banner

O poder do olhar

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

O olhar é um caminho que Deus nos possibilitou para conectar nossa alma ao tudo que povoa o mundo exterior.
Não é a toa que o olhar descortina as mazelas e também as maravilhas do mundo. Através da visão encontramos a luz, os campos floridos, outros secos, a correnteza dos rios que levam suas águas ao encontro do mar, e,
infelizmente algumas vezes a lama da insanidade do próprio homem.
A verdade é que cruzamos com inúmeros olhares durante a caminhada da vida. Uns passam por nós carregados de negatividade, alguns são provenientes dos denominados “olho grande”, um ogro descendente da invídia, que contamina pessoas que vivem com a visão direcionada à satisfação de aplaudir a tragédia que rodeia os seus semelhantes.
Existem outros olhares que externam a frieza e o desprezo. Esses são visualizados por seres que vivem ao relento, mendigos e migrantes desse mundo evoluído tecnologicamente, mas que desassistidos e abandonados sentem na pele e na alma a insensibilidade dos “normais” que na gangorra da vida se apresentam como donos de situações mais favoráveis. Há um olhar que nos remete ao adeus. Infelizmente esse é impiedoso demais. Já o vi. Foi um momento difícil, pois nos seus instantes finais, meu avô materno, com olhar lagrimejante, fez com que sua alma transbordasse um aceno de adeus perpétuo em relação ao mundo Terra.
Existem também em nossas vidas os olhares positivos, revestidos da alegria, do júbilo, do amor, da confiança e da perseverança. Esses nos proporcionam bons fluidos, decorrem de pessoas amigas, que nos amam e, por isso, transmitem através do olhar a paz e o conforto que necessitamos em horas difíceis. Infinitos olhares. Neles não sabemos quantos mundos nossos cabem em cada um deles.
Mas outro olhar nos chama atenção. É aquele voltado para o próprio íntimo. De olhos fechados imergirmos na escuridão solitária do eu e olhamos para veredas que nos levam ao amor. Por isso, para um mundo melhor é preciso observarmos as palavras de Leonardo da Vinci, que nos ensina: “as mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar”.
*Escritor pombalense e Juiz de Direito

onaldoqueiroga@oi.com.br
O poder do olhar O poder do olhar Reviewed by Clemildo Brunet on 2/16/2016 07:51:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion