banner

AGOSTO: “COISA NENHUMA DE DESGOSTO”

Clemildo Brunet de Sá
Clemildo Brunet*

O mês de agosto tem sido tratado de modo pejorativo com as várias qualificações que lhes são atribuídas, advindas de superstições e crenças populares, oriundas de culturas diferentes. Conta-se que o Imperador romano César Augusto, não querendo ficar atrás de Júlio Cesar, que também havia criado o seu mês, (julho com 31 dias), resolveu criar também o mês de agosto em sua homenagem numerando de igual modo 31 dias. Agosto, do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário Gregoriano.
Não existe nenhuma explicação aplausível para que o mês de agosto seja considerado um mês azarento, chegando a ser chamado de mês do cachorro doido, da bruxa na aviação, das fantásticas noites do terror ou
do desgosto, porque rima com agosto, ou até mesmo em razão de muitos acontecimentos funestos da história, que tenha se dado no calendário que assinala os seus dias, embora se saiba que muita coisa ruim acontece em todos os meses do ano.
Entretanto, ninguém sabe dizer por que, como e quando agosto começou a ser um mês azarento. Cesar Augusto chegou ao ápice de sua carreira como imperador romano, fatos importantes foram registrados em sua vida, sendo os principais, a conquista do Egito e a sua elevação à dignidade de Cônsul; razão pela qual os romanos deram o nome ao mês de Agosto em homenagem ao imperador.
Na época em que as expedições de Portugal zarpavam em buscas de outras terras, as mulheres portuguesas nunca casavam no mês de agosto. Casar em agosto era não ter lua de mel, e às vezes até ficar viúva. Essa crença foi trazida pelos colonizadores para o Brasil. O que se tem certeza, é que a crença popular sobre o 8º mês do ano, não é somente um ditado que rima com a palavra desgosto; é, também, uma superstição internacional de grande aceitação em nosso meio, destacando-se em nosso país de modo particular a região Nordeste.
Mesmo existindo pessoas que não dão créditos a essas superstições, no mês de agosto; muitos não se mudam não se casam, não viajam e não fazem negócios de jeito nenhum. Já na Alemanha as mulheres não acreditam nessas histórias, enquanto em muitos países maio, é o mês das noivas, lá as moças sonham em casar no mês de agosto. Na Argentina, não é aconselhável lavar a cabeça durante o mês de agosto. Quem lava a cabeça neste mês está chamando a morte.
Embora muitos infortúnios tenham se registrado neste mês, por outro lado, é preciso levar em considerações as ocorrências boas, que se deram no mês de agosto. Várias datas significativas são comemoradas neste mês. O Dia do estudante e da TV 11 de agosto, dos pais no segundo domingo do mês, do soldado dia 25, em 14 de agosto comemora-se o dia de combate a poluição, e o dia do feirante marcado pela realização da 1ª feira livre no país, no Largo General Osório, em São Paulo em 25 de agosto de 1914.
O dia 1º de agosto comemora-se o dia da emissão do primeiro selo postal brasileiro que entrou em circulação já a partir dessa data. 03 de agosto de 1988 – fim da censura implantada em nosso país pelo regime militar. Nesta data, portanto, Assembleia Constituinte conseguiu extinguir a censura no Brasil, após os longos anos de sua implementação; determinando o fim da tortura, aprovando a liberdade intelectual de expressão e de imprensa no país. Em seu artigo 5º a Constituição brasileira autoriza a demonstração e as manifestações de cidadania que cada brasileiro pode gozar no pleno exercício dos seus direitos.  
Outros fatos curiosos da história e de grande relevância, ocorridos no mês de agosto que merecem destaque:
Dia 29/08/1825 – D. João VI, rei de Portugal, assinou um tratado reconhecendo a Independência do Brasil, proclamada por seu filho dom Pedro três anos antes. O acordo previa o pagamento de uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas aos portugueses, além de garantir a dom João VI, o direito de usar o título de Imperador honorário brasileiro.
Dia 27/08/1859 – Maquinista aposentado, o americano Edwin Drake faz a primeira perfuração com sucesso de um poço de petróleo, a uma profundidade de cerca de 21 metros, na Pensilvânia. A descoberta foi o impulso para a exploração comercial do petróleo no mundo. Cinco anos mais tarde, 543 companhias dedicadas à atividade já atuavam nos Estados Unidos.
Dia 23/08/1877 – Com o objetivo de melhorar as oportunidades de exportação, os britânicos usam pela primeira vez no mundo a expressão Made In england. A idéia também era diferenciar os produtos da Grã-Bretanha dos de outros países, como os da Alemanha. Desde então, o termo passou a designar a procedência de toda a produção que é comercializada no exterior.
Dia 09/08/1992 – Sem perder nenhuma partida durante a competição, a seleção brasileira de vôlei, vence os holandeses por três sets a zero e conquista a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, na Espanha. Ao todo, o time teve oito vitórias e foi derrotado em apenas três sets. Foi a primeira vez que os brasileiros subiram ao topo do pódio em um esporte coletivo durante uma Olimpíada.
Para concluir sobre o mês de agosto, me permitam enumerar algumas celebridades que nasceram neste mês:
Bruna Lombardi - 01 de agosto, João Kléber - 02 de agosto, Barack Obama - 04 de agosto, Caetano Velloso - 07 de agosto, Preta Gil - 08 de agosto, Fábio Assunção - 10 de agosto, Marcello Novaes - 13 de agosto, Glória Maria - 15 de agosto, Madonna - 16 de agosto, Robert De Niro - 17 de agosto, Elba Ramalho - 17 de agosto, Marcos Palmeira - 19 de agosto, José Wilker - 20 de agosto, Murilo Rosa - 21 de agosto, Rodrigo Santoro - 22 de agosto e muitos outros.
Pombal, 28 de julho de 2016

*Radialista e Escritor
AGOSTO: “COISA NENHUMA DE DESGOSTO” AGOSTO: “COISA NENHUMA DE DESGOSTO” Reviewed by Clemildo Brunet on 7/28/2016 10:46:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion