos do seu governo, com forte conotação às realizações no campo social, com ascensão das minorias, robustecimento do salário mínimo, com o alargamento da classe C, nova classe social que se expandiu com empobrecimento dos seus membros, portanto, todos sendo nivelados por baixo, evidentemente, e com prejuízos para os que ali já se encontravam, desalojados da confortável posição conseguida aos longos dos anos, com sacrifício e luta.
Quanto aos custos que a Nação teve que pagar por esse projeto necessário, porém, implantado de forma absolutamente estapafúrdia, sem um estudo preliminar e as suas consequências para o futuro do país, se tínhamos condições de fornecer recursos fazendo desse projeto algo sustentável, se outras áreas seriam afetadas, e o que de fato ele poderia ser de positivo no sentido de tirar, verdadeiramente, o homem à margem da sociedade e coloca-lo dentro do mercado sobrevivendo com seus esforços, agora treinado e valorizado pela sua sociedade e seus familiares, respeitado pela oportunidade oferecida e o futuro se oferecendo de forma diferente com nossos horizontes se deslumbrando, como que um novo mundo colorido se desfraldando para os seus sonhos. Esses fatos certamente não seriam apresentados, menos ainda comentados.
No outro texto, com viés a direita, não tenho dúvidas que os préstimos do ex-presidente Lula seriam questionados de forma crítica, quando seriam levantadas as dúvidas desarrazoando de conceituação difusa todos os predicados e seus benefícios ao país. Não podemos antecipar o futuro, mas, pelo andar da carruagem, os escândalos que povoam o imaginário popular nos dão a certeza que muita coisa negativa virá pela frente, tudo isso faria parte da obra desenvolvida na vida do ex-presidente. Todos os contornos de cumplicidade com seus companheiros petistas seriam hilariantemente apresentados nos mínimos detalhes para que não fosse insurgida nenhuma tese ou conceituação.
Certamente não estarei nesse futuro imaginado, mas, deixarei escritos para que possam ser aproveitados e que sirvam para dirimir dúvidas das duas correntes, e que possa, nesse tempo, daqui a muito tempo, espero, que alguém com responsabilidade e com pragmatismo, possa levantar os dados verdadeiramente concisos e relate o que efetivamente estamos passando nesse início de século e milênio.
*Escritor e Poeta
www.genival_dantas@hotmail.com
A Esquerdopata tem ressaibos de compadrio, Supercilioso e ignóbil A Esquerdopata tem ressaibos de compadrio, Supercilioso e ignóbil Reviewed by Clemildo Brunet on 11/12/2015 04:38:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion