banner

Efeitos nefastos

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

O ser humano tem a mania de julgar seu semelhante. Sempre procura encontrar e difundir os defeitos e raramente enaltece as virtudes.
Esse proceder termina por gerar injustiças, além de colocar em determinadas pessoas em situações vexatórias. O pior é quando um comentário maldoso implica em atirar alguém, de forma injusta, numa vala comum da banalidade. Se há algo perigoso é justamente a tal da vala comum, pois, por meio de precipitados julgamentos, não separamos os bons dos maus, e,
com isso, todos são jogados numa mesma "panela". É o chamado clichê, uma opinião, pensamento ou fala sem criatividade, que abrange todos numa acentuada e nefasta vulgaridade.
Nos tempos atuais, diante da crescente e impiedosa corrupção impregnada em todos os setores da sociedade, o risco de pessoas dignas serem jogadas na denominada vala comum é algo cada vez mais presente e visível.
São muitos os fatores que propiciaram e ainda facilitam a crescente corrupção no mundo, notoriamente no nosso país. Dentre tantos, podemos citar a crença na impunidade, diante da frágil legislação que permite a permanência dos infratores no cárcere por minúsculos intervalos. Mas, nada que justifique essa índole. Se justificamos, em algum momento, a miserabilidades material e educacional dos infratores como um dos principais aspectos influenciadores para a prática do crime, de outro lado, esse aspecto cai por terra quando deparamos com pessoas esclarecidas e abastadas financeiramente, de forma contumaz, praticarem crimes que dilapidam, firme e vorazmente, o dinheiro público, numa corrupção desenfreada e inaceitável.
Como diz um parente meu:"É uma podridão podre". A verdade é que os escândalos são tantos e em todos os recantos da sociedade que, às vezes, vem uma nuvem que nos leva a pensar que o que era exceção, agora, virou regra, e, com isso, equivocadamente, todos são jogados na mesma vala escura, asquerosa e repugnante.
É preciso um freio nessa onda nefasta de crescente criminalidade. O país necessita de atitudes fortes para a readequação da conduta humana, antes que seja tarde. Que Deus ilumine o homem.
*Escritor pombalense e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa PB

onaldoqueiroga@oi.com.br
Efeitos nefastos Efeitos nefastos Reviewed by Clemildo Brunet on 11/07/2015 07:38:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion