banner

Boatos, invencionices, verdades e paradoxos

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

Com o avanço da Operação Lava Jato e suas desinências o Brasil é tomado por ondas de boatos, invencionices, verdades e paradoxos, criando um ar irrespirável, num ambiente tenso e desproporcional a leitura dos mais atentos leitores e observadores. No momento em que a notícia que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi enquadrado na condução coercitiva, por ordem do Juiz Federal Sérgio Moro, os compinchas do político começaram a tomar posição chegando ao ponto da desordem pública em alguns locais pontuais, por conta da caterva desinformada que não sabendo fazer a leitura da ordem judicial já considerava o seu líder um prisioneiro do próprio sistema que ele ajudou a montar, a partir de 2003.
As ruas próximas ao Aeroporto de Congonhas, São Paulo, onde Lula estava sendo perquirido, ficaram definitivamente tensas, com os ineptos seguidores e
contrários se agredindo, espalhando esse quadro de desinteligência a outros locais em âmbito nacional. Depois das informações prestadas aos delegados da Polícia Federal Lula foi ao diretório do seu partido e de lá deu sua versão aos fatos já repassados pela grande imprensa, colocando mais combustível na fogueira, alimentando ódio e ressentimentos na sociedade já tão magoada com a triste realidade que vivemos. Como sempre fez, era ali a vitimização da sociedade de direita que nunca lhe entendeu e sempre o perseguiu pelos benefícios que levou aos mais pobres, quando da sua gestão na presidência da República.
Depois do alcance político que o ex-presidente Lula conseguiu era de se imaginar que ele já não estivesse tão inepto na ordem da vida, seu espírito messiânico já estivesse mais comedido, e sua capitulação já fosse uma realidade pelo seu comportamento agitador, característica adquirida na sua militância sindical. Ledo engano, o sindicalista continua hibernando dentro dele, com a mesma raça e determinação, como se toda carga cultural adquirida na sua vida pregressa, e tão meritória, não tivesse agregado nada à sua educação e comportamento social. Infelizmente, o ex-presidente é vítima dele mesmo. Por isso mesmo, um perigo para a vida política do país, pode, com sua truculência e ausência de limites e humildade levar ao confronto entre irmãos, por questões menores como ideologia política, ou mesmo na defesa de direitos que muitas vezes não existem, apenas vaguei nas cabeças vazias dos megalomaníacos e aloprados.
Com o surpreendente pedido de prisão preventiva, por parte do MP (Ministério Público), do Estado de São Paulo, num processo independente do Lava Jato, a situação ficou mais tensa, com muitos desencontros de informações e muitas suposições e cogitações. Calçadas, bares e esquinas se enchem à boca da noite para os plantonistas trocarem suas informações e os pitacos são os mais infames possíveis, no arrepio dos devaneios surgem informações do futuro do ex-presidente. Fala-se que o seu partido, o PT, tenta convencê-lo em assumir um ministério, na tentativa de livrá-lo das garras do Juiz Federal Sérgio Moro, ficando um pedido de prisão a ser feito diretamente ao STF (Supremo Tribunal Federal), não ficando ao alcance de Juiz de primeira instância, portanto, uma nomeação apenas para blindar o senhor Lula. Um gesto imoral e hipócrita, o ex-presidente e a sociedade merece mais respeito da direção do PT, que não se cansa de cometer crimes e aberrações para se manter no poder.
Dia 13 próximo anuncia-se passeatas e protestos a favor do Impeachment da presidente Dilma, claro que queremos soluções urgentes aos nossos problemas mais imediatos, numa escala de grandeza segue a ordem, economia, saúde e educação. Todos eles em estado precário, em todos os Estados e municípios da Federação são, todos, vítimas da ação vexatória de um governo federal sem controles, eficiência e eficácia. Mas, há uma pergunta que precisa ser respondida antes que façamos uma loucura, quem assumirá o comando do país. Tanto o vice-presidente quanto os presidentes da Câmara Federal e Senado, por conseguinte, também, o presidente do Congresso Nacional, estão, todos, sendo citados na operação Lava Jato.
É chegado o momento de uma reflexão mais profunda e a classe política pensar um pouco mais na Pátria, esquecer um pouco seus partidos e a própria vida pública, num gesto patriótico fazer uma grande aliança de governabilidade na tentativa de tirar o país do marasmo, da borrasca, da falta de alternativas e viabilidades, sejamos francos, usemos a Democracia para o bem do país, façamos um gesto de piedade pelo menos por um período, mas que seja possível de enxergarmos a luz no fundo do poço em que nos encontramos. Os desempregados, endividados, doentes e os desesperançados por várias razões agradece encarecidamente. Não precisamos fazer a guerra para construirmos a paz, a paz é a consequência direta dos nossos gestos e ações.
*Escritor e Poeta

genival_dantas@hotmail.com
Boatos, invencionices, verdades e paradoxos Boatos, invencionices, verdades e paradoxos Reviewed by Clemildo Brunet on 3/13/2016 08:01:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion