banner

MORRI EM VÁRIOS FILMES

W.J.Solha
Por Waldemar J. Solha*

MORRI EM VÁRIOS FILMES – De bala, em “O SALÁRIO DA MORTE”; de bala, em, “SOLEDADE”; de bala, em “A CANGA”; doente, em “LUA CAMBARÁ”; originariamente de faca, na filmagem de “O SOM AO REDOR”; de bala, depois, na montagem. Em “EU SOU O SERVO” fui fuzilado. Sem falar que em “Era uma vez eu, Verônica”, tive a morte anunciada para logo depois do The End. Talvez a Morte se tenha dado por satisfeita comigo, com essa série de falsas visitas, pois me poupou muitas vezes, na vida real, que se tornou bem longa.
-PRIMEIRA VEZ – Pombal, 1969. Saímos do clube onde ensaiávamos minha montagem de “A Canga” – que daria origem a meu livro homônimo e
ao curta do Marcus Vilar - , e íamos chegando ao Bar Centenário, que ficava no centro da praça em frente, quando fui abordado por um rapaz que eu livrara de uma surra algum tempo antes: ”Vim te pagar minha dívida – disse - Trabalho no almoxarifado do exército, em Sousa e, sem querer, ouvi uma conversa entre o Capitão e o capataz civil do asfaltamento de que teu caminhão faz parte. Estavam furiosos porque pagaram Antonio Letreiro pra te matar e ele foi preso no ônibus, em Icó, Ceará, perto da fronteira daqui da Paraíba, quando vinha pra cá”. “Caramba, quê sorte! – comemorei - Obrigado pela informação. Venha tomar uma cerveja com a gente, pra brindar a isso”. “Brindar?! Tu tens de sair da cidade”. “Mas o homem não foi preso?” “Foi, mas do jeito que contrataram ele, contratam outro.” Não contrataram. Por precaução, comprei um 38.
-SEGUNDA VEZ – Brasília, anos 90. No dia seguinte ao do casamento de minha sobrinha, tive, pela terceira vez, a sensação de uma punhalada pelas costas, no pulmão direito – que o médico, em João Pessoa, dissera ser apenas consequência de gases. “Com essa intensidade?!” , duvidei, e com razão. Fui à CASSI do Distrito Federal e, depois de uma chapa de raios-x, ao voltar ao consultório, ouvi, do doutor, que me sentasse, pois tinha uma notícia muito ruim pra me dar. “Pode dizer”, “Você teve uma nova e violenta tromboembolia pulmonar.” “Tromboembolia? O que vem a ser isso?” “Novo coágulo passou pelo seu coração e partiu para o pulmão direito, onde, ante a ramificação das artérias, saiu rasgando tudo, formando esta caverna” – mostrou-me a mancha negra na chapa. Você pode morrer a qualquer momento, se não for medicado logo”. Medicou-me e, na volta, no ônibus, novo ataque, obrigando-me a viajar apoiado ao encosto do banco da frente. Foi um mês de cama, lendo romances policiais. E nunca mais tive aquilo.
-TERCEIRA VEZ – Pombal de novo, mesma época da cena anterior. Meu filho Dmitri, ainda menino, apresentou sinais de ser geno valgo – o problema dos joelhos juntos e pés afastados – pelo que Ione foi com ele pra casa dos pais dela, em Fortaleza, a fim de consultar um ortopedista. Eu era subgerente da agência do BB em Pombal e tinha contatos diários com a empresa Brasil Oiticica, que recebia toda semana o apoio da sede, na capital do Ceará, através de um teco-teco. “Quando quiser dar um pulo até lá, – ofereceram-me - é só dizer”. “Ótimo!” – respondi, realmente satisfeito, pois vinha a calhar. Passados alguns dias, querendo visitar a mulher e o filho, consegui que me marcassem uma viagem, mas – na véspera da data – disseram-me que, infelizmente, um motor da fábrica tinha dado pane e teriam de levar as peças danificadas pra Fortaleza. “OK” – aceitei. No dia seguinte, a tragédia: nada de pane em motor: tinham cedido a minha carona pra Afonso Mouta, o dono do Cine Lux – único do lugar – cliente muito querido, na agência, e, claro, na Brasil Oiticica. Quando ele passou diante do aparelho, pra entrar nele, no entanto, fora sugado pela hélice, que lhe abriu o ventre, matando-o.
QUARTA VEZ – O encenador Fernando Teixeira passou a tarde conversando comigo, em minha casa. Como gosta muito de café, acompanhei-o também nisso. Assim que ele se foi e reentrei, tive uma dor poderosa no coração, como se forte mão o apertasse. Parei no meio da sala, esperando cair morto. Aí a mão se abriu e meu braço esquerdo começou a formigar. Chegou o maestro Kaplan, e, ante o tradicional “Tudo bem?” Falei-lhe do que houvera, alarmou-se: “Vamos a um hospital, ver o que é isso!” “Amanhã cedo, se o formigamento continuar”. Continuou. Disse-me o Doutor Kumamoto que a causa fora o excesso – a que eu não estava habituado - de café. Algum tempo depois, um ecocardiograma mostrou que eu tivera um enfarte. Foi bom: a cena da sala repassei-a pra meu personagem Zé Medeiros, no romance “Arkáditch”.
-QUINTA VEZ – Fiquei sabendo que havia um avião disponível em Cajazeiras, para aluguel. Através de um colega do BB, radioamador, fiz contato com Monsenhor Abdo – de lá - e, através dele, com o dono do monomotor. Como a viagem era muito cara, fui pra Fortaleza de ônibus. Aí, a notícia: no primeiro voo depois daquela conversa, o aparelho caiu e o piloto morreu, bem como seu passageiro.
-SEXTA VEZ – JOÃO PESSOA, 1974. Com os originais de meu primeiro romance – “Israel Rêmora” – nas mãos, mais um belo comentário sobre ele, do jornalista Antonio Barreto Neto, fui ao Hospital Napoleão Laureano, oferecer o livro para a campanha de arrecadação de fundos que estava sendo feita pela Sociedade Feminina de Combate ao Câncer. O presidente do Laureano era – e ainda é – o Doutor Antônio Carneiro Arnaud, que era de Pombal, mas eu não o conhecia pessoalmente. Conhecia, no entanto, o dentista do Hospital, Dr Raminho – também da cidade onde eu vivera oito anos. Pronto – era tentar chegar ao chefe, através dele. Agendei o encontro, fui lá, mas a secretária me disse que esperasse um pouco no pátio em frente, enquanto ele terminava o trabalho com um cliente. Fiz isso. E foi minha salvação. Lendo os cartazes que havia nas paredes, vi um deles alertando: “Cuidado com manchas duradouras nos lábios”. Ao ser recebido, disse ao amigo que – antes da conversa que tinha agendado – queria lhe dizer que vira o tal cartaz e, “olha esta mancha clara, circular, aqui”, mostrei-a no lábio inferior. E ele: “Ih, tem de tirar isso imediatamente, ou vai ter um câncer aí!” No dia seguinte fui operado. Lembro-me de que a anestesia não pegou, o doutor me perguntou se poderia ir em frente, eu disse que sim, senti o corte do bisturi. Aí o amigo tirou algo de dentro de meu lábio e me mostrou: era um cartão muito alvo, surpreendentemente espesso.
ESTÁ PARA ACONTECER MINHA SÉTIMA MORTE FILMADA. Será parte do espetáculo "Édipo no Terceiro Milênio", em que Jorge Bweres - numa adaptação livre de meu romance "A Angústia de Édipo" - me põe como o rei Laio sendo morto pelo célebre filho.

*W.J.Solha: Cineasta, Ator, Teatrólogo, Escritor, Paulista de Nascimento e Pombalense de Coração.
MORRI EM VÁRIOS FILMES MORRI EM VÁRIOS FILMES Reviewed by Clemildo Brunet on 4/07/2016 05:40:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion