banner

Biografia de Rosil Cavalcanti autor de Sebastiana é lançada em Pombal com retumbante sucesso

Os autores de- Pra Dançar e Xaxar na Paraiba: Andanças de Rosil Cavalcanti, Rômulo Nóbrega (paraibano) e José Batista Alves (pernambucano), Obtiveram sucesso e foram aplaudidos no lançamento do livro em Pombal.


O evento foi realizado na noite desta sexta feira (26) no auditório da CCTA- UFCG, pela passagem das festividades comemorativas dos dez anos da entidade, contando com a presença de autoridades, diretores, professores, alunos e grande público.

Segundo Rômulo Nóbrega na apresentação, “o livro Pra Dançar e Xaxar na Paraíba tem como foco Rosil Cavalcanti, abrangendo pessoas que estiveram ao seu lado compondo, tocando, cantando, caçando e até mesmo fazendo raiva, levando-o a explodir. Pessoas de valores inestimáveis e quase na totalidade no anonimato, a maioria artistas locais que agora levamos à tona ao lado do biografado, fazendo assim justo reconhecimento”.

De acordo com o escritor e pesquisador pombalense Vernerck Abrantes, a época em que Rosil Cavalcanti residiu em Pombal a cidade era voltada mais para as atividades agropecuárias, onde a principal e única indústria empregatícia era a Brasil Oiticica S/A. O Município tinha uma população urbana de 6.525 habitantes e 43.767 na zona rural.

Na ocasião do lançamento do biografado e talentoso compositor foram apresentados slides com as fotos dele e demais personagens de Pombal que tiveram ligação com este radialista. Pombal foi o berço radiofônico que mais tarde tornou Rosil importante radialista noticioso, foi Pombal, onde na época, em 1947, já usava naquela cidade o estilo "Âncora" de fazer seus programas e comentários, hoje tão difundido.

Justamente neste período que Rosil morou em Pombal foi que se desfez a DUPLA CAFÉ COM LEITE (Rosil e Jackson do Pandeiro), pois coincidentemente Jackson saía de João Pessoa para assumir seu posto na Rádio Jornal do Comércio em Recife PE. (Rômulo C. Nóbrega Autor do livro "Pra Dançar e Xaxar na Paraíba (Andanças de Rosil Cavalcanti)


Da Redação
Biografia de Rosil Cavalcanti autor de Sebastiana é lançada em Pombal com retumbante sucesso Biografia de Rosil Cavalcanti autor de Sebastiana é lançada em Pombal com retumbante sucesso Reviewed by Clemildo Brunet on 8/27/2016 07:48:00 AM Rating: 5

2 comentários

Unknown disse...

Um evento de extrema importância! 10 anos da UFCG Pombal e o lançamento da Biografia do compositor Rosil Bezerra q morou em Pombal e parte de sua história tem registro em nossa cidade. Parabéns, Clemildo pelo registro. É história!

www.campinasspemfoco.blogspot.com disse...

É maravilhoso esse blog do querido Clemildo cheio de boas informações. Luizinho Lima Campinas SP.

Recent Posts

Fashion