banner

52° ANIVERSÁRIO DO FALECIMENTO DE ANTÔNIO PEREIRA DE LUCENA OU ANTÔNIO CAICÚ

Edson Alencar
Por Edson Alencar*

Antônio Pereira de Lucena foi um destacado comerciante na Pombal da década de 50. Começou com uma bodega na Rua Padre Amâncio Leite, onde anos mais tarde José Martins de Sousa, Fiel, se estabeleceria com a sua Casa Fiel.
Mudou-se depois para o Centro, ampliou e diversificou o seu comércio: Foi um pioneiro na venda de eletrodoméstico. Muita geladeira Frigidaire, rádio, radiola, sanfona e outros instrumentos musicais saíram do seu estabelecimento para as residências pombalenses e circunvizinhas. Assim como louças, miudezas, artigos para presentes em geral.
Sua loja ficava vizinha á de Maurício Bandeira e atualmente o prédio abriga a Farmácia do Trabalhador. Antônio Pereira era também conhecido por Antônio Caicú, herdando esse apelido do seu local de nascimento, a Fazenda Caicú, então no município de Pombal, hoje pertencente ao de Vista Serrana. Dera ali seus primeiros vagidos a 19 de janeiro de 1923. Seus pais foram Joaquim Antônio de Lucena e Maria Vitalina da Conceição, falecida em Condado na época da construção do açude, vitimada como outras pessoas por uma moléstia infectocontagiosa. Seus irmãos foram Cristiano (aquele que consertava bicicletas na rua do Cine Lux), Raimundo Mundico e Zulmira.
Antônio tinha um hobby, a caça, era exímio atirador com espingarda 28. Até hoje, esclarece o filho Pereira, mais de meio século de sua morte, ninguém o superou em Pombal. Muito vaidoso e atraente, os cabelos negros sempre untados e luzidios com brilhantina Promessa, vestido impecavelmente, exalando Madeira do Oriente (perfume cujo frasco continha um pedacinho de madeira semelhante a um palito de fósforo), cigarro Continental sem filtro na boca, fazia sucesso com o belo sexo. E não se fazia de regado. Foi o que levou da sua curta existência.
Casou com Cecília Alencar de Sousa em 10 de setembro de 1951 na Matriz do Bonsucesso. O celebrante foi Monsenhor Vicente de Freitas e as testemunhas Cesar Lopes de Sousa e Chateaubriand de Sousa Arnaud. Foram residir na rua Padre Amâncio Leite, na casa onde funcionou anos atrás o consultório de Dr. Verissinho, pertencente naqueles idos ao pai de Cecília, Sinhozinho de Sousa. Antônio botou a bodega do outro lado da rua como disse acima.
Nessa casa nasceram Bernadete, Antônio Pereira Filho e Antoniel Alencar. Joaquim, o caçula, nasceu na Rua João Pessoa, na casa hoje ocupada pelos primos Teínha e Rosângela.
Antônio Pereira faleceu a 16 de junho de 1965, de câncer, na casa hoje dos herdeiros de Olívio veterinário. Minha geração não o conheceu.
Para finalizar quero agradecer aos primos Antônio Pereira de Lucena Filho e Antoniel Alencar pelas informações prestadas e o envio do raro registro iconográfico (prima Fabiana o fez também), sem os quais essa postagem não seria possível, meu muito obrigado.

*Edson Alencar sobrinho do homenageado
52° ANIVERSÁRIO DO FALECIMENTO DE ANTÔNIO PEREIRA DE LUCENA OU ANTÔNIO CAICÚ 52° ANIVERSÁRIO DO FALECIMENTO DE ANTÔNIO PEREIRA DE LUCENA OU ANTÔNIO CAICÚ Reviewed by Clemildo Brunet on 6/16/2017 02:37:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion