banner

Adeus 2015

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

Estamos chegando ao fim do ano de 2015. Numa retrospectiva sobre esse período certamente muitos vão elencar inúmeras situações negativas que ocorreram no Brasil e no mundo.
Basta lembrar que foi um ano marcado pela corrupção, a qual chegou a um patamar asqueroso, leproso e de contornos deprimentes que marcarão em definitivo a história do nosso país. Foi o ano da lama que soterrou comunidades, culturas e vidas. Que transfomou a água límpida e cristalina de um Rio chamado “Doce” em um marrom apocalíptico. 2015 foi o ano em que o mosquito aedes aegypti foi implacável espalhando dengue, chikungunya e
a tal da Zika. Esta última trouxe consigo efeitos devastadores como a microcefalia.
O inverno em 2015 foi de pouca chuva para o Nordeste brasileiro. Tivemos temperaturas altas, uma estiagem violente que duramente diminuiu as águas dos riachos, rios, açudes e grandes barragens. Perdemos grandes nomes como Marília Pera, Antônio Abujamru, Jorge Loreto, Carlos Manga, Betty Lago, Inezita Barroso, B.B. King, Cláudio Marzo, Odete Lara, Elias Gleizer, Orlando Orfei, Miele, Olacir Moraes, José Rico, Christopner Lee, Jim Diamond, o comediante Tutuca e o ex-jogador Zito, dentre tantos outros.
Assistimos milhares de sírios, iraquianos e ucranianos despatriados vagando pelo mundo, ante a insanidade do poder pelo poder. De outro lado, assistimos indignados o ataque covarde de terroristas na cidade luz, Paris, espalhando mais uma vez o pânico, sofrimento, medo e dor. Contudo, jamais abalaram e abalarão os princípios de amor, liberdade e fraternidade que comandam aquele povo. No futebol, o Brasil foi mais uma fez decepção, fez uma Copa América medíocre, mas, parabéns para o Chile que tornou-se campeão pela primeira fez. Parabéns também ao Corinthians, campeão do campeonato brasileiro e também ao Palmeiras campeão da Copa do Brasil. O meu vasco da gama, mas uma fez desceu para a segunda divisão, mas para ele o amor não tem divisão, por isso, estaremos juntos em 2016.
Mas nem tudo foi desgraça. Devemos agradecer a Deus pela saúde e fortaleza de termos atravessado todas essas intempéries. Adeus 2015 e que venha o próximo ano repleto de paz e amor.

*Escritor pombalense, Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa PB onaldoqueiroga@oi.com.br
Adeus 2015 Adeus 2015 Reviewed by Clemildo Brunet on 1/10/2016 08:31:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion