banner

Brasil não corre risco de sair do buraco!

João Costa
João Costa*

Assistimos a autodestruição do país. Talvez não sirva de conforto saber que não corremos risco de sair do buraco, exatamente pelo sentimento de empuxe nacional pela autofagia. Os que estão encarcerados degolam e queimam vivos seus rivais. “Homem matou filho, ex-mulher e mais dez  na festa de réveillon”, foi a primeira notícia de 2017. Estamos em junho, dezenas de degolados depois e com um presidente acusado de receber propina, associação criminosa, obstrução da justiça. Qual será a última notícia deste ano da graça?
O enredo da crise nacional segue o mesmo desde 2013, embalado pela “síndrome da certeza absoluta” com vantagens para alguns réus que  podem escolher juízes, até nas cortes ditas supremas. Nelson Rodrigues deixou uma pista para entendermos o Judiciário, os políticos e todos que chafurdam no jornalismo de esgoto ou de guerra. Dizia nosso dramaturgo maior, “nós nos sentimos sujeitos formidáveis, mas realmente o ser humano só se salva quando chega a conhecer a própria hediondez”.  A hediondez no Brasil é coletiva.
E “dalanhar” (acusar sem provas, apenas tendo “juízo de convicção”) agora é verbo, que precisa ser democratizado e não apenas requisito dos Cruzados ou inquisidores. No cafezinho do shopping, nas redações, dá um prazer enorme quando interpretamos o papel de Tomás de Torquemada e “dalanhamos” assim:
- Se a matéria não render, publique-se a pauta!
Tenho alguns amigos no cafezinho que se sentem (e eu aprendo muito com eles), o próprio frei Jerônimo Savonarola, pregando campanha puritana na res pública. Com certeza, o Brasil será, em breve, muito breve, uma nova Jerusalém, com novos modelos de “fogueiras das vaidades” para incineração de direitos trabalhistas e sociais, pois assim nos sentimos paulistas e, sendo paulistas, talvez nos tornemos brancos e norte-americanos. 
E para encerrar, às vésperas da possível queda do usurpador Michel Temer, o atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, estreou nas redes sociais afirmando sua firme disposição para usar o twitter para debater a fundo o Brasil.
-“Boa tarde, meu nome é Henrique Meirelles e este é o meu perfil no Twitter. Pretendo usar este espaço para debater os rumos do Brasil”, postou, no momento em que o TSE pode abrir caminho para um “não político” no Palácio do Planalto..
Muito original. Aliás, Original é o nome do banco que Meirelles já foi presidente. O dono do banco hoje mora em Nova Iorque, e se chama Joesley Batista. Ele, que quer debater os rumos do Brasil, também presidiu o Conselho administrativo da Friboi, maior empresa de proteína animal do Ocidente, também do Joesley, que emprestou avião para Temer, presenteou a primeira-dama com buquê de flores e deu uma banana para o Brasil!

*João Costa é radialista, jornalista e diretor de teatro, além de estudioso de assuntos ligados à Geopolítica. Atualmente, é repórter de Política do Paraíba.com.br
Brasil não corre risco de sair do buraco! Brasil não corre risco de sair do buraco! Reviewed by Clemildo Brunet on 6/08/2017 09:34:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion