banner

09 ANOS DE BLOG: CLEMILDO, COMUNICAÇÃO & RÁDIO!

Clemildo Brunet de Sá
Por Clemildo Brunet*

A importância deste blog não está no fato de alguém que o idealizador e sim nos que colaboram com ele com os seus escritos até hoje. As postagens nele encontradas são das mais diversas fontes fidedignas de pombalenses ou não, que amam Pombal.
Neste primeiro de junho estamos celebrando seu nono aniversário, data em que se comemora 208 anos do Dia Nacional da Imprensa Brasileira, que nasceu em 1808 com a vinda da família real para o Brasil.
Até 1999, essa data era comemorada no dia 10 de setembro, data que começou a circular no país o primeiro jornal publicado em
terras brasileiras, “A Gazeta” - do Rio de Janeiro, no ano de 1808. Sob a proteção do governo de D. João VI, a publicação se caracterizava pelo forte viés oficial. Embora a imprensa já tivesse nascido oficialmente no Brasil em 13 de maio, com a criação da Imprensa Régia, seu início foi marcado pela primeira edição do periódico.
Tal celebração foi alterada com a lei 9831/99, criada pelo deputado Nelson Marchezan e sancionada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, que definiu a data oficial da Imprensa Brasileira no dia 1º de junho. A data escolhida marca a primeira publicação do Correio Braziliense, jornal de caráter ideológico editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa em Londres, também em 1808. Esse periódico foi lançado três meses antes do jornal A Gazeta, com o intuito de informar a população brasileira sobre os eventos da Europa, sem a censura da Coroa Portuguesa.
A mudança no calendário oficial de duas datas, em função de duas publicações lançadas no mesmo ano, mas com linhas editoriais totalmente diferenciadas, mostra a síntese da Imprensa Brasileira: ora defensora dos interesses da população e das liberdades políticas e individuais, ora porta-voz do poder sem relação com esta mesma população.
O Correio Braziliense foi lançado em junho de 1808, ou seja, três meses antes da Gazeta. Somente em 1999 foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira e então foi criada a Lei número 9831/99, que definiu a data oficial da Imprensa Brasileira no dia 1º de junho, data do primeiro número do Correio Braziliense.
A história do Blog Clemildo, Comunicação & Rádio foi idealizada, trabalhada e posto em atividade na Web em 2007. Criado sob a égide de contar a história da radiofonia pombalense, muitos artigos publicados nele rendeu a edição do livro “Histórias do Rádio em Pombal” lançado em 2014 no dia 31 de maio no Pombal Ideal Clube.
Os pombalenses Jerdivan Nóbrega de Araújo, Paulo Abrantes de Oliveira, Ignácio Tavares, Francisco Vieira, também editaram livros com artigos que foram publicados aqui.
Agradecemos as palavras do pesquisador e escritor pombalense Jerdivan Nóbrega de Araújo, que disse:
“A importância deste blog está exatamente em trazer de volta as memórias perdidas dos jovens de Pombal. Neste mitier, Clemildo marcou mais um gol a favor de Pombal. Este blog, por ser interativo, ainda vai nos fazer rir, relembrar, sonhar e até reescrever a história de Pombal”.
Agradecemos a Deus por mais um ano. Aos amigos internautas que até hoje formam 308.444 visualizações e aos nossos colaboradores com 2.022 postagens, além de dezenas de comentários.
Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.
Salmos 118:24
Pombal, 01 de junho de 2016

*Radialista e Escritor


Aniversário do Blog de Comunicação de Clemildo Brunet de Sá!

            Aniversário é coisa de Deus! Ouvi de uma criança que passava por mim na Igreja. Nunca ouvi uma frase igual de um pequeno grande homem.
Na verdade, aniversário é como o amigo, é aquele que lembra um do outro, já dizia o cônego Luiz Gualberto de Andrade , diretor do Ginásio Diocesano de Pombal.
Hoje é o aniversário do blog de Clemildo Brunet de Sá, está aniversariando em sua nonagésima edição anual, como ele pretendemos neste dia reconhecer e prestigiar a categoria de escritores que se projetaram com seus escritos, desde sua fundação em 09/06/2007 a 09;06;2016.
Não poderia, diante dos fatos, deixar de dar os meus mais efusivos parabéns a Clemildo Brunet de Sá, o seu criador, que me acolheu. Até hoje; em seu prestativo blog de Comunicação, pois ele é um comunicador criativo, pela originalidade, brasilidade e respeito á individualidade de cada um!
Paulo Abrantes de Oliveira – Escritor pombalense.
09 ANOS DE BLOG: CLEMILDO, COMUNICAÇÃO & RÁDIO! 09 ANOS DE BLOG: CLEMILDO, COMUNICAÇÃO & RÁDIO! Reviewed by Clemildo Brunet on 6/01/2016 06:54:00 AM Rating: 5

Um comentário

Marcos Lacerda disse...

Parabéns CLEMILDO BRUNET, por esta data tão importante,
quando da criação deste BLOG dás comunicações, que enaltece todos nós de POMBAL.
FRUTO do tirocínio empreendedor de uma mente BRILHANTE.
É gratificante ser contemporâneo de todos seu passos nas COMUNICAÇÕES.
Desejo Sucessos renovados em toda sua trajetória de vida.
Com grande estima e apreço,
Marcos Lacerda

Recent Posts

Fashion