banner

Insensíveis

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

Recentemente o Blog do Assis Ângelo noticiou algo que nos chamou atenção. Ele indagava: “Por que somos tão insensíveis?”
Assis fazia uma incursão sobre uma pesquisa veiculada no nosso vizinho Chile, que apontava que mais de 90% dos brasileiros, ouvidos nas principais capitais do Brasil, não confiam uns nos outros. Isso é preocupante, ou mesmo, como afirma Assis Ângelo, “Assustador”.
O homem, indiscutivelmente, vem se tornando um ser deveras insensível. Não há mais diálogo. Inexiste a cordialidade. Nem mesmo conversas entre vizinhos, prática inexoravelmente saudável e
prazerosa d'outrora. Vivemos num mundo da virtualidade das relações, onde sentamos à mesa de um bar ou de um restaurante com amigos, porém, baixamos a cabeça e silentes para eles ficamos, pois passamos a trocar mensagens virtuais, por e-mail, whatsapp, facebook e twitter com outras pessoas que estão distantes fisicamente. Isso é uma descortesia, uma falta de educação e de gentileza.
Aliás, onde está e por onde anda a gentileza? O querido amigo Assis enfoca: “Eu acredito nessa pesquisa, até porque não há diálogo entre vizinhos no próprio prédio onde moro há duas décadas, cá no bairro paulistano de Campos Elíseos. Muitas vezes, desço à portaria pra conversar com os amigos que lá trabalham e não raro dirijo meus “bom dia, boa tarde, boa noite” e nem sempre recebo de volta o cumprimento que dirijo às pessoas no seu entra e sai do prédio. Uma pena.”
Realmente, Assis. Somos seres incompreensíveis, insensíveis, e, vou mais além, prepotentes, egoístas e extremamente materialistas. Parece que o homem não aceita o diálogo porque teme opiniões contrárias. A critica, equivocadamente, é vista por muitos como algo que fere, quando, na verdade, constrói.
Afastemo-nos da insensibilidade e abracemos a gentiliza, a cordialidade, estendendo a mão para os nossos semelhantes. Sejamos pacientes para ouvir, dês que a conversa sempre foi e será salutar, pois possibilita que escutemos a crítica e dela possamos nos tornar seres melhores. Somente assim construiremos um futuro com a presença maior da paz e do amor.

*Escritor pombalense e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa PB onaldorqueiroga@gmail.com
Insensíveis Insensíveis Reviewed by Clemildo Brunet on 11/29/2015 08:13:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion