banner

Finalmente começa o ano para os pantagruélicos sórdidos

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

O mal informado achava que o carnaval brasileiro de 2016 seria desmilinguido, insipiente, desmotivado e decepcionante, ledo engano. A crise vem provar mais uma vez que o povo sabe separar dificuldades de cultura, e só os pobres tem na sua formação básica, no seio familiar, esse entendimento pátrio incrustado na sua alma de brasilidade plena. Esse foi o carnaval da rua, quando os grandes centros que protagonizam as melhores peças festivas ao carnaval, tiveram a oportunidade de mostrar todo o gigantismo do esplendor de Momo, utilizando-se a mitologia grega.
Para corroborar com o que escrevo, cito as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Fortaleza e
até mesmo Belo Horizonte, até então não muito citada na prática de um grande carnaval; essas capitais fizeram uma grande festa, recepcionaram uma grande leva de turistas brasileiros e até internacionais, que aproveitaram a fragilidade da nossa moeda e fluíram em direção ao país com a intenção de viver momentos de alegria gastando muito mesmo em outro país.
Quem viu de perto o nosso carnaval não acredita na nossa real situação, um país quebrado econômica e financeiramente, moralmente desacreditado, com um governo a beira de um ataque de nervos, em decorrência das suas próprias mazelas, sendo criticado mundialmente por sua insustentabilidade e incongruência. Com parcela de nossos políticos e empresários sendo investigados por corrupção passiva e ativa, num processo investigativo e seus tentáculos, Lava Jato, levando a nossa empresa Petrobras, de tantas glórias desde sua fundação (1953), até o escândalo criminoso na sua administração, a humilhante posição de 2º lugar em corrupção, posição que ostenta mundialmente.
É uma situação que levaria qualquer país sério a parar para reforma e balanço, não tem como conviver com esse tipo de sujeira e denodo e ficar calado, sem pedir uma posição aos nossos governantes no sentido de que seja feito justiça aos que deliberadamente usaram empesas do governo para malversações, com único objetivo de enriquecimento ilícito, acarretando prejuízo de bilhões ao cofre público, que é um dinheiro recolhido do povo e a esses é preciso que se preste conta.
Depois da passagem do carnaval, deixando alegria para as comunidades da Império de Casa Verde, SP, e Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, RJ, quando conseguiram o campeonato em seus respectivos Estados, mostrando força e gigantismo nos seus enredos e desenvolvimento dos temas. O Brasil finalmente começa o seu ano comercial, antes era tudo projeções, expectativas e projetos de viabilidade econômica e comercial. Agora sim, o parlamento começa a operar na sua plenitude, com vários assuntos seríssimos a serem resolvidos, tendo que tomar posição, tanto no Senado como na Câmara Federal, com seus presidentes arrolados no Processo Lava Jato e seus desdobramentos. O que vai acontecer com esse poder legislativo, tudo que for dito será mera especulação ou conjuração, essa é uma caixa preta que não há como fazer previsão para esse ano tumultuado que teremos pela frente.
Enquanto o Poder Executivo tenta superar a crise decorrente do processo de impeachment, correndo na Câmara dos Deputados, fica envolto com seus problemas de ordem econômica, sem perspectiva nenhuma para debelar a inflação, resolver o problema do desemprego e achatar os juros, que tanto corroem as economias minguadas dos assalariados, quando há, e capital de giro dos empresários brasileiros.
O que nos deixa mais perplexo é saber que o esforço feito para esconder a realidade que atravessávamos no ano de 2015, foi um verdadeiro pandemônio, com o governo fazendo renuncias fiscais em mais de R$40 bilhões, representando metade do rombo da Previdência, e de nada serviu de útil para a economia, fizeram uso do dinheiro sem dar contrapartida ao governo que lhe beneficiou. Esses desacertos existem por absoluta falta de planejamento prévio, ou mesmo visão da realidade, até mesmo descaso com o dinheiro público. Agora há uma pergunta que alguém vai ter que responder por essa barafunda, quem vai pagar essa conta, esse dinheiro não volta mais aos cofres públicos, isso é fato consumado, liquido e certo.
*Escritor e Poeta

genival_dantas@hotmail.com 
Finalmente começa o ano para os pantagruélicos sórdidos Finalmente começa o ano para os pantagruélicos sórdidos Reviewed by Clemildo Brunet on 2/12/2016 07:23:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion